1 / 40

HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS

HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS. APRENDIZAGEM MOTORA. Prof.° Ms. Marco Aurélio Togatlian. FATORES QUE INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS. Embora relacionada à idade, a aquisição das habilidades motoras não é dependente da idade, mas de outros fatores:

tarika
Download Presentation

HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS APRENDIZAGEM MOTORA Prof.° Ms. Marco Aurélio Togatlian

  2. FATORES QUE INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS • Embora relacionada à idade, a aquisição das habilidades motoras não é dependente da idade, mas de outros fatores: • Da tarefa em si • Do indivíduo • Do ambiente

  3. HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS E DESENVOLVIMENTO • O movimento é um processo em desenvolvimento nos anos iniciais da infância; • O estágio de amadurecimento da maior parte das habilidades motoras fundamentais se dá por volta dos 6 anos.

  4. HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS E DESENVOLVIMENTO • Um “movimento fundamental” envolve os elementos básicos somente daquele movimento em particular; • Os traços básicos de um movimento fundamental devem ser os mesmos para todas as crianças.

  5. HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS • Estabilizadoras; • Locomotoras; • Manipulativas

  6. ESTABILIDADE • É o aspecto mais fundamental do aprendizado de movimentar-se; • Envolve a disposição de manter em equilíbrio a relação indivíduo / força da gravidade.

  7. ESTABILIDADE • Todo movimento envolve um elemento de estabilidade quando analisado da perspectiva do equilíbrio; • A estabilidade implica na manutenção do controle corporal em movimentos que favoreçam o equilíbrio; • Todas as atividades locomotoras e manipulativas são, em parte, movimentos estabilizadores.

  8. MOVIMENTOS AXIAIS Movimentos do tronco ou dos membros que direcionam o corpo em posição estacionária.

  9. MOVIMENTOS AXIAIS Inclinar-se, esticar-se, virar-se, balançar-se, alcançar, erguer, empurrar, puxar; Freqüentemente combinam-se com outros para criar habilidades motoras mais elaboradas; Desempenhos eficientes em ginástica, patinação e dança, incorporam movimentos axiais,bem como movimentos locomotores.

  10. ROTAÇÃO CORPORAL Requerem quantidades excessivas de controle de equilíbrio. Envolvem labirinto e cerebelo.

  11. DESVIO Combinado de movimentos locomotores de deslizar com rápidas alterações de direção, requerendo reações rápidas

  12. EQUILÍBRIO EM UM SÓ PÉ EQUILÍBRIO ESTÁTICO o mais comum a ser avaliado

  13. CAMINHADA DIRECIONADA

  14. APOIO INVERTIDO onde o corpo assume a posição de cabeça para baixo, por alguns segundos, antes da interrupção do movimento.

  15. MOVIMENTOS LOCOMOTORES FUNDAMENTAIS CAMINHADA Processo de perder e recuperar equilíbrio continuamente. O desenvolvimento da caminhada independente pode surgir entre os 09 e 17 meses. A maturação deste padrão de locomoção é atingida entre os 04 e os 07 anos.

  16. A MARCHA

  17. DESENVOLVIMENTO MOTOR

  18. A CORRIDA Não está associada ao desenvolvimento da marcha, toda criança que anda, em princípio, corre. O padrão amadurecido da corrida é fundamental para a participação bem sucedida nas atividades recreativas, de lazer e desportivas

  19. A CORRIDA

  20. Concentra-se no impulso, na fase de elevação e no padrão do pouso. SALTO DE UMA ALTURA

  21. SALTO VERTICAL Envolve a projeção do corpo verticalmente no ar,o impulso dado por um ou dois pés e o pouso, com os dois pés.

  22. SALTO HORIZONTAL É um movimento explosivo que requer o desempenho coordenado de todas as partes do corpo. Impulso e pouso devem ser feitos com os dois pés.

  23. PULO é similar à corrida, envolve transferência de peso de um pé a outro, perda de contato com a superfície, maior elevação e cobre maiores distâncias que a corrida. SALTO MISTO envolve a passada e o salto juntos, em padrão combinado de movimento. É um fluxo contínuo da passada e do salto, envolvendo o ritmo.

  24. MOVIMENTOS MANIPULATIVOS FUNDAMENTAIS Envolve o relacionamento de um indivíduo com objetos e caracteriza-se pela aplicação de força nos objetos e a recepção da força

  25. MOVIMENTOS AMORTECEDORES quando o corpo ou parte dele é posicionado no caminho de um objeto em movimento, com o propósito de parar ou desviar esse objeto: apanhar; aparar. MOVIMENTOS PROPULSORES quando um objeto é movimentado para longe do corpo: arremessar; chutar;bater; rolar.

