1 / 18

Ginástica: uma nova maneira de aprisionar os corpos?

Ginástica: uma nova maneira de aprisionar os corpos?. Prof.ªPaula Djane. Espelho, espelho meu existe alguém mais bela(o) do que eu?. - Sociedade fundamentada nos valores do capitalismo; - Fixar industrias pautadas no lucro;

soren
Download Presentation

Ginástica: uma nova maneira de aprisionar os corpos?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ginástica: uma nova maneira de aprisionar os corpos? Prof.ªPaula Djane

  2. Espelho, espelho meu existe alguém mais bela(o) do que eu?

  3. - Sociedade fundamentada nos valores do capitalismo; • - Fixar industrias pautadas no lucro; • -Melhorar a vida das pessoas surgem produtos variados: deste alimentos até intervenções cirúrgicas.

  4. Engenharia genética, cirurgia a laser, silicones, alimentos transgênicos, anabolizantes compõem um instrumental contemporâneo diversificado, que vai redimensionando o corpo numa velocidade espantosa. ( Virilio, 1996).

  5. Todas essas supostas imperfeições são alvos de enormes investimentos da industria de cosméticos e das academias, que criam variados artefatos cada vez mais sofisticados, com o objetivo de adaptar os corpos as exigências da sociedade.

  6. Será que atingir este ideal de corpo ditado pela mídia é fácil? • Que motivos nos levam a mudar a própria aparência? Ate que ponto essa vontade de mudar é movido por vaidade própria?

  7. Esta imagem “ideal” de corpo, desejada por algumas pessoas, esta baseada exclusivamente na aparência e para reforçar essa idéia, há varias personalidades famosas na mídia que têm a sua imagem intensa e constantemente vinculada ao “corpo perfeito”.

  8. PRISIONEIROS DA VAIDADE: O CORPO COMO VITIMA... • Se voltarmos um pouco na historia, vamos observar que esta não é uma preocupação tão nova. • Por volta do século XVII ate a segunda metade do século XVIII, valorizava-se a “imobilidade corporal”. Esta era extremamente necessária e determinava a diferença aristocracia e a burguesia.

  9. Dessa forma o corpo deveria exibir um aspecto firme, no qual o modelo ideal era o “retilíneo”. Para atingir esse modelo, os espartilhos eram artefatos amplamente utilizados entre as damas.

  10. A partir de diversos questionamentos, um biólogo e pedagogo Frances Georges Demeny (1850- 1917), afirmava a importância de hábitos saudáveis e este deveriam ser desenvolvidos por meio de exercícios físicos adequados e bem dosados, desde a infância.

  11. Afinal qual a relação do consumo e da mídia com a Ginástica? • Existe uma intima relação entre todos esses aspectos , pois era por meio do exercício físico que se modelava o corpo. • Para entendermos melhor, vamos fazer um recorte histórico, considerando o século XIX e a Europa marcada pelo processo fabril.

  12. Em meio ao processo de industrialização, começaram também a surgir mais problemas relativos à saúde dos trabalhadores, como: doenças, alto índice de mortalidade, vícios posturais. • Os exercícios físicos denominados métodos ginásticos, foram encarados de diferentes formas nos países da Europa, tais como: França, Suécia, Dinamarca e Alemanha.

  13. Os exercícios físicos transforma-se em uma atividade precisamente codificada, cujos movimentos se apresentavam em detalhes. • Os estudos do corpo eram voltados aos aspectos: • Anatomia; • Fisiologia • Mecânica • Termodinâmica.

  14. Como se deu o processo de inserção da ginástica no Brasil? • Houve forte influência do processo de industrialização e a implantação da ginástica foi muito semelhante ao que ocorreu na Europa. • Foi a partir do conhecimento e das teorias construídas na Europa, que , no Brasil, os médicos reorganizaram um novo modelo de ginástica para a população brasileira.

  15. Havia uma certa preocupação com questões que se referem à saúde , à higiene e ao corpo dos indivíduos. • Valorizou-se normas e costumes que contribuíram para a promoção de hábitos saudáveis. Dessa forma havia a necessidade de criar um mecanismo para prevenir e tratar doenças advindas desse novo processo, para que o trabalhador suportasse as condições de trabalho oferecidas.

  16. Podemos perceber, ao longo da historia da ginástica, que a preocupação com as “formas modelares de educar e cuidar o corpo” não é algo novo. Algumas vezes essa preocupação aparece com mais intensidade; outras vezes, com menos.

  17. Obrigada!

More Related