1 / 45

Grandes diretores de arte:

Grandes diretores de arte:

uriah
Download Presentation

Grandes diretores de arte:

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Grandes diretores de arte: No início dos anos 30 aconteceuumarevoluçãonasartesgráficas e no design de revistas. Designers europeusabraçaramosmovimentos de arte modernistascomo o cubismo, construtivismo, surrealismo e futurismo e, inspiradosporessesmovimentos, quebraram com a tradição do design formal e enfeitadopredominante no início do séc. XX.

  2. Doisgrandesartistasgráficoseuropeus – o russo Alexey Brodovitch e o russo-turcoMehemedFehmy Agha – foramcontratadospelasduasmaisimportantesrevistas de modaamericanas – Vogue e Harper´s Bazaar – influenciandodaípordiante o design gráfico de revistas e estabelecendo o prestígio da função do diretor de arte.

  3. As duasrevistasiniciaramnessaépocaumarivalidadenadisputapelaliderança das tendências da arte emrevistas, rivalidadequeexisteatéosdias de hoje.

  4. Essesdoisartistasestiveramnavanguarda de um movimentoquemudouparasempre a páginaimpressa e influenciou o design gráficoemtodo o mundo; redefiniram o papel do diretor de arte e criaramumageraçãoquepormuitosanos fez revistasmaravilhosas.

  5. Umas das principaisinovaçõestrazidaspelosdoisfoi a utilização da páginaduplacomoumaunidadequepoderiaserusada no sentido horizontal, ignorando a junção das páginas. Para eles, a páginaduplanaturalmentelevaparaoutraunidade de duaspáginas e criaumacontinuidadequetranscende as dimensões da folha de papel.

  6. No início dos anos 40, Agha foisubstituídoem Vogue por outro artistarusso: Alexander Liberman, queassumiu a direção de arte também de Vanity Fair e, maistarde, de todas as publicações da Condé Nast. Libermandeuàsrevistasumaabordagemjornalística e reconheceuque era precisojuntar as necessidadescomerciais e de circulação com as artesplásticas.

  7. Nosanos 60, umabrasileirachegou a um lugarproeminentenalista dos grandesdiretores de arte nos EUA: a carioca Bea Feitler, queocupoulugarquepoucosanos antes era de Alexey Brodovitch.

  8. Bea, emconjunto com a diretora de arte Ruth Ansel, influenciou as revistasamericanas com suaenergia e alegria. Nasúltimasdécadas o francês Fabien Baron tem sido o maisprestigiado entre osdiretores de arte emtodo o mundo.

  9. Alexey Brodovitch: Eletrabalhouquase 25 anoscomodiretor de arte da revista Harper´s Bazaar e, duranteesseperíodo, implantou as fundações do design da revistamoderna.

  10. Passados 60 anos, suamarcaestánasrevistas de hoje e ele continua sendoumareferênciaparaquemtrabalha no mundo das artesgráficas e da fotografia. Brodovitchfoiresponsávelpor um dos movimentosmaisricos da história de Harper´s Bazaar do ponto de vista gráfico.

  11. De 1934 a 1958 fez delaumapublicação viva e imprevisível, quepassou a serlidapormuitosque, comoelepróprio, nãotinhaminteresseemmoda. Durante essesanos, eleinventou e reinventou a revista e, no processo, revigorou o design gráficoamericano e inspirou um enormegrupo de artistas; diretores de arte e fotógrafos.

  12. Exerceupapel crucial naintroduçãonos EUA de um estilo de design gráficomoderno, desenvolvidona Europa nosanos 20, umamescla de movimentos de vanguarda. Como professor, formouumageração de designers. Lançou a carreira de grandesfotógrafoscomo Martin Munkácsi, Richard Avedon, Hiro e Art Kane.

  13. Seuprimeiroassistenteem NY foi o jovem Irving Penn, quenosanos 40 migroupara a Vogue, tornou-se um de seusmaioresfotógrafos e é atéhoje um dos seusgrandestrunfos. São inumeráveis as características do design excepcionalcriadoporessegrandeinovador.

  14. Mudouparasempreoslimites do quepoderiaserfeito com umapágina de revista; tratava o seuespaçocomo um pintortrata a suatela; via a páginaem 3 dimensões, e nãoem 2: fundoslisos, fotosgrandes e tipografiaeramjustapostosdandoprofundidade à página.

  15. Elecomparava as páginasduplas com a sequência de um filme e usava o termo “fluxo” paradescrever a narrativa e o ritmo das páginas. Deu a Harper´s Bazaar um sentido musical quetransportava o leitoraolongo das páginascomoumasérie de passos de tango aqui, valsaacola, sapateadomaisadiante.