  26. OS MOVIMENTOSMANIPULATIVOS ENVOLVEM Projeção de estimativa da trajetória Velocidade da viagem Precisão; Distância Massa do objeto em movimento OBS: COMBINAM MOVIMENTOS ESTABILIZADORES E LOCOMOTORES

  27. MOVIMENTOS MANIPULATIVOS FUNDAMENTAIS • Rolamento de bola • Arremesso supramanual • Ato de apanhar • Chute • Ato de aparar • Ato de rebater • Drible • Voleio

  28. SEQUÊNCIA DO SURGIMENTO DAS HABILIDADES DE ESTABILIDADE MOVIMENTO EMERGÊNCIA MATURIDADE

  29. SEQUÊNCIA DO SURGIMENTO DAS HABILIDADES LOCOMOTORAS MOVIMENTO EMERGÊNCIA MATURIDADE

  30. SEQUÊNCIA DO SURGIMENTO DAS HABILIDADES MANIPULATIVAS MOVIMENTO EMERGÊNCIA MATURIDADE

  31. AS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS SÃO A BASE DA PSICOMOTRICIDADE PARA A FUTURA AQUISIÇÃO DAS HABILIDADES MOTORAS ESPECÍFICAS PARA CADA DESPORTO... E O DESENVOLVIMENTO CONTINUA...

  32. APTIDÃO MOTORA Pode ser definida como as condições intrínsecas à tarefa, a certo indivíduo e ao ambiente, que tornam o domínio de uma tarefa particular apropriado.

  33. HABILIDADES MOTORAS ESPECIALIZADAS São padrões motores fundamentais maduros que foram refinados e combinados para formar habilidades esportivas específicas e habilidades motoras complexas. Habilidades motoras especializadas são específicas de tarefas. Os movimentos fundamentais não o são.

  34. PROGRESSO DAS HABILIDADES MOTORAS ESPECIALIZADAS ESTÁGIO DE TRANSIÇÃO Primeiras tentativas de combinar e refinar padrões motores maduros; Aumento de interesse nos esportes e nos padrões de desempenho; As crianças não se sentem limitadas por fatores anatômicos, fisiológicos ou ambientais; O indivíduo procura “compreender a idéia” de como desempenhar a habilidade esportiva; A habilidade e a competência são limitadas.

  35. PROGRESSO DAS HABILIDADES MOTORAS ESPECIALIZADAS ESTÁGIO DE APLICAÇÃO O indivíduo torna-se mais consciente de seus recursos físicos pessoais; A ênfase está na melhora da competência; O treino é a chave para o desenvolvimento de níveis superiores de habilidade.

  36. PROGRESSO DAS HABILIDADES MOTORAS ESPECIALIZADAS ESTÁGIO DE UTILIZAÇÃO PERMANENTE Os indivíduos reduzem a área de suas buscas atléticas; Algumas áreas são escolhidas para a participação em atividades competitivas; Atividades permanentes são escolhidas com base nos interesses pessoais, habilidades, disponibilidade e em experiências passadas; Ocorre uma crescente responsabilidade e compromisso de tempo.

  37. O desenvolvimento motor fundamental maduro é pré-requisito para a incorporação bem sucedida de habilidades motoras especializadas. O desenvolvimento de habilidades motoras especializadas é altamente dependente de oportunidades para a prática, encorajamento e ensino de qualidade. (GALLAHUE, 2003)

  38. Caminhar; correr, pular, saltar, elevar-se básicas Hab.mot. fund.locom. Galopar, deslizar, saltar obstáculos, escalar combinações Inclinar-se; Alongar-se; Virar; girar; balançar axiais Hab. mot. fund. estab. Estáticas e dinâmicas Apoios invertidos; rolamento corporal; iniciar; parar; esquivar-se; equilibrar-se Arremessar, chutar, rebater, rolar propulsores Hab. mot. fund. manip. amortecedores Apanhar, driblar Hab. Mot. Especializadas aplicadas basquetebol futebol atletismo natação lutas handebol dança voleibol Esportes de raquete

  39. Depois que uma criança alcança o estágio maduro de um padrão motor fundamental, poucas alterações ocorrem na forma daquela habilidade motora na fase motora especializada. O refinamento do padrão e variações na forma de estilo ocorrem à medida que se alcança maior habilidade (precisão, exatidão e controle), porém, o padrão básico permanece inalterado. (WICKSTROM, 1983)

  40. As habilidades motoras especializadas são movimentos fundamentais maduros que foram adaptados às necessidades específicas de uma atividade esportiva, recreativa ou do cotidiano.

More Related