ACADEMIA BRASILEIRA DE MÉDICOS ESCRITORES- ABRAMES
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 4

PALAVRAS DO PRESIDENTE O estatuto e a diretoria PowerPoint PPT Presentation


  • 52 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

Download Presentation

PALAVRAS DO PRESIDENTE O estatuto e a diretoria

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Palavras do presidente o estatuto e a diretoria

ACADEMIA BRASILEIRA DE MÉDICOS ESCRITORES- ABRAMES Fundador: Marco Aurélio Caldas BarbosaEndereço para correspondência: ABRAMES A/a Sociedade de Medicina e CirurgiaAvenida Mem de Sá, 197, Centro, Rio de Janeiro - RJ - Brasil, CEP: 2023-150DIRETORIA PARA O BIÊNIO 2008/2009Presidente: Daniel Pinheiro HernandezVice-Presidente: Luiz Gondim de Araújo LinsSecretária: Zilda Cormack1º Secretário: Tito de Abreu FialhoTesoureira: Juçara Regina Viégas Valverde Orador Oficial: Luiz Gondim de Araújo LinsEDITORES DO BOLETIM ABRAMES: Janine C. Ajzman, Juçara R. V. Valverde, Luiz Gondim de Araújo Lins

ABRAMES

BOLETIM 112

JULHO DE 2009

EDITORIAL

O mês de julho é o nosso mês de inverno mas que abraça emoções quentes como o dia do amigo incluso na semana da amizade.

Qual será o verdadeiro laço de amizade?

Um de papel? Por vezes lindo e cheiroso , mas altamente perecível.

Um de papiro? Antigo mas estável , com odor específico e nem sempre agradável a todos.

Um de fita? Com as suas diversas texturas, cores e brilhos, todos não duram para sempre.

Um de metais preciosos ? Ouro? Brilhante e envolvente mas quem saberá distinguir o verdadeiro.

Prata? sedutora e enigmática, quem saberá não deixá-la envelhecer.

Um simples laço de barbante? Pouco sedutor mas bem firme?

Qual será , e quem será o felizardo de ter um verdadeiro laço de amizade?

Nós poetas e escritores temos um fiel laço de amizade com nós mesmos pois a cada linha escrita tentamos nos compreender melhor e desabafar as nossas mais profundas e íntimas agruras e alegrias.

Feliz mês da amizade a todos.

Ac. Janine C. Ajzman - cadeira nº

PALAVRAS DO PRESIDENTE

O estatuto e a diretoria

Para cada tarefa cumprida, surge uma nova; para cada meta cumprida, surge um novo desafio. Este é o mecanismo que caracteriza a evolução das instituições. E, com a ABRAMES, não poderia ser diferente. Por isto mesmo, estamos entrando num período de mudanças.

Assim, observamos que o nosso estatuto precisa ser atualizado. Esta é uma tarefa urgente e necessária, para que possamos acompanhar a evolução dos tempos.

Por isso a diretoria, em sua reunião administrativa de 9 de julho, decidiu organizar uma comissão para analisar o Estatuto, para estudá-lo à luz das normas atuais e propor as mudanças necessárias para que, posteriormente, possam ser apreciadas em Assembléia.

Quem já atuou na revisão de um estatuto sabe, muito bem, como isso é trabalhoso! E como são necessárias muitas idas e vindas! Mas, é um trabalho importante, atualmente imprescindível, que contará com a competência, a dedicação e a experiência dos colegas Djalma Lemos Mendonça, Antonio de Oliveira Gutman e Fabio Cupertino Morínigo

A comissão vai trabalhar no prazo que for necessário, de modo a apresentar suas conclusões com toda tranqüilidade. Vamos aguardar!

E, falando em mudanças, esta chegando o momento da eleição para uma nova diretoria. A nossa gestão (biênio 2008-2009) esta na reta final! No próximo dia 1º de outubro teremos o processo eleitoral para a gestão do biênio 2010-2011.

