Download
1 / 47

Recicla CT - PowerPoint PPT Presentation


  • 124 Views
  • Uploaded on

Recicla CT. Implantação do projeto de reciclagem no Centro de Tecnologia da UFRJ, visando abranger toda a universidade. Importância.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about ' Recicla CT' - tacy


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

Recicla CT

Implantação do projeto de reciclagem no Centro de Tecnologia da UFRJ, visando abranger toda a universidade.


Importância

A implantação de um programa de reciclagem na UFRJ é de suma importância: não só pela obrigação legal, mas também para gerar uma mudança de atitudes em alunos, professores e funcionários.


Conscientização

Uma mudança de comportamento não ocorre da noite para o dia. É preciso tempo, ações de longo prazo e uma estratégia que envolva o público, de modo que este se sinta parte de algo maior e mais importante.


Estratégias de comunicação

No que compete à comunicação, as ações devem ser pensadas para atender a estas necessidades, envolvendo o público e estimulando sua participação (não apenas enquanto a campanha está no ar, mas em caráter permanente).

Tendo isto em vista, nossas ações de comunicação visam a conscientização da importância não só do processo de reciclagem, mas da noção de que cada um é peça-chave para que o programa Recicla UFRJ funcione.


Para o sucesso do Recicla, a divulgação precisa atingir todos que freqüentam o campus, principalmente alunos e funcionários, conscientizando-os para que participem do projeto.

  • Material de divulgação:

  • Panfletos

  • Cartazes

  • Adesivos

  • Cartilha

  • Régua


Panfletos
Panfletos todos que freqüentam o campus, principalmente alunos e funcionários, conscientizando-os para que participem do projeto.

Panfleto (verso)/ couché brilho

Panfleto (frente) / couché brilho


Panfletos1
Panfletos todos que freqüentam o campus, principalmente alunos e funcionários, conscientizando-os para que participem do projeto.

Panfleto reciclato(frente) / reciclato

Panfleto reciclato (verso) / reciclato


Lixeira
Lixeira todos que freqüentam o campus, principalmente alunos e funcionários, conscientizando-os para que participem do projeto.


Adesivos de banheiro todos que freqüentam o campus, principalmente alunos e funcionários, conscientizando-os para que participem do projeto.

  • Os adesivos de banheiro, por serem adesivos, têm um caráter mais duradouro do que simples cartazes afixados nos corredores do CT.

  • Por se encontrarem em locais inusitados (na visão tradicional banheiro não é lugar de publicidade), chamam a atenção, geram burburinho e fazem a mensagem ser replicada por muito tempo mais (comentários que vão desde o "você viu o que fizeram no banheiro do 3º andar" até o "cara, não sabia que a gente produzia tanto lixo que poderia ser reaproveitado").


Novos adesivos 20 x 30 cm
Novos adesivos ( todos que freqüentam o campus, principalmente alunos e funcionários, conscientizando-os para que participem do projeto.20 x 30 cm)


Cartazes a3
Cartazes (A3) todos que freqüentam o campus, principalmente alunos e funcionários, conscientizando-os para que participem do projeto.

Cartaz (fundo branco)

Cartaz (papel reciclado)


Régua todos que freqüentam o campus, principalmente alunos e funcionários, conscientizando-os para que participem do projeto.


R gua marcador de livro
Régua/Marcador de livro todos que freqüentam o campus, principalmente alunos e funcionários, conscientizando-os para que participem do projeto.

- O uso de kits e brindes, como a régua, também é uma estratégia importante, pois são materiais que carregam a mensagem e que não têm a vida curta como um folheto. As pessoas irão usar esses brindes por um bom tempo e, consequentemente, estarão expostas à mensagem que eles carregam.- Esse maior tempo de existência de uma peça publicitária com a qual o público irá interagir é fundamental para gerar a mudança de atitude que é adotar a reciclagem como uma atividade comum do dia a dia, do mesmo modo que estudar, comer, pegar ônibus. O intuito é fazer com que as pessoas internalizem o processo, não precisando, no futuro, pensar muito nas cores das lixeiras e o material a que são destinadas; elas saberão onde jogar seu lixo e farão isso não porque é uma obrigação, mas porque será melhor para todos.


Frente
FRENTE todos que freqüentam o campus, principalmente alunos e funcionários, conscientizando-os para que participem do projeto.

Nova régua/marcador


Verso
VERSO todos que freqüentam o campus, principalmente alunos e funcionários, conscientizando-os para que participem do projeto.

NORMAL

EM RECICLATO


Cartilha todos que freqüentam o campus, principalmente alunos e funcionários, conscientizando-os para que participem do projeto.


Ações / distribuição do material todos que freqüentam o campus, principalmente alunos e funcionários, conscientizando-os para que participem do projeto.


Distribuição do material todos que freqüentam o campus, principalmente alunos e funcionários, conscientizando-os para que participem do projeto.

