1 / 44

Os patriarcas:Ancestrais da fé israelita Gn 12-50

Os patriarcas:Ancestrais da fé israelita Gn 12-50. Classe Visão Bíblica Pb. Iberê Arco e Flexa 27/03/2011. Patriarcas:. Abraão, Isaque e Jacó/Israel : indivíduos que estão nos fundamentos de nossa fé.

shino
Download Presentation

Os patriarcas:Ancestrais da fé israelita Gn 12-50

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Os patriarcas:Ancestrais da fé israelitaGn 12-50 Classe Visão Bíblica Pb. Iberê Arco e Flexa 27/03/2011

  2. Patriarcas: • Abraão, Isaque e Jacó/Israel: indivíduos que estão nos fundamentos de nossa fé. • Os acontecimentos do período dos patriarcas se encaixam bem na Média Idade do Bronze (~2200~1550 aC). • Gn 12-50 começa a tratar do problema do pecado no mundo.

  3. Abraão • O judaísmo, o cristianismo e o islamismo o reverenciam como “pai na fé” • Por meio de Abraão, Deus revela seu propósito e seu plano em relação ao universo • Por meio das promessas a Abrão, Deus revelou que tinha um plano!

  4. História de Abraão • Originário de Ur, na Caldéia, ao sul da Babilônia, emigrou com seu pai e demais familiares, Tera, para Harã. Depois emigrou para a Palestina, dali para o Egito e dali, definitivamente para a Palestina, a Terra Prometida.

  5. Tera morreu em Harã e o Senhor chamou a Abrão:

  6. O chamado de Deus (Gn 12.1-5) • 1Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; 2de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! 3Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra. • 4Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o Senhor, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã. 5Levou Abrão consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as pessoas que lhes acresceram em Harã. Partiram para a terra de Canaã; e lá chegaram.

  7. História de Abraão • Abrão era um homem nômade, muito rico. • Obedecendo ao chamado de Deus, Abrão emigra de Harã, no atual Iraque, para a Palestina, atual Israel, a terra prometida por Deus.

  8. História de Abraão • Em tempos de fome, Abrão emigra para o Egito e depois retorna à Palestina. • Seus rebanhos e os de seu sobrinho Ló eram enormes e a terra não podia sustentá-los; Abrão e Ló se separam.

  9. História de Abraão • Deus faz promessas a Abrão e com ele faz um pacto de aliança. • Abrão é fiel a Deus, e as promessas de Deus começam a se realizar ainda em sua vida. • Deus submete Abraão a um teste terrível, mas Abraão comprova a sua fidelidade e se sai bem no teste. Deus o abençoa em tudo e Abrão vive até os 175 anos.

  10. Por quê Abraão é o nosso Pai na Fé?

  11. Gn 15.6 Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça. • Rm 4.3 Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça.

  12. Rm 1.17 visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé. Fundamento da doutrina da Salvação pela Fé!

  13. Para um homem de seu tempo, os bens mais preciosos eram descendentes e terra. Abraão não tinha nem descendentes nem uma terra que fosse sua. Pois Deus lhe promete exatamente o que lhe era mais precioso! • Gn 15

  14. Gn 15 1-6 - 1Depois destes acontecimentos, veio a palavra do Senhor a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande. 2Respondeu Abrão: Senhor Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? 3Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro. 4A isto respondeu logo o Senhor, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. 5Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. 6Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça.

  15. Gn 15. 7-11 - 7Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te por herança esta terra. 8Perguntou-lhe Abrão: Senhor Deus, como saberei que hei de possuí-la? 9Respondeu-lhe: Toma-me uma novilha, uma cabra e um cordeiro, cada qual de três anos, uma rola e um pombinho. 10Ele, tomando todos estes animais, partiu-os pelo meio e lhes pôs em ordem as metades, umas defronte das outras; e não partiu as aves. 11Aves de rapina desciam sobre os cadáveres, porém Abrão as enxotava.

  16. Gn 15. 12-18 - 12Ao pôr-do-sol, caiu profundo sono sobre Abrão, e grande pavor e cerradas trevas o acometeram; 13então, lhe foi dito: Sabe, com certeza, que a tua posteridade será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos. 14Mas também eu julgarei a gente a que têm de sujeitar-se; e depois sairão com grandes riquezas. 15E tu irás para os teus pais em paz; serás sepultado em ditosa velhice. 16Na quarta geração, tornarão para aqui; porque não se encheu ainda a medida da iniqüidade dos amorreus.17E sucedeu que, posto o sol, houve densas trevas; e eis um fogareiro fumegante e uma tocha de fogo que passou entre aqueles pedaços. 18Naquele mesmo dia, fez o Senhor aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates

  17. Apesar da promessa e de sua fé, Abraão era muito imperfeito e pecador, e toma providências por conta própria para “fazer acontecer” as promessas de Deus!

