conceitos b sicos l.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Conceitos Básicos PowerPoint Presentation
Download Presentation
Conceitos Básicos

Loading in 2 Seconds...

  share
play fullscreen
1 / 27

Conceitos Básicos - PowerPoint PPT Presentation

129 Views
Download Presentation
Conceitos Básicos
An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Conceitos Básicos

  2. Primeira Aula Olá, esta é a nossa primeira aula. Aqui nós vamos aprendermuitos conceitos importantes acerca daprogramação de computadores.

  3. Aprender Programação Como você deve saber, os computadores são máquinas muito úteis e a boa notícia é que aprender programação de computadores é fácil.  Se você seguir este curso, em breve você poderá fazer seus próprios programas.

  4. Mas o que é um programa?

  5. Programa de Computador Um programa de computador é apenas um conjunto de instruções que são executadas por um computador, assim como um livro de histórias é apenas um monte de frases lidas por um leitor.

  6. Instruções As instruções são como um passo a passo que você pode obter para aprender a chegar à casa de um amigo.  (Ex: Vire à esquerda no semáforo, ande dois quarteirões, continue andando até encontrar a primeira casa azul à direita.) INSTRUÇÃO Exiba na tela do computador: “calc maior que 5”.

  7. Instruções Na execução dos programas, o computador segue cada instrução que o programador (você) lhe dá, na ordem exata determinada.

  8. Linguagem de Programação A fim de dizer ao computador o que você quer fazer, você escreve um programa em uma linguagem que o computador entende. Esta é denominada linguagem de programação.

  9. Linguagem de Programação Existem diferentes linguagens de programação: • Basic • Java • Python • Pascal • Haskell • C ++ (pronunciado "C mais mais"). A linguagem de programação que nosso portal ensina é chamada Python.

  10. Criando Jogos para Aprender Para tornar sua aprendizagem neste curso mais divertida, nós vamos utilizar como exemplos, bem como criaremos juntos, alguns jogos feitos na linguagem Python.

  11. Criando Jogos para Aprender Os primeiros jogos que vamos criar provavelmente parecerão simples em comparação aos jogos com os quais você se diverte no dia-a-dia.  Eles não terão gráficos complexos, ou música, mas isso ocorrerá porque, por respeito à sequencia lógica de seu aprendizado, deveremos iniciar explorando recursos básicos da Python. 

  12. Jogos Simples Os jogos que exploraremos serão propositadamente simples, de modo a podermos nos concentrar em aprender a programar.  Os jogos não têm que ser complicados para serem divertidos. Forca, Jogo da Velha, e fazer códigos secretos são exemplos de jogos simples, mas que divertem.

  13. Conceitos Básicos de Programação Antes de começar a criar os jogos de computador, devemos aprender alguns conceitos básicos de programação.  Estes conceitos são: • Valores • Operadores • Expressões • Variáveis Conceito Básico: OPERADOR Exemplo de operador relacional.

  14. Mas por que estudar conceitos básicos?

  15. Por Que Estudar Conceitos Básicos? Porque na programação de computadores, a partir de alguns conceitos simples combinados, são construídos também os programas avançados.

  16. Usando Matemática para Aprender Além dos jogos, também vamos aprender como fazer o computador resolver alguns problemas de matemática no interpretador Python. Isto também será útil formar um “alicerce forte” sobre o qual construiremos jogos complexos.

  17. Os conceitos básicos são: • Algoritmo; • Variável; • Operadores lógicos e aritméticos; • Constantes; • Tipos de dados; • Funções.

  18. Algoritmo • Para s solução de qualquer problema devemos encontrar uma sequência lógica, como uma receita de bolo, de forma que os dados sejam processados e armazenados no computador. A esta sequência finita, dá-se o nome de Algoritmo.

  19. Algoritmo • Um algoritmo é um conjunto de regras ou instruções definidas de forma clara e precisa, utilizado para resolver um problema específico. Vale ressaltar que um algoritmo não é a solução de um problema, mas sim, um caminho para tal.

  20. Variável • Na programação, uma variável é uma entidade (uma posição, frequentemente localizada na memória) capaz de reter e representar um valor ou expressão. Enquanto as variáveis só "existem" em tempo de execução, elas são associadas a "nomes", chamados identificadores, durante o tempo de desenvolvimento.

  21. Variável • Imagine que você tem uma estante para guardar diversos livros, quando você compra os livros, os coloca na estante e quando quer ler um dele, o pega na estante... com o computador é a mesma coisa, a memória RAM é a estante e as variáveis e constantes são os livros, você cria elas (compra) e as joga na memória. Claro que o computador faz isso sozinho, você só precisa dizer o nome da variável e o tipo dela.

  22. Constantes • Diferença entre variáveis e constantesSão basicamente a mesma coisa mas um detalhe as faz serem totalmente diferentes. - Uma variável, como diz o nome, pode ter seu valor alterado, sendo assim, uma variável do tipo inteiro pode ter o valor 1 em determinada parte do programa e mais tarde pode receber o valor 7, por exemplo.

  23. Constantes • - Uma constante, como diz o nome, recebe um valor no início do código e não poderá ser modificado posteriormente, se receber, por exemplo, o valor 3 no início então terá que ficar com esse valor até o final do programa.

  24. Emfim... • Os conceitos básicos já abordados nesta aula e outros conceitos que necessitam de exemplos para serem melhor entendidos serão explicados nas próximas aulas.

  25. Interpretador Python Antes de começarmos a programar, precisamos instalar o interpretador Python.  Nós vamos nosreferir ao "interpretador Python” apenas como "Python“ de agora em diante.

  26. Interpretador Python O intérprete é um programa que compreende as instruções que você vai escrever na linguagem Python. Sem o intérprete, o computador não vai entender as instruções, e os programas não funcionam.

  27. Próximo Passo O próximo passo corresponde a aula: Interpretador Python Nesta aprenderemos a fazer o download do interpretados Python e efetuar a instalação desta para iniciarmos nossas atividades práticas.