1 / 11

História da expansão portuguesa

História da expansão portuguesa. Erica Pontes Nº5 6ºD. Índice. Portugal Formas de como trabalhavam Conquista de Ceuta As grandes reuniões do Clero/Nobreza A grande decisão Os Acontecimentos. Portugal.

samuel-buck
Download Presentation

História da expansão portuguesa

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. História da expansão portuguesa Erica Pontes Nº5 6ºD

  2. Índice Portugal Formas de como trabalhavam Conquista de Ceuta As grandes reuniões do Clero/Nobreza A grande decisão Os Acontecimentos

  3. Portugal No início do século xv, Portugal apresentava uma grande crise económica causada pela guerra da Independência, não havia alimentos para tanta procura, a população estava desgastada, numa tentativa de reerguer Portugal o rei com as ajudas dos filhos á frente de uma grande armada, decidiram conquistar Ceuta.

  4. Formas de como trabalhavam

  5. Conquista De Ceuta Inicialmente foi fácil e rápida mas no entanto os portugueses cedo verificaram que a conquista da cidade, não lhes trazia as riquezas e as vantagens económicas que esperavam.

  6. As Grandes Reuniões Do Clero/Nobreza A situação agravou-se em Portugal começando uma grande discussão entre a burguesia e o clero/nobreza, para tentar encontrar a melhor solução . O rei concordou com a sugestão da burguesia que era de descobrir terras de origem dos produtos, tão desejados e ir ao encontro de novos mercadores e de novos “gentes”.

  7. A Grande Decisão Foi então que navegadores, marinheiros, e aventureiros portugueses lançaram-se pelo atlântico rumo ao sul e ao mar do oceano Índico. D.Joao I encarregou-se de por os seus filhos a organizarem viagens aos descobrimentos, no entanto a sua volta tinha pessoas entendidas na arte de navegar( matemáticos, cartógrafos, e navegadores.

  8. Os Acontecimentos Logo a seguir dos tais descobertas do arquipélago da madeira e dos Açores D.Henrique orientou as navegações portuguesas no sentido da exploração da costa Africana, tais como de Angola por Diogo Cão, e Dinis Dias por Cabo Verde. E as descobertas não ficaram por aqui, depois da orientação de D. Henrique foram descobertas muitas mais terras na costa Africana e não só.

  9. Alguns exploradores portugueses Bartolomeu Dias Dobrou o Cabo Da Boa Esperança. Pedro Álvares Cabral Descobrimento do Brasil. Diogo Cão Descobrimento de Angola. António Abreu Descobriu a ilha de Timor. Luís Cadamosto/ Dinis Dias As primeiras ilhas /Chegou ao Cabo Verde.

  10. conclusão Com este trabalho aprendi que no século XV as coisas estavam difíceis. Portugal tentou invadir Ceuta, com o objectivo de encontrar riquezas para superar a crise. Foi um fracasso, mudado para novos horizontes. Como África, América do sul e Ásia.

  11. bibliografia • Manual de História e Geografia de Portugal. • Pesquisa de imagens no Google e de informações dos descobridores.

More Related