Nafta
Download
1 / 19

Nafta - PowerPoint PPT Presentation


  • 128 Views
  • Uploaded on

Nafta. Ian Lucca n° 07 Leonardo n° 08 Professor: Wilson Forti. Índice. Apresentação..............................................................3 Pergunta 1 ..............................................................4

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about ' Nafta' - uyen


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

Nafta

Ian Lucca n° 07

Leonardo n° 08

Professor: Wilson Forti


Ndice
Índice

  • Apresentação..............................................................3

  • Pergunta 1 ..............................................................4

  • Pergunta 2 ..............................................................5

  • Pergunta 3 ..............................................................9

  • Pergunta 4 ..............................................................14

  • Pergunta 5 ..............................................................16

  • Pergunta 6 ..............................................................17


Apresenta o
apresentação

  • Neste trabalho iremos apresentar o Nafta, bloco econômico que abrange os países do México, Estados Unidos e Canadá.


Bloco econ mico
Bloco ECONÔMICO

  • Bloco Econômico é uma união de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, se estende também á integração social desses países. Tem como uma das ideias principais a visão de que haja uma integração maior entre países e a facilitação no comércio entre eles pode beneficiar a ambos  ter um crescimento maior e em conjunto. 


Tipos de blocos econ micos
Tipos de blocos econômicos

  • Zona de Livre Comércio:em que os acordos comerciais estabelecidos objetivam exclusivamente a redução ou a eliminação de taxas alfandegárias nas trocas comerciais entre os países-membros. Exemplo: APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.





Dados gerais do bloco
Dados gerais do bloco avançado de um bloco econômico. Além dos três níveis de integração ditos, as nações adotam a mesma política econômica, além de uma moeda única. Exemplo: União Europeia.

  • Histórico de formação:

  • Em 1988, os Estados Unidos e o Canadá assinaram um Acordo de Liberalização Econômica, formalizando o relacionamento comercial entre aqueles dois países. Em 13 de agosto de 1992, o bloco recebeu a adesão dos mexicanos.

Bandeira do Nafta.


  • Países avançado de um bloco econômico. Além dos três níveis de integração ditos, as nações adotam a mesma política econômica, além de uma moeda única. Exemplo: União Europeia.membros:

  • Estados Unidos, México, Canadá

  • País Sede:

  • Estados Unidos.

  • Significado da sigla

  • North American Free  Trade Agreement ou Tratado Norte-Americano de Livre Comércio)


  • Organização avançado de um bloco econômico. Além dos três níveis de integração ditos, as nações adotam a mesma política econômica, além de uma moeda única. Exemplo: União Europeia.

  • O NAFTA não constitui uma organização internacional de cooperação econômica nos moldes clássicos. A meta essencial do acordo constitutivo do NAFTA é construir, no prazo de quinze anos, uma zona de livre comércio com ampla abrangência, se possível, atraindo outros países do Continente Americano, regulando os investimentos, a propriedade intelectual e o comércio de bens e serviços nos países membros do bloco.


  • Estrutura avançado de um bloco econômico. Além dos três níveis de integração ditos, as nações adotam a mesma política econômica, além de uma moeda única. Exemplo: União Europeia.

  • Este acordo foi uma expansão do antigo "Tratado de livre comércio Canadá-Estados Unidos", de 1989. Diferente da União Europeia, o NAFTA não cria um conjunto de corpos governamentais supranacionais, nem cria um corpo de leis que seja superior à lei nacional. A NAFTA é um tratado sob as leis internacionais. Sob as leis dos Estados Unidos ela é classificada melhor como um acordo congressional-executivo do que um tratado, refletindo um sentido peculiar do termo "tratado" na lei constitucional dos Estados Unidos que não é seguida pela lei internacional ou pelas leis de outros estados.


  • Funcionamento do NAFTA (vantagens para os países membros) avançado de um bloco econômico. Além dos três níveis de integração ditos, as nações adotam a mesma política econômica, além de uma moeda única. Exemplo: União Europeia.

  • - Empresas dos Estados Unidos e Canadá conseguem reduzir os custos de produção, ao instalarem filiais no México, aproveitando a mão-de-obra barata;- O México ganha com a geração de empregos em seu território;- O México exporta petróleo para os Estados Unidos, aumento a quantidade desta importante fonte de energia na maior economia do mundo;- A produção industrial mexicana, assim como as exportações, tem aumentado significativamente na última década.- A geração de empregos no México pode ser favorável aos Estados Unidos, no sentido em que pode diminuir a entrada de imigrantes ilegais mexicanos em território norte-americano;- Negociando em bloco, todos países membros podem ganhar vantagens com relação aos acordos comerciais com outros blocos econômicos.