  16. O espaçoembranco era a suamarcaregistrada. As modelosflutuavamnele; títulos e textostinhamumapresençaquaseetérea. Eleestabeleceu um diálogo entre texto e imagem. Era um mestreemtipografia, mas seutipofavorito era o Bodoni, que, aospoucos, tomouconta das páginas da Bazaar.

  17. É praticamente o modelo do diretor de arte da revistamoderna. Foielequeinvestiuesse cargo da total responsabilidadepelo visual da revista. Elenão se limitavasimplesmente a organizar as fotografias, ilustrações e tipografianapágina, mas assumia um papelativonaconcepção e contratação das artesgráficas e se especializouemdescobrir e darespaço a jovenstalentos.

  18. A duplaformadaporele e a famosadiretora de redação Carmel Snow levou Bazaar a tomar a liderançaemrelação à suaconcorrente Vogue.

  19. Arte e negócios Elegância era a palavraquedefiniaseutrabalhocomodiretor de arte da Vogue, de 1929 a 1942. Emboradominasse a técnica e tivesseextremobomgosto, foi a suaatitude de juntar arte com negóciosque o tornouumafigurarevolucionária. MehemedFehmy Agha:

  20. Antes dele, ninguémpensouque fosse possívelatrairparaumarevistacomercialartistascomo Matisse e Picasso. Era capaz de manter o rigor e o pragmatismoque o negóciodemandava e aomesmo tempo ter o respeito do mundo da arte.

  21. Suaintegridadeartística e profissionaleramindubitáveis. Rigoroso e profissional, era ativo, obcecadopelosdetalhes, centralizador, perfeccionista e dirigiaseudepartamento com disciplina.

  22. Uma de suasmaisimportantesinovaçõesfoi o uso do layout de páginadupla. Atéentão, osdiretores de arte trabalhavam as páginas do ladoesquerdo e direito de maneira individual. Eleuniu as duaspáginasignorando o espaçoembrancoformadopelasmargensinternas das duaspáginasespelhadas, no lugaronde a revista é grampeadaou colada.

  23. Inovouaindaaoeliminarosfiosverticais entre as colunas e as bordasdecorativascomunsnaépoca; simplificou a tipografia– foi o primeiro a usarregularmenteosmodernostipossemserifa e títulos com letrasminúsculas; aumentou o espaçoembranconasmargens das páginas.

  24. Contratou o trabalho dos melhoresfotógrafos da época: Edward Steichen, Cecil Beaton e Horst entre outros. Russo-turco, filho de um magnata do tabaco, nasceunaUcrânia e foieducadaem Kiev e Paris. Trabalhouna Vogue emBerlim e foilevadoparaos EUA em 1929 pelo editor Condé Nast paraser o diretor de arte da Vogue, Vanity Fair e House & Garden.

  25. Alexander Liberman: Audáciajornalística. Em 1943, substituiuMehemedem Vogue, ondetrabalhoupormais de meioséculo. A partir de 1962, assumiu a função de diretor editorial de todas as revistas da Condé Nast – quandoorientou o renascimento de Vanity Fair; o lançamento de Self, Condé Nast Traveller e Allure; rejuvenesceu a Mademoiselle, Glamour e House & Garden.

  26. Eletransformou Vogue, de um eleganteálbumparaosricos, numarevistacontemporâneaqueabriusuaspáginaspara as imagenssexualmenteaudaciosas do fotógrafo Helmut Newton. Introduziutipografiamaispesada e layouts cheios, tumultuados, estilotabloide; deuumaabordagemjornalísticaao design paraatenderàsnecessidadescomerciais e de circulação.

  27. Diziadetestarespaçoembranco e queriacolocar um pouco de “brutalidade” naspáginas. Para ele, revistaquenãovendianãotinharazão de ser. Contratoucomoassistente Irving Penn, naépocadiretor de arte da loja Saks Fifth Avenue, que se tornariamaistarde um fotógraforenomado.

  28. Nasceuem Kiev em 1912, filhoúnico de um magnata da madeira. FoieducadonaInglaterra e naFrança, estudoubelas-artesnaÉcoleNationale des Beaux-Arts e depoisarquitetura. Aos 19 anos, em Paris, conseguiuumavaga no departamento de arte da revistasemanalfotográfica Vu, predecessora de Life.

  29. Chegouaos EUA em 1941, refugiado da guerrana Europa. Podia sermaldoso, irresponsável e caprichoso; com frequência, reinventada a revista no caminhopara a gráfica. Era famosoporcontratarváriaspessoaspara o mesmotrabalho e deixarqueguerreassem entre si.