A renovação é fundamental! E novas pessoas, novas idéias, novas metas e novos desafios representam o fortalecimento e a consolidação da ABRAMES.

O edital para este processo eleitoral já esta sendo divulgado e contamos com o apoio de todos os acadêmicos para que, mais uma vez, com o próximo grupo gestor, possamos contar com os bons ventos da renovação.

Um forte abraço a todos.

Daniel Pinheiro Hernandez - cadeira nº 8

Presidente da ABRAMES-Biênio 2008/2009.

VISITA DO PRESIDENTE DA SOBRAMES NACIONAL 

No dia 17 de julho tivemos a oportunidade de recepcionar o Dr. José Mª Chaves, presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores -SOBRAMES NACIONAL.  Nosso nobre amigo viajou de Fortaleza para São Paulo e, por especial deferência, veio até o Rio de Janeiro especialmente para encontrar-se conosco. 

Foram momentos muito proveitosos, de confraternização e troca de idéias, transcorridos num belo almoço no La Mole e eternizados nas fotos que podem ver. Na oportunidade também estavam presentes a ac. Juçara R. V. Valverde, nossa eficiente tesoureira, e a Dra. Jane Dias, presidente da SOBRAMES RJ.  Ao nosso amigo José Mª Chaves, os agradecimentos da ABRAMES, pela cordial visita e pelo esforço de ter alterado sua rota tão somente para nos visitar.

1


Palavras do presidente o estatuto e a diretoria

PALAVRAS DE UM ACADÊMICO

AMIZADE

MILTON HÊNIO

Aquele abraço aos caros companheiros da ABRAMES. Ao lado do amor, a amizade é um tema inesgotável, um verdadeiro tratado, versando sobre vários aspectos em todo tipo de literatura, desde os populares livretos de cordel até os profundos tratados filosóficos.

Estamos em pleno século 21 onde a velocidade é a característica. As pessoas estão sempre correndo em todos os lugares do mundo nessa luta pela sobrevivência. E nesse corre-corre esquecemos dos amigos. Temos ao nosso dispor todos os tipos e meios de comunicação, mas não temos o tempo necessário de usá-los para um diálogo com os amigos, sabendo de sua saúde, parabenizando pelo seu aniversário, solidário em sua dor. E como isso é importante que seja feito; você compartilhar a sua vida com a pessoa que você sabe que lhe quer bem!

Aprendam que as velhas amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. Procurem conservá-las. Aprendam que o que importa nesta caminhada terrena não é o que vocês têm na vida, mas QUEM vocês têm na vida. Que suas famílias sejam sempre o elo fraterno de apoio em suas amizades, caros leitores, unidas e amigas, e que vocês saibam que ao seu lado, seus pais são os seus melhores amigos. Saibam, entretanto, escolher os bons amigos. É bíblico: “Quem tem um amigo tem um tesouro”. Os homens que desfrutam de grande prestígio político e cargos de projeção, na maioria passageiros, sabem definir como ninguém o que seja um falso amigo, um amigo de última hora, o interesseiro, o bajulador, o “amigo da onça”. E por aí vai. É que esses amigos estão visando apenas seu bem estar pessoal, não havendo nenhuma afinidade entre eles e aquele homem público. Depois que o cargo desaparece, o “amigo” também some. É diferente de um amigo sincero, leal, de todas as horas.

No mundo tecnológico de hoje, cada vez mais as pessoas sentem necessidade de alguém que se importe com ela. Muita gente sente dor de cabeça, do estomago, no joelho, porém a maior dor é da alma e a presença de um amigo é grandiosa. É no sofrimento onde mais as pessoas precisam de um amigo. Goeth afirmava que não há nenhuma situação que não possa ser melhorada quando se conta com um amigo sincero e Dostoievski dizia que só havia uma coisa a temer, a solidão. Dar um sorriso, um gesto de compreensão, um perdão, uma atenção, ser solidário, são funções de um amigo.

