1 / 3

Análise do processo de aquisição de verbos do Português Brasileiro em pré-escolares de 2 a 4 anos

Análise do processo de aquisição de verbos do Português Brasileiro em pré-escolares de 2 a 4 anos. Ana Manhani Cáceres | Debora Maria Befi-Lopes. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. Objetivo.

psyche
Download Presentation

Análise do processo de aquisição de verbos do Português Brasileiro em pré-escolares de 2 a 4 anos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Análise do processo de aquisição de verbos do Português Brasileiro em pré-escolares de 2 a 4 anos Ana Manhani Cáceres | Debora Maria Befi-Lopes Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP

  2. Objetivo Verificar o processo de aquisição de verbos no Português Brasileiro, de acordo com a tipologia, o uso da morfologia, a diversidade, o uso de argumentos e o tipo de complementos utilizados. Método O corpus foi elaborado com amostras de fala de sessenta pré-escolares obtidas em contexto educacional por meio de interação lúdica. Os pré-escolares foram divididos em três grupos pareados quanto ao gênero e de acordo com a faixa etária: 2 anos, 3 anos e 4 anos.

  3. PrincipaisResultados A análise estatística demonstrou predomínio do uso de verbos intransitivos em todas as faixas etárias. Quanto à morfologia, houve predomínio do modo indicativo, do tempo presente, do singular e da terceira pessoa. Em relação à diversidade verbal, houve diferença significante na quantidade de verbos utilizados entre as faixas etárias, bem como o uso de argumentos verbais. Em todas as idades predomina o uso de apenas um complemento verbal; sendo o uso de verbos sem complemento o segundo mais recorrente aos dois e três anos, enquanto aos quatro anos temos o uso de dois complementos verbais. Com relação ao tipo de complemento utilizado com o verbo houve aumento no uso de artigos, substantivos, conjunções, advérbios, pronomes pessoais, pronomes relativos e pronomes indefinidos entre dois e quatro anos. Conclusões É possível concluir que é a partir do uso que as crianças aperfeiçoam seu conhecimento acerca dos verbos, visto que passam a escolher aqueles que são mais específicos e a empregá-los com mais propriedade. Tais achados indicam a pertinência destas relações na aquisição e no desenvolvimento da linguagem, mais especificamente apontam o percurso inicial do desenvolvimento gramatical na língua portuguesa falada no Brasil.

More Related