1 / 24

ENTENDENDO ESCALAS E REGIÕES

ENTENDENDO ESCALAS E REGIÕES. O Brasil na América. E a América no Mundo. Jahu e região no estado de São Paulo. O estado de SP no Brasil. ESCALAS GEOGRÁFICAS.

tessa
Download Presentation

ENTENDENDO ESCALAS E REGIÕES

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ENTENDENDO ESCALAS E REGIÕES O Brasil na América. E a América no Mundo. Jahu e região no estado de São Paulo O estado de SP no Brasil

  2. ESCALAS GEOGRÁFICAS CADA ACONTECIMENTO REFLETE UM TIPO DE ESCALA NO QUE DIZ A RESPEITO SOBRE O NOSSO DIA A DIA, PORÉM ELAS SÃO INTERDEPENDEN-TES, MAS INTERLIGADAS.

  3. Exemplo : O Aquecimento Global provoca transformações diferentes em diversos lugares. Por sua vez, cada lugar alterado contribuiu para o aquecimento no mundo inteiro.

  4. Um exemplo diretamente ligado a nós jauenses. O calçado feminino brasileiro tem dois pólos de destaque, as fábricas do sul do país e a cidade de Jaú-SP. As fábricas do sul do Brasil tem uma grande relação de comercio externo, enquanto Jahu abastece principalmente o comércio interno (Brasil). Quando a China entrou no mercado com seus calçados baratíssimos, os calçados do sul do Brasil começaram a perder seu espaço e voltaram-se para o mercado interno, ocupando o espaço de comércio do calçado jauense. Conclusão: Crise calçadista e econômica em Jahu.

  5. Exemplo 3: de caráter nacional para efeitos globais. A crise imobiliária dos Estados Unidos (2006), fez com que os estadunidenses parassem que gastar, ou seja, quando a maior nação capitalista do mundo parou de consumir, as demais economias mundiais sentiram o peso da crise dos Estados Unidos, afinal não conseguiam fazer um comércio com o maior país consumidor do planeta.

  6. ESCALA GEOGRÁFICA ESCALA CARTOGRÁFICA É uma relação matemática que existe entre as dimensões reais e aquelas da representação da realidade contidas em um mapa ou globo. É a relação de elementos físicos e humanos daquele espaço, de seus moradores com o resto do mundo.

  7. ESCALA CARTOGRÁFICA Fig2)5,5 cm x 1km = 5,5km Fig1) 2,5 cm x 100 km = 250 km

  8. 1 cm = 670 km • Para realizar uma viagem de 4.200 km entre Nova Iorque – latitude 41ºN e longitude 74ºW – e São Francisco – 38ºN e longitude 122ºW aproximadamente foi traçada uma rota no mapa a seguir. Com base no mapa : • I) Em que escala está o desenho apresentado ? ____________________ 4335 km : 6,5 = 670 km

  9. Importância de cada escala geográfica • Até 1980, acreditava-se que a escala dos Estados Nacionais era soberana. Geralmente a maior parte da política e a economia são determinados pela escala nacional. • Com a globalização, a crescente importância de mercado, economia, surgiram as instituições supranacionais (ONU, União Europeia, Nafta...). • O enfraquecimento das fronteiras permitiu uma valorização da escala local em alguns casos. (descentralização do governo).

  10. REGIÕES GEOGRÁFICAS 3 1 • DIVIDIR UM LOCAL EM REGIÕES AGRUPANDO CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES E SEPARANDO DAS DEMAIS. • PARA REGIONALIZAR UM LUGAR PODE-SE ADOTAR VÁRIOS CRITÉRIOS. • NÃO EXISTEM REGIÕES GEOGRÁFICAS EXATAS. • PARA REGIONALIZAR UM LUGAR, É IMPORTANTE SEPARAR OS CRITÉRIOS QUE VOCÊ QUER ESTUDAR, (ASPECTOS FÍSICOS, SOCIAIS, ECONÔMICOS, CULTURAIS); E ADOTAR UM PONTO DE PARTIDA.