Encontramos na música brasileira pedaços muito interessantes que falam da amizade. Vejamos: “Amigos para sempre é o que nós iremos ser; na primavera ou em qualquer das estações; nas horas tristes, nos momentos de prazer; amigos para sempre”. É verdade.

É sempre um espetáculo surpreendente ver o que realiza o calor do sol na primavera, quando entra em contato com a natureza. Tudo desperta, tudo germina, as arvores se revestem de verde, os campos se cobrem de flores. É uma beleza sem igual. Entretanto, durante todo o inverno, lá estavam as sementes paradas, quietas, aguardando a primavera para sua vitalidade. Foi o calor do sol que as fez desabrochar e florescer. E tal como o sol que faz florescer a vida na natureza, o calor humano também faz milagres quando através da amizade reascende o triunfo da vida.

Maceió, 09 de julho de 2009.E-mail: "Miton Hênio Netto de" [email protected]

LANÇAMENTOS DE LIVROS:

“A música da minha cidade, o Samba” da Ac. Juçara Valverde- cadeira nº 6 , será lançado n a Bienal Internacional do Livro RJ, em setembro.

Aguardem em setembro a peça comentada do Emérito Pedro Franco “ Dona Carmem, o Conde de Nova Friburgo e o Asa Negra”- Prêmio Literário Cidade de Manaus.

Participação do Emérito Pedro Franco, Ac. Juçara Valverde e das poetas Lydia Cimonato e Ana Silva.

2

ACADEMIA BRASILEIRA DE MÉDICOS ESCRITORES – JULHO DE 2009 – BOLETIM 112


Palavras do presidente o estatuto e a diretoria

SESSÕES LITERÁRIAS 2009 DA ABRAMES - ACADEMIA BRASILEIRA DE MÉDICOS ESCRITORES

Reuniões abertas, realizadas nas primeiras quintas-feiras de cada mês, nas datas: 5 de março, 2 de abril, 7 de maio, 4 de junho, 9 de julho, 6 de agosto, 3 de setembro, 1 de outubro, 27 de novembro - Semana da Academia. Horário: 16:00 às 18:00H; Local: Auditório do Subsolo do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro – CREMERJ; Praia de Botafogo, 228, Botafogo, Rio de Janeiro.

CONTATOS PARA ENVIAR MATERIAL LITERÁRIO:

Ac. Janine C. Ajzman - e-mail:[email protected], Ac. Juçara R. V. Valverde,

e-mail:[email protected]; Ac. Luiz Gondim de Araújo Lins – tel: 22878244, à noite.

Presidente: Ac. Daniel Pinheiro Hernandez - e-mail: [email protected], cel: 21 99228843.

  • CONCURSOS LITERÁRIOS

  • SOBRAMES RJ - CONCURSO LITERÁRIO de 2009:

  • I Prêmio Literário PALAVRA DE MÉDICO, PALAVRA DE ESCRITOR.

  • A SOBRAMES RJ Sociedade Brasileira de Médicos Escritores/ RJ e a Litteris Editora convidam médicos-escritores para o concurso.

  • Gênero: Todos os médicos-escritores, pertencentes ou não à SOBRAMES poderão concorrer com obras inéditas nos gêneros literários crônica, conto e poesia. As obras deverão ser enviadas em língua portuguesa.

  • Quantidade de Obras: Inscrição de até 2 (dois) obras, em um máximo de 60 (sessenta) linhas cada uma.

  • Inscrições: As obras poderão ser enviadas até o dia 30 de setembro de 2009 (vale como comprovante de envio o carimbo postal. A inscrição é GRATUITA.

  • Envio das Obras: As obras deverão ser enviadas digitadas em papel ofício em espaço 2, em laudas de 30 (trinta) linhas, colocadas em um envelope grande contendo 04 cópias de cada obra, e impressas também em um Cd; um envelope menor, lacrado deverá conter a identificação do autor, com nome, n° de registro no Cremerj, ou conselho regional do estado onde se encontra inscrito, n° do CPF, endereço, e-mail e telefones para contato, e os títulos das obras escritos do lado de fora, indicando o gênero de cada uma.

