1 / 5

E aí, Pode Dar Certo?

E aí, Pode Dar Certo?. Monica Baumgarten de Bolle IEPE/ CdG 04/05/2012. A Batalha dos Juros. Presidente briga com os bancos e aciona política agressiva das instituições públicas;

percy
Download Presentation

E aí, Pode Dar Certo?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. E aí, Pode Dar Certo? Monica Baumgarten de Bolle IEPE/CdG 04/05/2012

  2. A Batalha dos Juros • Presidente briga com os bancos e aciona política agressiva das instituições públicas; • Presidente insiste que é preciso combater a tríade perversa da economia brasileira: juros, câmbio e carga tributária. • Presidente muda as regras da caderneta de poupança para possibilitar uma queda mais acentuada da taxa básica de juros.

  3. DDC e a Fadiga • Dionisio já dizia: sem as reformas necessárias para fortalecer a estabilização macroeconômica, chegará o dia em que a população se cansará da estratégia de manter a inflação baixa com juros muito elevados. • Chegou o dia.

  4. E... • O ambiente interno é de atividade resfolegante com uma taxa de inflação razoavelmente controlada. As expectativas de inflação para 2012 estão próximas de 5%; para 2013 estão, por enquanto, em 5,5%. • O ambiente externo sanciona nossos experimentalismos. Mesmo que, em algum momento, a inflação lá fora volte a ser um risco. Afinal, é sempre possível justificar a inflação importada como um choque exógeno – fizemos isso em 2011 sem problema algum (para a popularidade do governo).

  5. Pode “dar certo”? • O que significa “dar certo”? Significa que, ainda que a inflação se acelere, digamos para uns 6%, desde que não fuja muito disso, a política funcionou (i.e. o BC não precisa voltar subir os juros tão cedo...). • E a verdade é que nunca testamos juros baixos em um ambiente de “normalidade” macroeconômica, coroada pelo grau de investimento e tudo o mais...

More Related