1 / 41

O que é Marketing

O que é Marketing É o processo gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. (pg . 7 ). Os objetivos do Marketing C riar Valor para a marca Maximizar o lucro  Satisfação do consumidor

sine
Download Presentation

O que é Marketing

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O que é Marketing • É o processo gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. (pg. 7)

  2. Os objetivos do Marketing • Criar Valor para a marca • Maximizar o lucro  • Satisfação do consumidor • Valorizar ações e investimentos • Criar fidelidade com o cliente (interno e externo) • Relacionamento com a comunidade

  3. “Marketing é tão básico que não pode ser visto como uma função separada. É o negócio total visto do ponto de vista de seu resultado final, isto é, do ponto de vista do consumidor... O sucesso empresarial não é determinado pelo fabricante, mas pelo consumidor” Peter Drucker

  4. Administração de Marketing É o processo que envolve analise planejamento, implantação e controle; que envolva bens, serviços e ideias que se fundamentam na noção da troca; que a meta é produzir satisfação para todas as partes envolvidas.

  5. O Marketing conceitua-se como: - Produtos (bens, serviços e ideias); - Valor, custo e satisfação; - Troca e transações; - Relacionamentos e redes; - Mercados; - Empresas e consumidores em potenciais.

  6. Necessidades, Desejos e Demandas A Necessidade é o estado de privação de alguma satisfação básica. As pessoas exigem alimento, roupa, abrigo, segurança, sentimento de posse e autoestima. Essas necessidades não são criadas pela sociedade ou empresa, pois elas simplesmente existem e estão em nosso ser.

  7. Necessidades, Desejos e Demandas Desejos são satisfações especificas para atender as necessidades humanas. Ex.: Eu poderia escolher qualquer liquido para matar minha sede, mas o meu desejo é por Coca-Cola. Portanto, os desejos sim são moldados e remodelados por empresas, escolas, famílias...etc.

  8. Necessidades, Desejos e Demandas Enfim chegamos a demanda que são desejos por produtos específicos, e assim as diferenças que fazem os especialistas de marketing tão importantes no mercado, pois, eles analisam e agem influenciando os desejos.

  9. Ex.: O profissional de marketing vai promover junto com outras forças, a idéia de que a Mercedes poderia satisfazer a necessidade de certa pessoa por “status social”. Comprando um Mercedes todos saberiam que ele está numa classe social privilegiada. Assim entendemos como o marketing não cria necessidade por “status social”, mas influênciaa demanda ao oferecer o produto apropriado, atraente, adquirível, facilmente disponível aos consumidores alvos.

  10. Mercados Um mercado consiste em todos os consumidores alvos que partilha a mesma necessidade ou desejo especifico dispostos e habilitados para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade e desejos. Assim, o tamanho do mercado depende do número de pessoas que mostram a necessidade ou desejos, podendo ser de um mesmo sexo ou não, mesma idade, ou não; mesma região, ou não; isso tudo vai depender de um estudo de mercado que vai apontar essas pessoas, onde elas estão e quem elas são.

  11. A figura mostra o relacionamento entre empresa (nesse caso uma indústria) com o mercado.

  12. MIX MARKETING Também conhecido como “4ps” é o conjunto de ferramentas e estratégias que a empresa usa para atingir seus objetivos.

  13. MIX MARKETING

  14. PRODUTO Que pode ser um bem físico, serviço e ou ideias; a oferta tangível da empresa para o mercado que inclui qualidade, design, características, marca, embalagem, etc. Este é o produto.

  15. PREÇO Do montante cobrado por um produto e/ou serviço. É a quantidade de valor, bens ou serviços que deve ser dada para se adquirir a propriedade ou uso de um determinado produto. O consumidor ao adquirir um produto, paga o preço e recebe os benefícios dele.

  16. PRAÇA Também é conhecida como ponto-de-venda ou canal de distribuição e pode ser descrita como sendo uma rede organizada de órgãos e instituições que, em combinação, executam todas as funções necessárias para ligar os fabricantes aos usuários-finais a fim de realizar a tarefa de marketing.

  17. PROMOÇÃOMuitas vezes, confundimos propaganda com marketing. Isso ocorre porque o fato do composto promocional ser a parte do marketing que mais aparece e é percebida pelas pessoas. Assim Podemos considerar as ferramentas da promoção: - Propaganda; Promoção de vendas, Relações Públicas e Publicidade, Força de Vendas e Marketing Direto.

  18. COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO O marketing moderno exige mais do que desenvolver um bom produto, estabelecer um preço atraente e torná-lo acessível aos consumidores alvo. As empresas devem comunicar-se com seus consumidores atuais e potenciais, varejistas, fornecedores e o publico geral. Inevitavelmente qualquer empresa assume papel de comunicadora e promotora.

  19. PROPAGANDA A propaganda é um item que está inserido dentro da promoção e juntas desempenham papel fundamental na criação de valor para o cliente. A propaganda se torna importante porque informa os clientes sobre os produtos e ativa a necessidade de comprá-los

  20. PROMOÇÃO DE VENDAS As ferramentas de promoção de vendas são: cupons, concursos, prêmios, entre outras e possuem três características distintas: de comunicação, que visa atrair a atenção dos consumidores; de incentivo, que visa estimular o consumo; e de convite, que objetiva convidar para uma transação imediata

  21. RELAÇÕES PÚBLICAS Trata-se do desenvolvimento de apelos, junto ao consumidor, utilizando histórias da empresa ou da criação de produtos reconhecidos no mercado. Pode, até mesmo, valer-se de institutos sociais e obras de caridade de que a empresa participa.