  • Enviar para a sede da Editora, na Av. Presidente Vargas, 962/1411 - Centro - 20071-002- Rio de Janeiro - RJ (válido carimbo postal)

  • para a Caixa Postal 150 - 20001-970 - Rio de Janeiro - RJ (válido carimbo postal).

  • E-mail:Jane Dias<[email protected]>

  • Presidente da SOBRAMES RJ

  • 1º CONCURSO DE POEMAS DE NATAL

  • Inscrições até 11/09/2009.

  • Até 3 poemas, inéditos, máximo de 20 versos.

  • Enviar para Angela Togeiro (apperjiana), Rua Chicago, 587, CEP 30315-520, Belo Horizonte/MG.

  • Primeiro colocado prêmio de R$ 150,00.

  • Informações e-mail: [email protected] ou acesse:

  • apoesiapedepassagempoesiasemfronteira.blogspot.com

BIBLIOTECADA ABRAMES

O trabalho que garantirá a imortalidade do titular é a nossa biblioteca. Está faltando o seu livro. Remeta-o para RUA SENADOR DANTAS 29 – SALA 12, CINELÂNDIA, Rio de Janeiro/ RJ, CEP 22031-200 ou Secretária Geral da ABRAMES Ac. Zilda Cormack,, Praia de Botafogo, 58 apto. 83, Rio de Janeiro/ RJ, CEP: 2220 5040. Ac Zilda Cormack, - cadeira

CURSO: BASES DA TÉCNICA OPERATÓRIA

Organização dos Acadêmicos Titulares Ac. Paulo César Alves Carneiro-Ac. ABRAMES, Ac. Carlos Caldas; Ac. Luiz Augusto de Freitas Pinheiro e Omar Lupi da Rosa Santos. Academia Fluminense de Medicina. Avenida Roberto da Silveira. Niterói RJ. Sala 03, Dr. Aureliano Barcellos. Data: 23 de Setembro de 2009 (quarta-feira). Horário:19:00h ás 21:30h. Inscrições: gratuitas,

A/C Alita,Tel.: 27110721/2612-0970. e-mail:[email protected]

Ac. Paulo César Alves Carneiro – cadeira

  • DIVULGAÇÃO LITERÁRIA

  • REUNIÃO DA SOBRAMES RJ, AGOSTO - dia 28/08/2009, as 19:00h no CREMERJ - Auditório do Subsolo; Praia de Botafogo, 228,Loja 11B, Botafogo,Rio de Janeiro/ RJ.

  • REUNIÃO DA DIRETORIA ABRAMES AGOSTO- dia 6 de agosto, as 14:00h, no CREMERJ, 2ª andar; Praia de Botafogo, 228 - Loja 11 B, Botafogo,Rio de Janeiro/ RJ.

  • REUNIÃO LITERARIA ABRAMES AGOSTO : 6 de agosto,as 16:00H.

  • CREMERJ - Auditorio do Subsolo; Praia de Botafogo, 228 - Loja 11 B, Botafogo , Rio de Janeiro/ RJ,

  • . ACADEMIA CEARENSE DE CIÊNCIAS E LETRAS E ARTES DO R.J - Sessões são realizadas na Federação das Academias RJ, na rua Teixeira de Freitas , 5 terceiro andar na Lapa toda primeira quarta feira do mês. Em julho o presidente Luis Gondim de Araújo Lins (Emérito da ABRAMES) irá proferir a palestra sobre o tema: Mistérios da criação literária .

  • ACADEMIA INTERNACIONAL DE LETRAS

  • Presidente: Tito de Abreu Fialho (Emérito da ABRAMES). Reuniões às segundas terças feiras do mês às 16 H na Federação das Academias , na rua Teixeira de Freitas , 5 terceiro andar na Lapa

CLASSIFICADOS

Aguardamos a sua participação para anúncio

de venda ou necessidade de comprar algo ligado a área médica

assim como aluguel de consultório entre outros.

