1 / 21

Revisão: CHINA

Revisão: CHINA. A bandeira da República Popular da China foi adotada em 27 de setembro de 1949. A cor predominante é a vermelha, que simboliza a revolução e o Partido Comunista da China, que tomou o poder em 1949.

ura
Download Presentation

Revisão: CHINA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Revisão: CHINA

  2. A bandeira da República Popular da China foi adotada em 27 de setembro de 1949. A cor predominante é a vermelha, que simboliza a revolução e o Partido Comunista da China, que tomou o poder em 1949. No canto superior esquerdo estão dispostas uma estrela grande e quatro pequenas, sendo todas na cor amarela e de cinco pontas. A estrela grande simboliza o PCC (Partido Comunista da China) e as quatro menores o povo chinês. O amarelo das estrelas representa o brilho da luz no solo chinês. O posicionamento das estrelas representa a união e o engajamento entre o povo chinês e o Partido Comunista da China.

  3. A China conta com cerca de 15 ZEE - zonas de livre comércio ao longo de suas áreas costeiras no leste e sul, que gozam de uma série de políticas preferenciais tarifárias e em matéria de investimento. Abertura Econômica Registros de Patentes Dentre os países asiáticos, Japão (2º lugar), Coréia do Sul (4º) e China (7º) foram os que mais se destacaram. O Japão, que substituíra a Alemanha no segundo lugar em 2003, manteve sua posição com 2,6% de crescimento em relação a 2006, respondendo por 17,8% do total de registros de patentes.

  4. O QUINTO LUGAR MAIS POLUÍDO TAMBÉM É NA CHINA Linfen, China - Seus três milhões de habitantes sufocam com a poeira e bebem o arsênico provenientes do combustível fóssil.

  5. HuJintao, foi à na Nigéria e recebeu na China o presidente do Irã, depois o Sheik da Arábia Saudita e Hugo Chaves para firmar acordos sobre petróleo – 2006/2007. Sinopec irá comprar 250 milhões de toneladas de gás natural liquefeito: US$100 bilhões

  6. DISTRIBUIÇÃO DAS 100 TRANSNACIONAIS EMERGENTES Este quadro mostra a percentagem de empresas multinacionais oriundas de mercados (países) emergentes.

  7. Cronologia – abertura chinesa

  8. China – empresas estrangeiras Regiões da China – PIB per capita

  9. China . Extenso território, com litoral bastante recortado (mais de 5 mil ilhas a leste, enormes montanhas a oeste e o Deserto de Gobi, ao norte). . Nesse território, há 4 mil anos a etnia han, majoritária, procura dominar vários outros povos. São mais de cinquenta grupos étnicos diferentes: diversos ramos da família sino-tibetana (miao e yao, zuang-dong e daí), do grupo tibeto-birmanês e das etnias de línguas uralo- altaicas, como os turcos, mongóis e tungus.

  10. Até 1910: Submissão aos interesses estrangeiros. 1911: Proclamação da República. Sun Yat-Sem – Kuomintang (Partido Nacionalista). Até meados dos anos 20 (instabilidade): “senhores da guerra” (lideranças locais) e interesses externos impunham-se sobre a República. 1921: Criação do PCCh (Mao Tsé-Tung). Até 1925: Aliança entre Kuomintang e PCCh. Com a morte de Sun Yat-Sem, assume Chiang Kai-Shek 1927: PCCh é declarado ilegal (perseguição aos comunistas).

  11. 1928: Kuomintang consolida-se no poder. 1934: Longa Marcha (12 mil Km). Fuga de comunistas e tentativa de ampliar bases. 1937 – 1945: Guerra contra o Japão. Aliança provisória entre Kuomintang e PCCh. Longa Marcha e guerra contra o Japão

  12. 1945 – 1949: Guerra Civil Kuomintang X PCCh* Shiang Kai-Shek e seguidores refugiam-se na ilha de Formosa (Taiwan). Nacionalização de indústrias e reforma agrária. 1953 – 1958: Plano Qüinqüenal. Modelo e suporte técnico soviético. Ênfase na indústria de base. Criação de cooperativas nos campos.

  13. China – disputas territoriais

  14. China – densidade demográfica

  15. LÍDERES E PRÁTICAS ECONÔMICAS DA REVOLUÇÃO

  16. Deng Xiaoping: Não importa a cor do gato e sim que ele pegue o rato. . As reformas econômicas chinesas da era de Deng Xiaoping basearam-se em uma estratégia exportadora e na política de portas abertas. . Elas foram implantadas para viabilizar a expansão global da capacidade de importar e proporcionar um rápido deslocamento da pauta de importações na direção de máquinas e equipamentos. . A pauta exportadora chinesa concentrava-se ao longo dos anos 80 essencialmente em produtos intensivos em mão de obra e de baixo valor unitário.

  17. MEDIDAS ECONÔMICAS • Zonas econômicas especiais Incentivos: impostos reduzidos, facilitação das exportações e das importações, Concessão de áreas para instalação, etc. • Cidades abertas – 15 cidades costeiras – Fortalecimento de SHANGHAI como centro financeiro internacional • Áreas costeiras abertas – Também destinadas a atrair investimentos externos. – Concentradas ao longo dos deltas e penínsulas.

  18. O ciclo de expansão dos investimentos estatais . Ousada estratégia industrial – seleção de 120 grupos empresariais para formar um “national team” em setores de importância estratégica. . Parcela significativa dos investimentos públicos concentrados na construção civil. . Nos últimos anos as maiores taxas de crescimento foram registradas nas indústrias de cimento, aço, alumínio, automóveis, têxtil e carvão induzidos pela expansão da construção residencial que seguiu a urbanização.

  19. O mundo visto pela China O mundo visto pela China Araújo, Regina; Corrêa, ângela, Guimarães, Raul. Observatório de Geografia (volume 4). São Paulo: Moderna, 2009.

More Related