  18. Grandes erros de Abraão: • Havendo fome na Palestina, apesar da promessa de Deus, ele emigrou para o Egito. • No Egito, com medo de ser morto, disse a faraó que Sarai era sua irmã, comprometendo sua aliança com sua esposa.

  19. Grandes erros de Abraão: • Resolveu “dar uma mãozinha” a Deus, gerando um filho com Hagar, escrava de Sarai. • Novamente, Abrão apresentou a Sarai como sua irmã e ela foi colocada no harém do rei Abimeleque.

  20. Deus concede Salvação aos que não são dignos dela!

  21. A doutrina da Eleição! • Deus é quem justifica os ímpios. • Ele nos escolhe unilateralmente, sem que nada mereçamos! • Em Abraão, temos um espelho de nós mesmos! Devemos afastar de nós toda a confiança em nossa “bondade” e em nossa “esperteza” como meio de salvação. A nossa esperança está apenas em Deus e em sua promessa e devemos confiar nEle, porque sua promessa é imutável!

  22. A quem Deus creditará justiça? • 20Abraão não perdeu a fé, nem duvidou da promessa de Deus. A sua fé o encheu de poder, e ele louvou a Deus 21porque tinha toda a certeza de que Deus podia fazer o que havia prometido. 22Por isso Abraão, por meio da fé, “foi aceito por Deus.” 23As palavras “foi aceito” não falam somente dele. 24Falam também de nós, que seremos aceitos, nós os que cremos em Deus, o qual ressuscitou Jesus, o nosso Senhor. 25Jesus foi entregue para morrer por causa dos nossos pecados e foi ressuscitado a fim de que nós fôssemos aceitos por Deus. (Rm 4.20-25)

  23. Apesar das imperfeições evidenciadas, Deus se concentrou nos aspectos positivos de Abraão.Temos que aprender com o grande aspecto positivo de Abraão; a Fé! Mas temos que aprender também com suas fraquezas. A fé é o fator que conduz o ser humano para além de suas limitações. Esta é a única qualidade que consegue alcançar a aprovação de Deus.

  24. Pela fé, Abraão deixou Harã e peregrinou pela terra prometida; • Pela fé Abraão gerou um filho com Sara, apesar de centenário; • Pela fé, Abraão ofereceu Isaque em sacrifício, com a certeza que Deus o ressuscitaria dos mortos e o traria de volta para si!

  25. Gn 22.1-5 - 1Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui! 2Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei. 3Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado. 4Ao terceiro dia, erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe. 5Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós.

  26. Gn 22. 6-9 - 6Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim, caminhavam ambos juntos. 7Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? 8Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos. 9Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha;

  27. Gn 22.10-14 - 10e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho. 11Mas do céu lhe bradou o Anjo do Senhor: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! 12Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho. 13Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho. 14E pôs Abraão por nome àquele lugar – O Senhor Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.

  28. Gn 22.15-18 - 15Então, do céu bradou pela segunda vez o Anjo do Senhor a Abraão 16e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o Senhor, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho, 17que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos, 18nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.

  29. O relacionamento especial de Deus com os descendentes de Abraão durará para sempre; Isaque é o “filho da aliança”. Jacó é o “neto” da aliança. • A escritura da terra da Palestina recebeu o mesmo status: “eterno”! E Deus a delimitou cuidadosamente, ditando as suas fronteiras geográficas • Os desígnios do Senhor são imutáveis!’

  30. Muitos anos depois de Abraão, Deus outorgou a Lei aos seus descendentes, para que obedecessem ao Senhor. • A obediência implica em conversão: A dádiva de um novo coração e de um novo relacionamento com Deus. • A promessa feita a Abraão está relacionada à quebra da maldição: O PECADO! • A maldade será perdoada e lavada, e um novo coração será implantado, coração que estará em harmonia com Deus e com a vida piedosa!

  31. Por meio da raça de Abraão, Deus pretende purificar a humanidade! • Deus determinou clara direção para a história, direção conectada à experiência de uma raça escolhida, chamada para ser o canal por meio do qual Deus iria abençoar o mundo inteiro!

