1 / 13

“ Subs í dios para o Debate sobre Serviço Social na Educação ”

“ Subs í dios para o Debate sobre Serviço Social na Educação ”. CRESS 17º REGIÃO “GESTÃO RESISTIR PARA TRANSFORMAR”. BREVE HIST Ó RICO DO GT NACIONAL DE EDUCA Ç ÃO.

Download Presentation

“ Subs í dios para o Debate sobre Serviço Social na Educação ”

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. “Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação” CRESS 17º REGIÃO “GESTÃO RESISTIR PARA TRANSFORMAR”

  2. BREVE HISTÓRICO DO GT NACIONAL DE EDUCAÇÃO O GT Nacional de Serviço Social na Educaçãodo Conjunto CFESS/CRESS foi constituído em 2006, no 35º Encontro Nacional do Conjunto. Porém sua efetivação só se deu em 2007, após a mudança de gestão em todo o Conjunto. Algumas ações importantes do GT: 2008/2009: sistematização de um quadro referente aos estados e municípios que possuem legislação acerca da implementação do Serviço Social na Educação, bem como dos projetos de Lei que estavam tramitando no âmbito dos poderes legislativo municipal, estadual e nacional.

  3. BREVE HISTÓRICO DO GT NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2008/2009: solicitação aos CRESS de correção em PL’s que apresentavam incorreções, tais como a identificação do Serviço Social com a política de assistência social, bem como a necessidade da ampliação da concepção de “Serviço Social Escolar” para “Serviço Social na Educação”. E fez gestão frente aos PL’s e PEC que tramitavam no Congresso Nacional. 2010/2011: o GT passou a contar com a assessoria do Prof. Dr. Ney Almeida para elaboração de uma pesquisa sobre os/as assistente sociais na educação no Brasil.

  4. BREVE HISTÓRICO DO GT NACIONAL DE EDUCAÇÃO Nos Encontros Nacionais CFESS/CRESS de 2010 e 2011 foi deliberada a continuidade dos trabalhos do GT Serviço Social na Educação com vistas a: Provocar a realização de debates estaduais e municipais a partir do documento “Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação”, produzido pelo GT; Acompanhar e monitorar a tramitação dos PL´s em nível federal, estadual e municipal e fazer incidência política para aprovação de seus conteúdos;

  5. BREVE HISTÓRICO DO GT NACIONAL DE EDUCAÇÃO Organizar em 2012 o Seminário Nacional do Serviço Social na Educação, antecedido de debates regionais; Atualizar bibliografias e pesquisas sobre o tema; Incentivar a criação e a continuidade das comissões/núcleos/GT’s sobre Serviço Social na Educação junto aos CRESS´s, estimulando a sistematização das experiências; Publicar o documento final sobre os “Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação” até o final do segundo semestre de 2012, após a realização do Seminário Nacional de Serviço Social na Educação.

  6. I Reunião Ampliada com os Assistentes Sociais que atuam na Educação

  7. I Reunião Ampliada com os Assistentes Sociais que atuam na Educação Dia: 10 de abril de 2012. Local: Faculdade Salesiana (Vitória) Total de participantes: 13, sendo 2conselheiras. A reunião foi agendada com mais de um mês de antecedência e foi divulgada via jornal impresso, site e e-mail. O encontro teve dois momentos: contextualização e discussão do documento com os profissionais.

  8. I EIXO: A compreensão de educação que norteia o trabalho do/da assistente social de acordo com o Projeto Ético e Político Profissional: Os grupos em suas discussões definiram que a concepção de Educação que norteia o trabalho dos assistentes sociais é aquela que concebe a educação como um direito social, que precisa ser pública, de qualidade e livre de todo o tipo de preconceito: “A educação deve ser vista como um direito. Devemos ter como base que o conceito de educação deve ser amplo porque deve garantir o acesso à educação, a permanência e oportunidades na instituição e a conclusão do estudo.” (Assistente Social participante).

  9. II EIXO: Considerando as atribuições e competências do/da assistente social, como se dá a intervenção profissional contemplando: a) A garantia de acesso da população à educação;b) A garantia de permanência da população nas instituições educacionais e naquelas vinculadas à educação não formal;c) A garantia de qualidade dos serviços prestados pelo sistema educacional;d) A garantia da gestão democrática e participativa da população no campo educacional.

  10. CONSIDERAÇÕES: Foi pontuado que a inserção do/da assistente social em alguns locais aconteceu de forma obrigatória pois, em instituições particulares, é uma imposição como forma de responsabilidade social e minimiza tributos para a instituição porque concede cerca de 20% de bolsas para estudantes em situação de vulnerabilidade. Percebemos que nas discussões de relações de trabalho, forças políticas, dificuldades de parcerias com outros profissionais e outras dificuldades no processo de trabalho.

  11. O documento “Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação” (que já pode ser acessado no site do CFESS) receberá suas últimas contribuições e alterações após o Seminário Nacional de Serviço Social na Educação, realizado em junho, e será aprovado no Encontro Nacional CFESS/CRESS de 2012. IMPORTANTE:

  12. ESTAMOS DE OLHO: A comissão de Seguridade Social e Família aprovou no dia 18/04/2012 proposta que assegura atendimento por psicólogo e assistentes a alunos das escolas públicas de educação básica. O texto aprovado é o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 3688/2000. Ainda precisa passar por outras comissões para entrar na pauta do Plenário. Site: Agência Câmara de Notícias.

  13. MUITO OBRIGADA! Comissão Seguridade Social: Karin Brandão Bruce – karinbruce@cress-es.org.br Lívia Madeira Brito – liviabrito@cress-es.org.br

More Related