1 / 17

Departamento de Epidemiologia

Análise da Mortalidade e dos Internamentos Hospitalares por Concelhos de Portugal Continental (2000-2004). Departamento de Epidemiologia. Rita Nicolau Ausenda Machado José Marinho Falcão Baltazar Nunes. Enquadramento.

zenia
Download Presentation

Departamento de Epidemiologia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Análise da Mortalidade e dos Internamentos Hospitalares por Concelhos de Portugal Continental (2000-2004) Departamento de Epidemiologia Rita Nicolau Ausenda Machado José Marinho Falcão Baltazar Nunes

  2. Enquadramento O projecto GeoFASES (Análise Geográfica de Factores Ambientais e Socio-Económicos em Saúde) teve início em Julho de 2006, sendo co-financiado pela Fundação Merck Sharp & Dohme e desenvolvido pelo actual Departamento de Epidemiologia (ex-ONSA) do INSA. • No 1º ano de execução, este projecto centrou-se na descrição da distribuição geográfica da mortalidade e dos internamentos hospitalares por concelhos de Portugal Continental (2000-2004). • No 2º ano de execução (em curso), procede-se à identificação de determinantes (ambientais, socio-económicas e de estilos de vida) que permitam explicar, ainda que parcialmente, a variação da mortalidade e dos internamentos hospitalares entre os concelhos estudados.

  3. Enquadramento • No 3º ano de execução, pretende-se estimar o impacto da poluição atmosférica na mortalidade e nos internamentos hospitalares diários, ocorridos em localizações específicas do Continente. A selecção de tais localizações decorrerá das fases antecedentes do projecto. A publicação agora apresentada nasceu no âmbito do 1º ano de execução do projecto GeoFASES. • Nesta publicação procede-se à análise da distribuição concelhia da mortalidade e dos internamentos hospitalares verificados entre os residentes do Continente, no período de 2000 a 2004. • Os resultados apresentados consistem em indicadores anuais médios para o conjunto dos dois sexos, por concelhos de residência dos indivíduos.

  4. Enquadramento • A selecção dos 9 grupos de doença estudados, fundamentou-se nos objectivos globais do projecto, pressupondo que: • os factores ambientais contemplados são susceptíveis de influenciar de forma directa o aparelho respiratório e de forma indirecta o aparelho cardiovascular; • a exposição prolongada a tais factores poderá estar associada ao incremento de algumas neoplasias malignas, designadamente as do aparelho respiratório. • Deste modo, abordaram-se: • a totalidade das causas (com exclusão das externas); • as doenças do aparelho respiratório; • as doenças do aparelho circulatório; • as neoplasias malignas; • algumas sub-causas incluídas em cada um dos 3 últimos grupos.

  5. Objectivos Realização de um estudo descritivo que permitisse conhecer e comparar a distribuição espacial da mortalidade e dos internamentos hospitalares ocorridos no Continente, recorrendo a uma desagregação geográfica pormenorizada: o concelho. • Identificar as regiões e concelhos do Continente que (isoladamente ou em conjunto) apresentaram as maiores e as menores taxas de mortalidade e de internamentos para os 9 grupos de doença abordados. • Disponibilizar os indicadores produzidos à comunidade científica, de modo a potenciar o desenvolvimento de outros estudos.

  6. Metodologia Os indicadores produzidos para estudar os óbitos e internamentos hospitalares relativos aos 9 grupos de doença tratados, consistem em: • taxas de mortalidade e de internamentos padronizadas pela idade (padronização pelo método directo, utilizando a população do Continente em 2001 como padrão) • índices comparativos de mortalidade e de internamentos • taxas específicas de mortalidade e de internamentos, para os indivíduos com 65 e mais anos. Para uma correcta apreciação dos indicadores, disponibilizam-se medidas adicionais, que permitem avaliar sobre a precisão e significância estatística dos mesmos. A representação cartográfica adoptada facilita a interpretação dos resultados.

  7. Resultados • Identificação de localizações onde o risco de morte e/ou de internamento por determinada causa se diferenciou por excesso ou por defeito no território continental. Localizações onde o risco de morte e/ou de internamento por “Todas as causas excepto causas externas”se tenha diferenciado por excesso * valores estatisticamente significativos (p <0,05)

  8. “Todas as causas excepto causas externas” Taxas de mortalidade e de internamentos padronizadas pela idade Departamento de Epidemiologia Óbitos/105 hab. Internamentos/105 hab.

  9. Resultados Localizações onde o risco de morte e/ou de internamento por Neoplasias Malignasse tenha diferenciado por excesso * valores estatisticamente significativos (p <0,05)

  10. Neoplasias Malignas - total Taxas de mortalidade e de internamentos padronizadas pela idade Departamento de Epidemiologia Internamentos/105 hab. Óbitos/105 hab.

  11. Resultados Localizações onde o risco de morte e/ou de internamento por Doenças do Aparelho Circulatóriose tenha diferenciado por excesso * valores estatisticamente significativos (p <0,05)

  12. Doenças do Aparelho Circulatório - total Taxas de mortalidade e de internamentos padronizadas pela idade Departamento de Epidemiologia Internamentos/105 hab. Óbitos/105 hab.

  13. Localizações onde o risco de morte e/ou de internamento por Doenças do Aparelho Respiratóriose tenha diferenciado por excesso Resultados * valores estatisticamente significativos (p <0,05)

  14. Doenças do Aparelho Respiratório - total Taxas de mortalidade e de internamentos padronizadas pela idade Departamento de Epidemiologia Internamentos/105 hab. Óbitos/105 hab.

  15. Discussão de Resultados • Na comparação da distribuição espacial da mortalidade e dos internamentos hospitalares relativos à maioria das doenças estudadas, verificou-se não existir concordância entre a localização das maiores taxas de internamento e de mortalidade. • Observou-se no entanto maior concordância na distribuição espacial das taxas de mortalidade e de internamentos mais altas, relativas a doenças agudas ou a agudizações de doenças crónicas (gripe e pneumonia, doença isquémica).

  16. Conclusões e Futuros Desenvolvimentos Apesar das conhecidas limitações da informação base, os autores deste estudo acreditam que os resultados obtidos poderão: • Servir de base à pesquisa de determinantes locais ou regionais para algumas das doenças abordadas; • Potenciar novos estudos por emprego dos indicadores disponibilizados ou por delineamento de estudos ao nível do indivíduo, que visem aprofundar o conhecimento sobre os factores que influenciam cada doença; • Apoiar o planeamento na área da saúde, nomeadamente os agrupamentos de Centros de Saúde e Unidades Locais de Saúde no âmbito da prevenção primária, prevenção secundária e na prestação de cuidados.

  17. Conclusões FIM

More Related