  32. Por isso Deus proveu o cordeiro para o holocausto de purificação: Seu único Filho! Na pessoa de Jesus. Deus atinge todo o seu propósito e a totalidade dos seus planos!

  33. Os filhos de Abraão, Isaque e Jacó / Israel, tornar-se iam uma nação designada para revelar Deus ao mundo, o qual vivia sem entendimento e sem esperança.Isaque e Jacó são importantes porque são elos na corrente pela qual Deus passa suas promessas adiante!

  34. Gn 25.21-26 - 21Isaque orou ao Senhor por sua mulher, porque ela era estéril; e o Senhor lhe ouviu as orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu. 22Os filhos lutavam no ventre dela; então, disse: Se é assim, por que vivo eu? E consultou ao Senhor. 23Respondeu-lhe o Senhor: Duas nações há no teu ventre, dois povos, nascidos de ti, se dividirão: um povo será mais forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais moço. 24Cumpridos os dias para que desse à luz, eis que se achavam gêmeos no seu ventre. 25Saiu o primeiro, ruivo, todo revestido de pêlo; por isso, lhe chamaram Esaú. 26Depois, nasceu o irmão; segurava com a mão o calcanhar de Esaú; por isso, lhe chamaram Jacó. Era Isaque de sessenta anos, quando Rebeca lhos deu à luz.

  35. Apesar de Isaque ser o filho da aliança, ele logo deixa a posição de personagem principal quando lhe nascem os filhos gêmeos. • Jacó obtém o direito de primogenitura e dá início às 12 tribos de Israel.

  36. A linhagem patriarcal da aliança Abraão ?2166~1991 aC Isaque Não Ismael ?2066~1859 aC Não Esaú ?2006~1859 aC Jacó / Israel (~1898 aC: ida para o Egito) 1)Rúben / 2)Simeão / 3)Judá* 4)Zebulom / Levi** / 5)Issacar 6)Dã / 7)Gade / 8)Aser 9)Naftali / 10)Benjamim / 11)Manassés*** / 12)Efraim*** As 12 tribos de Israel *Pai da linhagem de Davi e Jesus **Levi, a “13ª. Tribo” recebeu como quinhão o sacerdócio ***Filhos de José

  37. Depois de Abraão morrer Deus falou com Isaque: • Gn 26.1-6 - Sobrevindo fome à terra, além da primeira havida nos dias de Abraão, foi Isaque a Gerar, avistar-se com Abimeleque, rei dos filisteus. 2Apareceu-lhe o Senhor e disse: Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser; 3habita nela, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai. 4Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e lhe darei todas estas terras. Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra; 5porque Abraão obedeceu à minha palavra e guardou os meus mandados, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis. 6Isaque, pois, ficou em Gerar.

  38. Deus reafirmou sua aliança com Abraão e fez nova promessa a Isaque. O mesmo sucedeu com Jacó!

  39. Gn 28.10-14 - 10Partiu Jacó de Berseba e seguiu para Harã. 11Tendo chegado a certo lugar, ali passou a noite, pois já era sol-posto; tomou uma das pedras do lugar, fê-la seu travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir. 12E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. 13Perto dele estava o Senhor e lhe disse: Eu sou o Senhor, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaque. A terra em que agora estás deitado, eu ta darei, a ti e à tua descendência. 14A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra.

  40. Gn 28.15-22 - 15Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra, porque te não desampararei, até cumprir eu aquilo que te hei referido. 16Despertado Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia. 17E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a Casa de Deus, a porta dos céus. 18Tendo-se levantado Jacó, cedo, de madrugada, tomou a pedra que havia posto por travesseiro e a erigiu em coluna, sobre cujo topo entornou azeite. 19E ao lugar, cidade que outrora se chamava Luz, deu o nome de Betel. 20Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista, 21de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o Senhor será o meu Deus; 22e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo.

  41. As declarações repetidas a Isaque e Jacó deixam claro que o propósito anunciado de Deus será cumprido por meio da linguagem familiar que tem origem em Abraão, tanto como progenitor natural quanto como EXEMPLO DE FÉ.

  42. Afinal, por quê os patriarcas são os nossos ancestrais na fé?

  43. Resumo: • Eleição • Promessa • Aliança A estrutura que Deus estabeleceu com os patriarcas é a base para o Plano da Redenção!

More Related