1 / 16

Subsídios para uma nova política de drogas : consumo de crack e saúde pública

Subsídios para uma nova política de drogas : consumo de crack e saúde pública. VIVA RIO.

Download Presentation

Subsídios para uma nova política de drogas : consumo de crack e saúde pública

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Subsídios para uma nova política de drogas : consumo de crack e saúde pública

  2. VIVA RIO Fundado em dezembro de 1993, por representantes de vários setores da sociedade civil, como resposta à crescente violência no Rio de Janeiro, o Viva Rio desenvolveu e consolidou uma ampla gama de atividades e estratégias bem sucedidas. • Chacina da Candelária • Massacre de Vigário Geral

  3. MISSÃO Promover uma cultura de paz e desenvolvimento social por meio da defesa de causas, pesquisa, formulação de políticas públicas e prestação de serviços públicos

  4. Eixos temáticos • Saúde • Segurança • Educação • Meio Ambiente

  5. Eixo temático: Drogas • Política de Drogas: Comissão Brasileira de Drogas e Democracia e Discussão da política de Segurança. 2. Saúde: co-gestão da equipes de Saúde da Família das A.Ps 2.1, 3.1 e 3.3(Organização Social de Saúde Viva Comunidade – jan 2010)

  6. Saúde da FamíliaReorganização do modelo de atenção primária PORTA DE ENTRADA LONGITUDINALIDADE (acompanhamento da pessoa, da família, da comunidade ao longo do tempo) INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO - necessidades bio-psico-socio-culturais. - promoção da saúde, prevenção, tratamento e recuperação - crianças, adultos, idosos, todos.... COORDENAÇÃO DO CUIDADO: seja na ação interdisciplinar da equipe de saúde, seja junto a outros níveis de atenção ou outros setores.

  7. A Saúde da Família, por contar com o ACS que visita mensalmente um grupo de pessoas de uma determinada área, proporciona que os sujeitos e famílias que estão em maior risco sejam atendidos, acompanhados. Dentre estas pessoas podemos citar as que não vão as consultas, as vítimas de violência,as que fazem uso prejudicial de uso de drogas.

  8. As equipes de SF tem identificado rotineiramente o uso álcool e outras drogas como um grande problema a ser abordado no território. Porém, encontram-se, muitas vezes, limitados e sem instrumentos que os auxiliem nesta abordagem.

  9. Desdobramentos (1) • Seminário Crack – Repensando as Estratégias de Atenção à Saúde (Junho 2011): construção de um documento com diretrizes para o trabalho atenção ao usuários de álcool e outras drogas.

  10. Desdobramentos (2) • Cartilha de Redução de Danos voltada aos Agentes Comunitários de Saúde • Folders Explicativos (o que é, efeitos, perigos e passo para uma atitude saudável)Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde • Protocolo clínico para equipe médica da SF

  11. Desdobramentos (3) • Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (Piloto A.P 3.3) • Capacitação dos profissionais de saúde mental do NASF

  12. OBRIGADA ! Fabiana Lustosa Gaspar Coordenadora Psicossocial fabianagaspar@vivacomunidade.org.br Tel: 7716-7028

More Related