1 / 12

Capitalismo Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin

Capitalismo Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin. Capitalismo: é o modo de produção em que o capital, sob suas diferentes formas, é o principal meio de produção! Capital: bem possuído por um indivíduo, como seu patrimônio.

weylin
Download Presentation

Capitalismo Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CapitalismoAdaptador por Professor Marcelo Rocha Contin

  2. Capitalismo: é o modo de produção em que o capital, sob suas diferentes formas, é o principal meio de produção! Capital: bem possuído por um indivíduo, como seu patrimônio. Pode ser uma quantia em dinheiro, ações ou um meio físico como terra, casa, etc. Assim: O Capital existe em toda a sociedade e em qualquer tempo e lugar. 2. Objetos inanimados podem ser produtivos e gerar renda por si próprios. Capitalismo e Capital Bolsa de Valores Nova York 1929

  3. Um objeto em si não seria capaz de gerar renda. O capital seria uma Relação Social que toma a forma de objeto. Se são os homens com seu trabalho que geram riquezas, o Capital é, antes de mais nada, a relação entre seres humanos que se transforma em bens materiais. O Capital não é simplesmente um conjunto de Meios de Produção. Esses é que foram transformados em Capital ao serem apropriados por uma classe social (burguesia) e empregados com a finalidade de gerar rendas!

  4. Capitalismo é baseado essencialmente na propriedade privada dos meios de produção. Assim: Burguesia Capitalista: classe dominante e detentora dos Meios de Produção! Proletariado: Classe dominada, a quem resta o trabalho assalariado! Sobre essa infra-estrutura econômica, ergue-se a superestrutura do Estado Nacional, que detém o poder de governo sobre a sociedade e que encarna a ideologia da igualdade jurídica entre os indivíduos.

  5. Teoria da Mais-Valia: Base teórica para explicar a fonte de acumulação de capital que permitiu ao capitalismo expandir-se por todo o planeta e promover uma revolução tecnológica sem precedentes na história da Humanidade. Mais-Valia

  6. Os trabalhadores produzem utilizando os Meios de Produção do patrão; este, em troca, paga-lhes um salário em dinheiro, depois de vender as mercadorias produzidas. Essa venda é necessária para que ele reponha as matérias-primas e as ferramentas e possa reiniciar o processo. Com seu salário, os empregados compram os bens necessários para a sobrevivência sua e de sua família. Mas se a troca parece justa, e se nenhum dos lados está sendo privilegiado, de onde vem a riqueza dos capitalistas e a pobreza dos operários? Dois velhos que comem Francesco Goya

  7. Explicação Capitalista: O enriquecimento se dá com os lucros obtidos com as vendas, uma vez que o mercado necessita de bens, que possuem preços variáveis, e as pessoas precisam comprar o que não conseguem ou não podem produzir! Crítica Marxista: Mas se o patrão pagar o empregado por todas as mercadorias produzidas por eles em uma jornada de trabalho, ele teria que abrir mão dos lucros para poder adquirir novas matérias-primas, repor máquinas e pagar os impostos e as demais despesas da empresa. O que determina o valor de uma mercadoria? (Lembrar que a força de trabalho vendida ao patrão pelo proletário também é uma mercadoria!)

  8. Valor de uma mercadoria é determinado pelo tempo de trabalho socialmente necessário para produzi-la. Valor de Uso: de interesse pessoal e não é levado em conta para a análise econômica. Valor de Troca: Mercadorias diferentes são trocadas como equivalentes, porque é possível fazer uma relação, já que elas têm em comum o tempo gasto para produzi-las. No estágio em que se encontra de desenvolvimento a sociedade atual, é possível saber qual o tempo médio que se leva para a confecção de cada produto. O tempo social do trabalho é tomado como medida de valor.

  9. Determinado pelo tempo de trabalho social despendido para sua produção e reprodução, isto é, para a manutenção do trabalhador em condições de produzir e de manter os filhos que vão substituí-lo um dia no mercado de trabalho. Na massa de salários pagos está incorporado o valor social da produção dos alimentos, vestuários, transportes, moradias, etc. necessários aos trabalhadores. É por esse valor que os patrões pagam os salários e compram as jornadas de trabalho. Valor da Força de Trabalho:

  10. A Mais-Valia é o valor a mais produzido pelos trabalhadores, além daquele pago pelo patrão no salário trocado pela jornada de trabalho. Os homens não precisam trabalhar todos os dias e todas as horas do dia para sua sobrevivência. O avanço tecnológico permite que se trabalhe algumas horas diárias conforme a sociedade permite. Mas o patrão comprou todas a jornada de trabalho. Ela se compõe de um tempo de trabalho necessário (que é pago) e um tempo de Sobretrabalho (que não é pago e gera a Mais-Valia)

  11. Exemplo (real): Valor da Força de trabalho do Proletário: equivalente a 16 horas/mês Jornada de trabalho: 08 horas/dia Em 30 dias = 240 horas A empresa precisa de 88 horas de produção (11 dias de trabalho) para repor matérias-primas e pagar as demais despesas. A empresa precisou de 02 dias para pagar o salário do empregado! Assim o trabalhador produziu, em 01 mês, o necessário para o patrão pagar seu salário em 02 dias, os custos em 11 (13 dias para as contas) e 17 dias (136horas) de Mais-Valia! apropriados gratuitamente. A empresa de Computadores produz 01 computador por hora. 08 x 30 = 240 computadores/mês O empresário precisou vender 16 computadores para pagar os empregados, 88 para cobrir as despesas de produção e 136 foram produzidos de graça pelo sobretrabalho gerando a Mais-Valia! Exemplo (real):

  12. O bicho não era um cão, Não era um gato, Não era um rato. O Bicho(Manuel Bandeira) Vi ontem um bicho Na imundície do pátio Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho, meu Deus, era um homem!

More Related