  30. Foielequemcontratou, em 198, Anna Wintour, atualdiretora de redação de Vogue. Fotógrafo e escritor, mantevesempreumacarreiraparalelacomoartistaplástico.

  31. BeaFeitler: Uma brasileira no topo do design. Em 1963, 5 anos depois do lendário diretor de arte AlexeyBrodovitch deixar Harper´sBazaar, seu lugar foi ocupado por uma brasileira.

  32. Junto com suacolega Ruth Ansel, dirigiu a revistapor 10 anos. Faz parte do Hall of Fame do Art Directors Club de NY. Além de Bazaar, elacriououredesenhouváriasrevistas, entre elas Ms., Rolling Stone, Self e Vanity Fair.

  33. Elaestavaportrás dos antológicostrabalhosque a fotógrafa Annie Leibovitz fez dos Beatles, dos Rolling Stones e de outros astros de rock que se tornaramícones da fotografia; desenhouvárioslivrospremiados, pôsteres, figurinos de teatro e anúncios de publicidade.

  34. Nasceu no Rio em 1938, estudounaSuíça e desde a adolescênciamostroutalentoe entusiasmopela arte. Aindamuitojovem, mudou-se para NY paraestudarartesgráficasna Parsons School of Design.

  35. VoltouaoBrasil e deuinício à suacarreiraquando, junto com dois amigos, fundou o Estúdio G, especializadoempôsteres, capas de discos e livros. Em 1960, colaborou com a antológicarevistaSenhor. Em 1961, um professor seuna Parsons School, Marvin Israel, assumiu a direção de arte da Bazaar e a convidouparatrabalhar com ele.

  36. DoisanosdepoisIsrael deixou Bazaar e nomeouparasubstituí-lo suasduasassistentes: Bea Feitler e RehtAnsel, que, aos 25 anos, tornaram-se co-diretoras de arte da revista.

  37. Em 1972, Bea deixou a Bazaar parajuntar-se a Gloria Steinem nacriação e lançamento da revista Ms., ondevislumbrou a oportunidade de fazer um trabalhoinovador. E conseguiu. Em 1980, tornou-se consultora de direção de arte da editora Condé Nast.

  38. Nessaposição, desenvolveu o Projeto da revista Self e de Vanity Fair. Em 1982, no auge de suacarreira e celebradaporseutrabalho, Bea perdeu a luta contra o câncer e se foi, aos 44 anos.

  39. Fabien Baron: O mais imitado há duas décadas. É conhecido por seu estilo provocador: minimalista, grandes espaços em branco, fotos em branco e preto com um corte dramático, letras enormes e embaralhadas.

  40. Esse estilo passou a ser o modelo da estética que transformou o jeito de apresentar os editoriais de moda e é largamente imitado. Em todas as revistas que trabalhou, entre elas, Vogue Italia, Interview, Harper´sBazaar, Vogue Francesa e Arena Home – redesenhou as revistas de maneira radical.

  41. NasceunaFrançaem 1959. Filho de um artistagráfico e diretor de arte de váriosjornaisfranceses, aos 12 anosjáfaziaseuspróprios layouts. Estudouem Paris e foitrabalhar com seupai. Em 1982 foipara NY e conseguiu um empregona Condé Nast, primeironarevista Self e depoisna GQ.

  42. Assumiu seu primeiro cargo como diretor de arte na revista New York Woman em 1986. Ao mesmo tempo fazia trabalhos em freelancer para a loja de departamentos Barneys New York. Em 1988 foi convidado para ser diretor de arte na Vogue Italia.

  43. Ládesenvolveu a suafilosofia e suamarcaregistrada: umapalavracurta, enorme, aolado de umaúnicaimagemprovocativa. Mas foiem 1992, quandoconvidadopeladiretora de redação da Harper´s Bazaar, LyzTilberis, queconsolidousuaposição no rol dos grandes do gênero.

  44. Em 1990 fundou a Baron & Baron, baseada em NY, e produzir campanhas de publicidade para Calvin Klein, Balenciaga e Mil Mil; embalagem de perfumes e bebidas, ambientação de lojas, logotipos, marcas e identidade visual para clientes como Burberry, Prada e Madonna.

  45. Em 2008 deixou o cargo de diretor de arte da Vogue francesa e durante um anotrabalhou no redesenho e reposicionamento da revista Interview, da qualsairianovamentecerca de umaanodepois, emjaneiro de 2009.

More Related