O momento de maior visibilidade para ações alternativas (e interativas) é o início das aulas, quando todos estão envolvidos com matrícula, trote, etc. É nesta época que atingiremos o maior nível de recall.

Portanto, visando um melhor aproveitamento da verba para alcançarmos os objetivos desejados pelo cliente, apresentamos 3 alternativas de ações imediatas, guardando as grandes ações para o início do semestre que vem.

1 – Na primeira reunião (22/07) nos foi informado que a ARERJ realizaria ações durante algum da evento UFRJ, provavelmente no UFRJ Ambientável. Tais ações deverão chamar bastante atenção do público presente. A proposta é usarmos a ação deles para divulgar também o Recicla CT. Assim, potencializaremos o impacto da mensagem, gerando um maior recall.



2 - todos que freqüentam o campus, principalmente alunos e funcionários, conscientizando-os para que participem do projeto.A segunda ação consiste em distribuir o nosso material (folheto e marcador) no kit do próprio evento. Assim, o público presente terá uma relação muito mais próxima com o material, além de não corremos o risco de criar situações invasivas para o público, o que geraria uma rejeição ao material.

3 - Por fim, propomos a montagem de um stand, onde além da distribuição do material (folheto e marcador/régua) esclarecimentos sobre o projeto seriam fornecidos. Para atrair a atenção do público presente, usaríamos coletores iluminados com as respectivas cores (coletor do metal com luz amarela, coletor do papel com luz azul, e assim por diante).



As ações mais indicadas, notando-se a verba destinada à promoção do Recicla CT, são as ações 1e 2, por seu custo de execução ser quase zero.

Nestas ações, não teríamos custos para viabilizar a ação (além dos custos de confecção do material) nem gastaríamos com uma equipe qualificada para executá-la.

O Lupa acredita que além de evitar a execução de ações invasivas, devemos concentrar nossos maiores esforços na semana de matrículas e no início das aulas no CT.


Orçamentos promoção do Recicla CT, são as


Orçamento promoção do Recicla CT, são as

Régua/marcador de livro 274x5cm


Orçamento promoção do Recicla CT, são as

Folhetos 21x15cm


Orçamento promoção do Recicla CT, são as

Cartilha A5(aberto).14,8x10.5cm (fechada).Capa em reciclato


Orçamento promoção do Recicla CT, são as

Cartaz A3


Orçamento promoção do Recicla CT, são as

Adesivos ( vinil.transparente)


Or amento
Orçamento promoção do Recicla CT, são as

De acordo com as necessidades do cliente Recicla CT e a verba disponibilizada pelo mesmo, o Lupa recomenda a gráfica ACE Digital para realização gráfica dos seguintes itens: régua/marcador, folhetos, cartazes e cartilhas, por julgar tal orçamento mais adequado.

Da mesma forma, o Lupa recomenda a gráfica AGGIO para a produção gráfica dos adesivos, por julgar tal orçamento também mais adequado ao cliente.

Custo total (folhetos + cartilha + marcadores + adesivos) : R5.335,00.


OBSERVAÇÃO promoção do Recicla CT, são as :

A expressão “4/4” (lê-se quatro barra quatro) corresponde a um impresso cuja frente e o verso apresentam a combinação de quatro cores: ciano, amarelo, magenta e preto. O algarismo à frente da barra representa o número de cores (dentre as mencionadas acima) contidas na frente do impresso. Enquanto o algarismo em seguida à barra representa o número de cores (dentre as mencionadas acima) contidas no verso do impresso. Lembrando que tais algarismos podem variar de 0 – nenhuma – a 4.

Na área gráfica, chamamos Reciclato (marca registrada pela empresa Suzano Celulose) o papel de coloração amarelada e sem brilho. Portanto o reciclato, neste caso, não é papelão.


Sugest es lupa
Sugestões LUPA promoção do Recicla CT, são as

Em se tratando de um projeto que apóia a reciclagem, o RECICLA CT deve utilizar ao máximo o material reciclado (reciclato) em sua campanha, a fim de reforçar a sua imagem e condizer ao objetivo. Portanto a sugestão do Lupa é que se evite a utilização de materiais que futuramente venham a degradar o ambiente e não sejam facilmente recicláveis, como é o caso do PVC.

A cartilha, por ser o material de divulgação mais completo, deve conter todas as informações do projeto. Portanto, é de suma importância que contenha a forma de utilização dos coletores, esclarecendo o que deve ser colocado em cada um desses.

Talvez seja interessante criar um único meio impresso de divulgação das informações, tanto para alunos quanto professores. Um panfleto universal (como o da USP) resolveria o problema de comunicação, já que neste todos os coletores estariam contidos e os materiais a serem depositados, citados.

Por último, a agência gostaria de participar de todas as reuniões em que as peças fossem apresentadas, a fim de esclarecer dúvidas e explicar determinados conceitos.