1 / 23

CAMINHOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

CAMINHOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. 1808 - 1822. VINDA DA FAMÍLIA RELA E DA CORTE PORTUGUESA AO BRASIL. VINDA DA FAMÍLIA RELA E DA CORTE PORTUGUESA AO BRASIL.

tamira
Download Presentation

CAMINHOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CAMINHOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL 1808 - 1822

  2. VINDA DA FAMÍLIA RELA E DA CORTE PORTUGUESA AO BRASIL

  3. VINDA DA FAMÍLIA RELA E DA CORTE PORTUGUESA AO BRASIL Diante do Bloqueio Continental, os governantes de Portugal estavam “entre a Cruz e a Espada”. Se aceitassem, as tropas de Jaime III (Inglaterra) invadiriam o Brasil; se não aceitassem, as tropas de Napoleão Bonaparte invadiriam Portugal. Diante disso, a saída encontrada foi a vinda da Família Real e da Corte Portuguesa ao Brasil, fugindo do Exército Francês e auxiliado pela Marinha Inglesa. Mais de 15.000 pessoas vieram ao Brasil na viagem.

  4. DONA MARIA, A LOUCA

  5. Dona Maria I, mais conhecida como Dona Maria, a Louca, foi rainha de Portugal de 1777 e 1816. Durante os 20 últimos anos de vida, apresentou uma “doença mental”, a partir da qual foi considerada incapaz de governar. Por isso, seu filho Dom João VI foi declarado Príncipe Regente, para governar em seu lugar. Durante os preparativos para a vinda ao Brasil, teria dito: “Não corram! Parece até que estamos fugindo!” DONA MARIA, A LOUCA

  6. DOM JOÃO VI

  7. DOM JOÃO VI Dom João VI era o segundo filho de Dona Maria I, somente assumindo o trono após a morte de seu irmão mais velho. Tornou-se rei de Portugal de 1916 a 1926, quando faleceu. Dizem que ele teria chorado quando soube que seria rei de Portugal. Casou-se com Carlota Joaquina.

  8. DONA CARLOTA JOAQUINA

  9. DONA CARLOTA JOAQUINA Dona Carlota Joaquina era filha dos reis da Espanha, quando casou-se com Dom João Vi e tornou-se rainha de Portugal. Era uma aliança entre as duas nações ibéricas. Tinha personalidade forte. Antes de vir ao Brasil, conspirou contra seu marido para tirá-lo do trono e, por isso, ficou 03 anos presa no Palácio de Queluz. Saiu de lá para vir ao Brasil, mas odiou a sua estadia aqui.

  10. O BRASIL DA ÉPOCA

  11. O BRASIL DA ÉPOCA O Brasil daquela época era muito diferente do atual. A bandeira, já verde e amarela, ainda tinha o brasão da Família Real Portuguesa (Bragança). Suas fronteiras eram menores e a divisão por províncias era diversa da que vemos hoje nos estados (São Paulo fazia fronteira com o Rio Grande do Sul). Durante sua estadia no Brasil, Dom João VI invadiu e anexou a Guiana Francesa e o Uruguai. O primeiro foi devolvido à França (que ainda possui essa colônia na América do Sul) e o segundo se tornou independente (a Argentina ainda o queria).

  12. A SOCIEDADE BRASILEIRA

  13. A SOCIEDADE BRASILEIRA O Brasil do início do século XIX era muito diferente do atual. A maior parte da população vivia no campo. Não tínhamos indústrias, faculdades, bibliotecas, teatros, bancos próprios... A população não tinha acesso à banheiros, não tomava banho diariamente, só podia ser católica, viviam em ruas muito fedidas e sem iluminação pública, ...

  14. ATOS DE DOM JOÃO VI NO BRASIL

  15. ATOS DE DOM JOÃO VI NO BRASIL A vinda da Família Real e da Corte Portuguesa transformou o Brasil. Dom João assinou o “Tratado de Abertura dos Portos às Nações Amigas”, que punha fim ao Pacto Colonial. O Rio de Janeiro tornou-se capital do Império Português. Liberou a instalação de manufaturas e transformou o Brasil em Reino Unido a Portugal. Também criou o Banco do Brasil, a Casa da Moeda, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Biblioteca Nacional.

  16. DOM PEDRO I

  17. DOM PEDRO I Pedro de Alcântara Francisco Antonio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Paschoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon era filho de Dom João VI e de Dona Carlota Joaquina. Fez a Independência do Brasil e se tornou o primeiro rei daqui. É conhecido como “O Libertador” do Brasil e de Portugal (pois retornou a seu país para libertá-lo do absolutismo monárquico imposto por seu irmão Dom Miguel ali).

  18. IMPERATRIZ LEOPOLDINA

  19. IMPERATRIZ LEOPOLDINA Dona Maria Leopoldina de Habsburgo era princesa da Áustria e casou-se em Viena com Dom Pedro para concretizar uma aliança entre Portugal e sua terra natal. De ótima educação, aturou as inúmeras traições de seu marido (principalmente com a Marquesa de Santos). A primeira imperatriz do Brasil faleceu aqui, onde encontra-se enterrada, talvez devido às agressões físicas que sofreu de seu marido.

  20. INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

  21. INDEPENDÊNCIA DO BRASIL A Independência do Brasil foi feita por Dom Pedro I no dia 07 de setembro de 1822. Foi feita às margens do Rio Ipiranga, na cidade de São Paulo –local onde hoje se encontra um museu. Dom Pedro I estava apenas acompanhado de alguns empregados, pois tinha ido “visitar” a Marquesa de Santos quando recebeu notícias de que Portugal tinha revogado seu título e suas ordens aqui. O quadro anterior foi pintado por Pedro Américo em 1888, não correspondendo à realidade do “Grito do Ipiranga”.

  22. JOSÉ BONIFÁCIO

  23. JOSÉ BONIFÁCIO José Bonifácio é conhecido pelo apelido de "Patriarca da Independência". Brasileiro, era o principal Conselheiro de Dom Pedro I, incentivou a Independência e organizou a ação militar contra os focos de resistência à separação de Portugal. Quando Dom Pedro I retorna a Portugal e deixa aqui seu filho Dom Pedro II com apenas 05 anos, é declarado o tutor do príncipe. José Bonifácio, por conta disso, acaba por ser a figura mais influente do Segundo Reinado, também.

More Related