Abertas as inscrições para diretoria da SOBRAMES RJ

BIENIO 2010/2011.

ANIVERSARIANTES DE JULHO DE 2009

Renato Passos (29) - 28\ 07

Ivo Pitanguy (15) - 05\ 07

Carlos Cesar de Almeida Miranda (18) - 08\ 07

Solicitamos o envio das datas de aniversário dos acadêmicos e eméritos pois mais de 50% estão em branco no nosso cadastro.

PAGAMENTO DA ANUIDADE DA ABRAMES – 2009

Tesoureira: Ac. Juçara R. V. Valverde, Rua: Humaitá, 282, bloco 1, apto 707, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ CEP:22261-001,

E-mail: [email protected],OU envie o xerox do comprovante de pagamentopelo correio,

Conta ABRAMES Banco ITAU, agencia6001, 01099-7.

3

ACADEMIA BRASILEIRA DE MÉDICOS ESCRITORES – JUlHO DE 2009 – BOLETIM 112


Palavras do presidente o estatuto e a diretoria

  • ABRAMES EDITAL - ELEIÇÃO PARA O BIÊNIO 2010-2011

  • O presidente da Academia Brasileira de Médicos Escritores (ABRAMES) faz saber, a todos os acadêmicos, que:

  • as inscrições de chapas, para concorrer à diretoria da ABRAMES, para o biênio   2010-2011, estarão abertas no período de 03 de agosto (2ª feira) a 04 de setembro(6ª feira);

  • as chapas devem ser compostas, obrigatoriamente, por seis integrantes, assim distribuídos: presidente, vice-presidente, secretário geral, primeiro secretário, tesoureiro, orador oficial. Somente o cargo de orador oficial poderá ser acumulado por um dos membros listados, exceto o presidente; 

  • as chapas concorrentes devem ser enviadas, por via postal, impreterivelmente até o último dia de prazo para inscrições (04 de setembro), à Secretária Geral da ABRAMES, Dra Zilda Cormack (cadeira no 19) - Praia do Botafogo, no 58 – ap. 83 – Botafogo – CEP: 22250-040 – Rio de Janeiro – RJ. Telefones: (21) 2551-5812 –    (21) 2551-7416;

  • para efeito do cumprimento do prazo estabelecido no item 1 será considerada a data do carimbo dos Correios; 

  • as chapas inscritas neste processo eleitoral serão divulgadas no site (www.abrames.com.br) e no Boletim da ABRAMES; 

  • o processo eleitoral acontecerá no dia 01 de outubro, 5ª feira, das 14:00 ás 15:45 h, em Sessão Ordinária, de acordo com o Estatuto (Art. 9º, parágrafo 3º).                  

  • LOCAL: Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ), Praia de Botafogo, 228 – Botafogo – Rio de Janeiro/ RJ;

  • O resultado da eleição será divulgado no site (www.abrames.com.br) e no Boletim da ABRAMES; 

  • a posse da nova diretoria acontecerá, de acordo com o Estatuto (Art. 9º, parágrafo 4º), na data em que se comemora a fundação da ABRAMES (17 de novembro, 3ª feira), em local e horário que serão comunicados oportunamente;

  • a transmissão dos cargos acontecerá no dia 27 de novembro de 2009, 6ª feira, nas comemorações da Semana da Academia;

  • situações eventuais, não contempladas neste edital, serão resolvidas pela diretoria da ABRAMES (biênio 2008-2009).

  • Rio de Janeiro, 04 de junho de 2009. 

  • Presidente Daniel Pinheiro Hernandez - cadeira nº 8

REGULAMENTO - CONCURSO LITERÁRIO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE MÉDICOS ESCRITORES ABRAMES 2009

1 - Podem concorrer médicos e estudantes de Medicina, pertencentes ou não a ABRAMES que estejam ou não em atividade e não médicos (ESPECIAL).

2 - O concurso tem duas modalidades: ACADEMICA (acadêmicos da ABRAMES) e ESPECIAL.

3 - O concurso tem cinco categorias: conto, crônica, ensaio, poesia e trova.

