1 / 10

DISCIPLINA: Matemática Fundamental. ASSUNTO: História da Aritmética e da Teoria dos Números.

DISCIPLINA: Matemática Fundamental. ASSUNTO: História da Aritmética e da Teoria dos Números. IFPB- CAMPUS CAJAZEIRAS PROFª. Maria José (Mazé ). Os árabes divulgam ao mundo os números hindus. Os árabes divulgam ao mundo os números hindus.

sasha
Download Presentation

DISCIPLINA: Matemática Fundamental. ASSUNTO: História da Aritmética e da Teoria dos Números.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DISCIPLINA: Matemática Fundamental.ASSUNTO: História da Aritmética e da Teoria dos Números. IFPB- CAMPUS CAJAZEIRAS PROFª. Maria José (Mazé)

  2. Os árabes divulgam ao mundo os números hindus

  3. Os árabes divulgam ao mundo os números hindus • Simbad, o marujo, Aladim e sua lâmpada maravilhosa, Harum al-Raschid são nomes familiares para quem conhece os contos de As mil e uma noites. Mas Simbad e Aladim são apenas personagens do livro, Harum al-Raschid realmente existiu. Foi o califa de Bagdá, do ano 786 até 809. Durante o seu reinado os povos árabes travaram uma séria de guerras de conquista. E como prêmios de guerra, livros de diversos centros científicos foram levados para Bagdá e traduzidos para a língua árabe.

  4. Os árabes divulgam ao mundo os números hindus Em 809, o califa de Bagdá passou a ser al-Mamum, filho de Harum al-Rahchid. Al-Mamum era muito vaidoso. Dizia com toda a convicção. “Não há ninguém mais culto em todos os ramos do saber do que eu”. Como era um apaixonado da ciência, o califa procurou tornar Bagdá o maior centro científico do mundo, contratando os grandes sábios muçulmanos da época. Entre eles estava o mais brilhante matemático árabe de todos os tempos: al-Khowarizmi.

  5. Os árabes divulgam ao mundo os números hindus Estudando os livros de Matemática vindos da Índia e traduzidos para a língua árabe, al-Khowarizmi surpreendeu-se a princípio com aqueles estranhos símbolos que incluíam um ovo de ganso! Logo, al-Khowarizmi compreendeu o tesouro que os matemáticos hindus haviam descobertos. Com aquele sistema de numeração, todos os cálculos seriam feitos de um modo mais rápido e seguro. Era impossível imaginar a enorme importância que essa descoberta teria para o desenvolvimento da Matemática.

  6. Por que é que os símbolos 0  1  2  3  4  5  6  7  8  9 chamam-se algarismos? Al-Khowarizmi escreveu um livro chamado Sobre a arte hindu de calcular, explicando com detalhes como funcionavam os dez símbolos hindus. Com o livro de al-Khowarizmi, matemáticos do mundo todo tomaram conhecimento do sistema de numeração hindu. Os símbolos – 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 – ficaram conhecidos como a notação de al-Khowarizmi, de onde se originou o termo latino algorismus. Daí o nome algarismo. São estes números criados pelos matemáticos da Índia e divulgados para outros povos pelo árabe al-Khowarizmi que constituem o nosso sistema de numeração decimal conhecidos como algarismo indo-arábicos.

  7. SISTEMA DE NUMERAÇÃO Conjunto de símbolos utilizados para representação de quantidades e de regras que definem a forma de representação. Cada sistema de numeração é apenas um método diferente de representar quantidades. As quantidades em si não mudam; mudam apenas os símbolos usados para representá-las. A quantidade de algarismos disponíveis em um dado sistema de numeração é chamada de base. A ideia de base assim ser explicado: um certo número natural b>1 é escolhido como base; isso significa que um agrupamento de b unidades simples (de primeira ordem) formam uma unidade de segunda ordem.

  8. SISTEMA DE NUMERAÇÃO A ideia de base assim ser explicado: um certo número natural b>1 é escolhido como base; isso significa que, um agrupamento de b unidades simples ( de primeira ordem) forma uma unidade de segunda ordem, um agrupamento de de b unidades segunda ordem forma uma unidade de terceira ordem e, assim por diante: (dez unidade formam uma dezena, dez dezenas uma centena, etc.). Tipos de representação numérica: notação posicional e notação não posicional

  9. ALGUNS SISTEMAS DE NUMERAÇÃO Como já vimos: 1- Os Egípcios- sistema de numeração Hieroglífico de base 10. 2 – Mesopotâmicos – a mesma estrutura – base 60 – sistema posicional. Mas porque base 60? Provavelmente, essa escolha foi consequência do fato de 60 unidades admitirem varias subdivisões: metades, terços, quartos, quintos, sextos décimos, doze avos, quinze avos, vigésimos e trigésimos. 3 – Os romanos – base decimal aditivo.

  10. ALGUNS SISTEMAS DE NUMERAÇÃO O uso da base 2 – é comum hoje em computação eletrônica. Algumas dezenas de tribos de índios norte-americanos, por exemplos, adotaram base 2.

More Related