  22. PUBLICIDADE • É toda comunicação que não é paga pela veiculação. • Por exemplo, quando um artigo sobre um produto é publicado em um jornal ou revista, as características do produto são comunicadas ao público sem ônus para a empresa.

  23. FORÇA DE VENDAS É a ferramenta mais eficaz em termos de custos nos estágios finais do processo de compra, particularmente, no desenvolvimento da preferência, convicção e ação do consumidor. A venda pessoal envolve relacionamento ao vivo, imediato e interativo com o consumidor, permitindo uma relação duradoura.

  24. MARKETING DIRETO A identificação do potencial de retorno do marketing direto é fácil de ser percebida. Basta imaginar a quantidade de ações de marketing em massa que se recebe diariamente sem participar do público-alvo a que elas se destinavam.

  25. FERRAMENTA DE COMUNICAÇÕES Promoção de vendas são ferramentas usadas pelos profissionais de marketing que fazem parte do nosso dia-a-dia. Quantas vezes não recortamos selos em embalagens para concorrer a um carro ou uma casa?

  26. PLANO DE COMUNICAÇÃO O processo de comunicação consiste em nove elementos: emissor, receptor,mensagem,mídia, codificação, decodificação, resposta, “feedback” e ruído. Para veicular suas mensagens, as empresas devem codificá-las de maneira que leve em consideração como a audiência-alvo, geralmente, as decodifica.

  27. AS “8” ETAPAS DE UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ • Identificação da audiência-alvo • Determinação dos objetivos de comunicação • Preparação da mensagem • Seleção das mídias (plano de mídia) • Estabelecimento de orçamento • Decisão sobre quais mídias investir • Administração e coordenação do processo de comunicação • Mensuração dos resultados

  28. ESTUDO DAS CORES Cor é luz. Sem luz, nossos olhos não podem ver as cores. A luz branca é formada pela reunião de numerosas radiações coloridas que podem ser separadas. A cor é o resultado do reflexo da luz que não é absorvida por um pigmento. Assim podemos estudar as cores sob dois aspectos que estão diretamente relacionados embora sejam aparentemente opostos: a COR-LUZ e a COR-PIGMENTO.

  29. COR E PIGMENTO Você já experimentou descobrir as cores? Esfregue as cascas das frutas, folhas verdes, sementes, pétalas de flores até sentir o sumo com sua cor. Algumas suaves, outras mais intensas, mas tudo tem alguma cor. Essas são as cores pigmento. O pigmento é o que dá cor a tudo o que é material.

  30. CORES PARA IMPRESSORA

  31. SIGNIFICADO DAS CORES O Preto está associado àideia de morte, luto ou terror, no entanto também se liga ao mistério e à fantasia, sendo hoje em dia a cor da sofisticação e luxo. O branco associa-se àideia de paz, de calma, de pureza. Significa inocência e pureza. O cinzento pode simbolizar o medo ou a depressão, mas é também uma cor que transmite estabilidade, sucesso e qualidade.

  32. SIGNIFICADO DAS CORES O Bege é uma cor que transmite calma e passividade. Está associada à melancolia e ao clássico. O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência e agressividade. O Verde significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma. O Amarelo transmite calor, luz e descontração. É também uma cor energética, ativa que transmite otimismo. Está associada ao Verão.

  33. SIGNIFICADO DAS CORES O Laranja é uma cor quente, tal como o amarelo e o vermelho. Significa movimento e espontaneidade. O Azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho. O Castanho é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.

  34. O Roxo transmite a sensação de tristeza. Significa prosperidade, nobreza e respeito. O Lilás significa espiritualidade e intuição. O Rosa significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo. O prateado ou cor prata é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade, à inovação. O Dourado ou cor ouro está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, a algo majestoso. SIGNIFICADO DAS CORES

  35. ALINHAMENTO Alinhamento Esquerdo Padrão de leitura ocidental As pessoas reconhecem com mais naturalidade Alinhamento Centralizado Se for para centralizar. Faça, com que seja óbvio Alinhamento Direito Algumas pessoas interpretam como irregular

  36. PERCEPÇÃO DE EQUILÍBRIO Um layout pode ter vários ruídos que podem fazer com que a mensagem não chegue ou receptor, muitas dessas falhas acontecem por não conseguirmos dar o equilíbrio, ritmo e harmonia necessários para a peça. Regras fundamentais para composições gráficas de sucesso:  Respeite as Proporções – para manter o equilíbrio é importante que as áreas com conteúdo tenham o mesmo volume visual de informação; Respeite a Harmonia – O cérebro tende a perceber mais rápido e fácil as formas organizadas;

  37. Acrescente ritmo ao layout – Movimento, massa e harmonia podem sugerir ritmo, tornando a leitura de alguns elementos mais rápidos ou lentos, utiliza-se de linha, tom, cor, formato de texto e assim manipulando a leitura e oferecendo o caminho confortável para os olhos;

  38. Escolha poucas e boas fontes – Usar uma fonte inadequada para o conteúdo pode provocar a falta de vontade de terminar a leitura; Deixe o layout respirar – A área de “Respiro” é o equilíbrio entre as áreas com e sem informação, esses espaços em branco são área de descanso visual e ajudam a dar ritmo a leitura.

  39. FONTES BIBLIOGRÁFICAS • LEVINSON, Jay Conrad. Marketing de Guerrilha: táticas e armas para obter grandes lucros com pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro ,Best Seller, 2010 . • - KOTLER, Philip. Administração de Marketing Análise, Planejamento, Implantação e Controle. São Paulo, Atlas S.A, 1998. • - NÖTH, Winfried .Panorama da semiótica :de Platão a Peirce -4.ed.  São Paulo , ANNABLUME, 2005. 

More Related