Objetivos pol tica e perspectiva do nafta
Objetivos, política e perspectiva do nafta avançado de um bloco econômico. Além dos três níveis de integração ditos, as nações adotam a mesma política econômica, além de uma moeda única. Exemplo: União Europeia.

  • Objetivos do NAFTA

  • - Garantir aos países participantes uma situação de livre comércio, derrubando as barreiras alfandegárias, facilitando o comércio de mercadorias entre os países membros;- Reduzir os custos comerciais entre os países membros;- Ajustar a economia dos países membros, para ganhar competitividade no cenário de globalização econômica;- Aumentar as exportações de mercadorias e serviços entre os países membros;


  • Política avançado de um bloco econômico. Além dos três níveis de integração ditos, as nações adotam a mesma política econômica, além de uma moeda única. Exemplo: União Europeia.

  • o NAFTA não visa à integração total entre seus países membros como na UE onde as pessoas nascidas em qualquer dos países membros são consideradas “cidadãos da União Europeia”. O NAFTA visa apenas à criação de uma área delivre comércio entre esses países o que restringiria a atuação do bloco ao setor comercial. 

  • Perspectiva

  • No que se refere à perspectivas futuras, o NAFTA planeja alongar sua influência para a América do Sul, e tem o Chile como forte candidato para a entrada no bloco. O Chile sendo representante do NAFTA na América do Sul desencadeia uma manutenção da hegemonia estadunidense.


Rela es com outros pa ses
Relações com outros países avançado de um bloco econômico. Além dos três níveis de integração ditos, as nações adotam a mesma política econômica, além de uma moeda única. Exemplo: União Europeia.

  • A principal intenção do NAFTA era formar o ALCA (Área de Livre Comércio das Américas, com todos os países do continente participando) e neutralizar o crescimento de novas potências mundiais. O Brasil era um país alvo para fazer parte do NAFTA, porém, com seu grande desenvolvimento econômico tornou-se um país de grande influência na América do Sul.

  • Atualmente o Mercosul e o NAFTA estão num cenário de disputa de mercado e de influência política, pois o bloco sul-americano deseja se desenvolver e criar mais relações econômicas com outros países do hemisfério sul e o resto do planeta, indo totalmente de encontro às pretensões americanas.


  • Nafta discutirá aproximação comercial no Pacífico avançado de um bloco econômico. Além dos três níveis de integração ditos, as nações adotam a mesma política econômica, além de uma moeda única. Exemplo: União Europeia.

  • O presidente dos EUA, Barack Obama, tentará acelerar nesta semana as discussões com o México e o Canadá para alcançar um acordo com a Parceria Transpacífico (TPP). Obama se encontrará com o presidente mexicano Enrique Peña Nieto e com o primeiro-ministro canadense Stephen Harper na quarta-feira, em Toluca, no México, para discutir uma ampla agenda, que inclui questões como segurança, energia e imigração.A competitividade econômica e questões comerciais também estarão às margens das discussões. Especialistas dizem que essa é uma oportunidade crucial para que os três países, que formam o Nafta (Tratado de Livre-Comércio das Américas, na sigla em inglês), ensaiem o discurso para formar uma parceria com o TPP, um bloco comercial que inclui 12 países ao longo do Círculo do Pacífico.No entanto, Obama enfrenta oposição na agenda comercial dentro dos EUA, e provavelmente será questionado pelos países vizinhos sobre a viabilidade de conseguir a aprovação do Congresso para um novo pacto comercial.


  • No México, muitas autoridades do governo e economistas veem o pacto como uma oportunidade para a América do Norte se tornar uma potência industrial, utilizando a mão de obra de baixo custo do México e os custos menores de energia da região para melhorar a competitividade. "Peña Nieto precisa convencer Obama dessa visão: o México pode ser uma plataforma exportadora para toda a América do Norte", disse Luis de la Calle, ex-negociador comercial do México.A Casa Branca espera concluir o acordo com a TPP nesse ano, mas os norte-americanos têm encontrado dificuldades em estabelecer um terreno comum com o bloco do pacífico em questões como agricultura e indústria automobilística, que representa uma grande parte do Nafta.Segundo especialistas em questões comerciais e ex-funcionários do governo dos EUA, o encontro dessa semana oferece uma oportunidade para que EUA, México e Canadá discutam as diferenças, o que facilitaria as negociações dos EUA com o Japão e outros países do bloco.

Fonte: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=154440


Fim!!!! o pacto como uma oportunidade para a América do Norte se tornar uma potência industrial, utilizando a mão de obra de baixo custo do México e os custos menores de energia da região para melhorar a competitividade. "Peña Nieto precisa convencer Obama dessa visão: o México pode ser uma plataforma exportadora para toda a América do Norte", disse Luis de la Calle, ex-negociador comercial do México.


ad