  11. 3 A regionalização do mundo em continentes levou como critério principal a geologia do planeta, ou seja, blocos de terras não contínuos. Porém, observe a Europa e a Ásia, formam um único continente, a Eurásia. mas foi adotado um segundo critério de regionalização. Neste caso a diversidade histórico e cultural entre a Europa e a Ásia. 4 EUROPA ÁSIA 1 2 ÁFRICA AMÉRICA 5 OCEANIA 6 ANTÁRTIDA

  12. A DIVISÃO POLÍTICA DO MUNDO ATUAL

  13. POPULAÇÃO MUNDIAL DESNUTRIDA

  14. MAPA DIVISÃO MUNDO: NORTE E SUL NORTE = PAÍSES DESENVOLVIDOS E SUL = SUBDESENVOLVIDOS.

  15. ABORDAGEM DOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS • Geografia tradicional: descrições de paisagens. Procura explicar o ser humano no seu quadro natural. • Geografia crítica: entende que o homem é transformador do espaço.(espaço geográfico).Transforma a natureza original em natureza humanizada, tendo direta relação com os interesses econômicos e políticos. • COMO ENTENDER MELHOR OS PROBLEMAS DA NOSSA ÉPOCA? • Para estudar o mundo atual iniciamos com a organização econômico-política dos principais conjuntos de países, pois ela determina como a população vive e aproveita a natureza. • Regionalização: • aspectos físicos= mais simples = pouca alteração com o tempo. • Exemplo: O Brasil tem a maior parte do seu território na zona intertropical. Demorará milhões de anos para que esse quadro se altere. • aspectos sociais= mais complexo = alteração constante de características. • Exemplo: A Iuguslávia deixou de ser um país e dividiu-se em 8 nações: Sérvia, Montenegro, Eslovênia, Croácia, Bósnia Herzegovina, Macedônia, Kosovo, Voivódina.

  16. Um exemplo atual de 09/07/2011 – SUDÃO DO SUL No Sudão do Norte a população é, predominante, mulçumana de origem árabe, enquanto que no  sul, a população é de origem negra, cristã e animista.  O novo país é rico em petróleo, mas grande parte da infraestrutura está na região norte, portanto, é uma das nações mais pobres do mundo.

  17. Para construir 1) São as escalas espaciais fundamentalmente essenciais para o estudo geográfico. Elas variam desde a escala local( que é a nossa casa, bairro, cidade, ou seja onde temos uma relação de afetividade), escala estadual (influências que essa unidade do país exerce sobre a sua população), escala nacional (onde prevalece o poder do Estado, é constituído por fronteiras que delimitam o território nacional, escala regional do globo (áreas com algumas características em comum, como União Europeia, América Latina...) e escala global ( mais abrangente, envolve todas as relações do qual envolve a humanidade.

  18. 2) Resposta correta é a alternativa D) IV Por quê? Observe a escala: a frente do terreno tem 10 metros e seu comprimento são 20 metros e sua frente está voltada para leste, onde o sol nasce. Conta: 10 metros x 20 metros = 200 m² • Por que as demais estão incorretas. a)I – o terreno apresenta 400m² e sua frente é voltada para o oeste. b)II – o terreno apresenta 400m². c)III- a frente do terreno é voltada para o oeste. e) V – o terreno apresenta 400m².

  19. 3) Está correta a alternativa C. Brasil, México, Índia, África do Sul e China. G8 + 5 = potências econômicas, políticas e industriais do mundo e as economias emergentes que se destacam no cenário mundial. 4) A) Essa grande região do globo tem por base um espaço descontínuo, onde a regionalização é realizada usando a sociedade como ponto de partida, ou seja, países desenvolvidos e subdesenvolvidos. b) Não se fundamenta em critérios sociais e econômicos semelhantes, independentemente do continente onde as áreas ou países se localizam. Os elementos naturais ( solo, clima, relevo) não servem como critério para definir o espaço socioeconômico.

  20. Para Praticar • 1) Foi em Nova Iorque, ou seja, escala local, porém afetou a economia nacional e consequentemente mundial. • 2.a) Critério natural: relevo montanhoso • b) Político-econômico: bloco econômico do Mercosul. • c) O mapa 1. O relevo demora para ser desgastado, enquanto um bloco econômico pode ter novos integrantes ou saída de membros a qualquer momento.

  21. Para aprimorar 1.a) É um problema de escala local, regional, nacional, porém de importância mundial, já que o desmatamento está relacionado com as mudanças climáticas globais. b) – petróleo no Oriente Médio. - gases responsáveis pelo efeito estufa. - crise econômica dos Estados Unidos.

  22. 2) A sociedade humana é mais complexa, vivencia mudanças mais rápidas do que a natureza. Portanto, é mais difícil regionalizar algum lugar com os aspectos sociais.

More Related