4 - O concurso na modalidade ensaio será apenas para acadêmicos da ABRAMES.

5 - Cada concorrente pode inscrever um trabalho por categoria literária.

6 - O trabalho deve ser inédito e será julgado por comissão indicada pela diretoria da ABRAMES em caráter soberano e irrevogável.

7 - Os trabalhos devem ter no máximo: 05 páginas para conto, 03 páginas para crônica, 05 páginas para ensaios e 50 linhas para poesia, digitados em espaço SIMPLES, tipo ARIAL, fonte 12.

8 - O participante deve usar pseudônimo (diferente para cada categoria).

9 - O tema é livre nas diversas categorias

10 - Enviar cinco cópias pelo correio até 28/08/2009 (data de postagem) em envelope A4, contendo também envelope menor lacrado com os dados: nome; inscrição no CREMERJ; título do trabalho; endereço completo; telefones e e-mail. Nota: envelope externo sem nenhuma identificação do autor.

11 - Endereço para remessa:

CONCURSO LITERÁRIO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE MÉDICOS ESCRITORES – ABRAMES 2009

A/c ACADÊMICA JUÇARA VALVERDE, RUA: HUMAITA, 282, BL 1, APTO 707, BOTAFOGO, RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL CEP: 22261-001.

Nota: use o mesmo endereço do remetente no destinatário.

12 - Para as modalidades e as categorias serão conferidos diplomas e medalhas aos primeiros, segundos e terceiros colocados. O melhor conjunto de obras receberá “Menção Honrosa”.

13 - Resultados e entregas de prêmios em novembro na “Semana da Academia”, no CREMERJ: Auditório Júlio Sanderson do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, Praia de Botafogo,228,Botafogo, Rio de Janeiro/RJ, CEP. 2225-040.

Nota: será editada COLETÂNEA DO CONCURSO LITERÁRIO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE MÉDICOS ESCRITORES – ABRAMES 2009, contendo os trabalhos premiados no valor de R$ 20,00 (cada participante receberá um exemplar).

DADOS PARA ENVIO DO MATERIAL - FRENTE DO ENVELOPE (A4)

CONCURSO LITERÁRIO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE MÉDICOS ESCRITORES – ABRAMES 2009

A/c ACADÊMICA JUÇARA VALVERDE

RUA: HUMAITA, 282, BL 1, APTO 707, BOTAFOGO, RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL CEP: 22261-001.

VERSO DO ENVELOPE (A4)

REMETENTE: (PSEUDÔNIMO)

ENDEREÇO: use o mesmo endereço do remetente e no destinatário

CONTEÚDO DO ENVELOPE (A4)

TRABALHO EM CINCO CÓPIAS E UM ENVELOPE MENOR LACRADO CONTENDO A FICHA DE INSCRIÇAO.

FRENTE DO ENVELOPE (MENOR)

CONCURSO LITERÁRIO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE MÉDICOS ESCRITORES – ABRAMES 2009

PSEUDÔNIMO:

CATEGORIA: CONTO< > CRÔNICA< > ENSAIO < > POESIA< > TROVA< >

TÍTULO DO TRABALHO:

CONTEUDO DO ENVELOPE (MENOR)

Nota: este envelope deve estar lacrado.

NOME COMPLETO:

Nº. DO RG:Nº. DO CPF:

PSEUDÔNIMO UTILIZADO:

CATEGORIA: CONTO< > CRÔNICA< > ENSAIO< > POESIA< > TROVA< >

TÍTULO DO TRABALHO:

ENDEREÇO COMPLETO:CEP:

E-MAIL:

CIENTE DO REGULAMENTO, ASSINATURA E DATA: Rio de Janeiro, 15 /06/ 2009.

Daniel P. Hernandez,[email protected]) e Juçara Valverde, [email protected], coordenadores.

4

ACADEMIA BRASILEIRA DE MÉDICOS ESCRITORES – JULHO DE 2009 – BOLETIM 112


  • Login