1 / 26

Modelos Atômicos Distribuição Eletrônica

Modelos Atômicos Distribuição Eletrônica. O que é um modelo atômico ?. É uma tentativa de imaginar ( visualizar) o átomo. Sendo o átomo a menor estrutura da matéria. Se entendermos o átomo, entenderemos melhor o mundo. Modelos Atômicos. Cuidado !. DEMÓCRITO. A matéria não é compacta.

penha
Download Presentation

Modelos Atômicos Distribuição Eletrônica

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Modelos Atômicos Distribuição Eletrônica O que é um modelo atômico ? É uma tentativa de imaginar ( visualizar) o átomo. Sendo o átomo a menor estrutura da matéria. Se entendermos o átomo, entenderemos melhor o mundo.

  2. Modelos Atômicos Cuidado !

  3. DEMÓCRITO A matéria não é compacta

  4. Modelos Atômicos Importância - explicar os fenômenos , entender o mundo , desenvolver tecnologia . Um modelo é bom ,enquanto explica os fenômenos , caso contrário deve ser melhorado.

  5. Modelos Atômicos DALTON - 1808 Modelo da Esfera rígida Modelo da Bola de bilhar • O átomo é uma esfera onde toda massa esta concentrada nesta esfera de maneira uniforme.

  6. Modelos Atômicos THOMSON - 1897 elétrons “Ampola de Crookes"

  7. Modelos Atômicos RUTHERFORD - 1911

  8. Modelos Atômicos RUTHERFORD - 1911

  9. Modelos Atômicos BOHR - 1913

  10. (UFSC) A palavra átomo é originária do grego e significa indivisível, ou seja, segundo os filósofos gregos, o átomo seria a menor partícula da matéria que não poderia ser mais dividida. Atualmente essa idéia não é mais aceita. A respeito dos átomos, é verdadeiro afirmar que: 01. não podem ser desintegrados 02. são formados por, pelo menos, três partículas fundamentais 04. possuem partículas positivas denominadas elétrons 08. apresentam duas regiões distintas, o núcleo e a eletrosfera 16. apresentam elétrons, cuja carga elétrica é negativa 32. contêm partículas sem carga elétrica, os nêutrons Resolução São falsas as afirmações 01 e 04. Os átomos podem ser fragmentados em partículas menores. Os elétrons possuem carga negativa.

  11. (UFSC) Na famosa experiência de Rutherford, no início do século XX, com a lâmina de ouro, o(s) fato(s) que (isoladamente ou em conjunto) indicava(m) o átomo possuir um núcleo pequeno e positivo foi(foram) 01. As partículas alfa teriam cargas negativas 02. Ao atravessar a lâmina, uma maioria de partículas alfa sofreria desvio de sua trajetória. 04. Um grande número de partículas alfa não atravessaria a lâmina 08. Um pequeno número de partículas alfa atravessando a lâmina sofreria desvio de sua trajetória 16. A maioria das partículas alfa atravessaria os átomos da lâmina sem sofrer desvio de sua trajetória. Indique as corretas. Estão corretas as afirmativas 08 e 16.

  12. (UFMG) Dalton, Rutherford e Bohr propuseram, em diferentes épocas, modelos atômicos. Algumas características desses modelos são apresentadas abaixo: modelo I: Núcleo atômico denso, com carga positiva. Elétrons em órbitas circulares. modelo II: Átomos maciços e indivisíveis. modelo III: Núcleo atômico denso, com carga elétrica positiva. Elétrons em órbitas circulares de energia quantizada. A associação modelo/cientista correta é: a) I/Bohr , II/Dalton , III/Rutherford b) I/Dalton , II/Bohr , III/Rutherford c) I/Dalton , II/Rutherford , III/Bohr d) I/Rutherford , II/Bohr , III/Dalton e) I/Rutherford , II/Dalton , III/Bohr Resolução:A alternativa correta é a e.

  13. (ITA) Considerando a experiência de Rutherford, assinale a alternativa falsa: a) A experiência consistiu em bombardear películas metálicas delgadas com partículas alfa. b) Algumas partículas alfa foram desviadas do seu trajeto devido à repulsão exercida pelo núcleo positivo do metal. c) Observando o espalhamento das partículas alfa, Rutherford concluiu que o átomo tem densidade uniforme. d) Essa experiência permitiu descobrir o núcleo atômico e seu tamanho relativo. e) Rutherford sabia antecipadamente que as partículas alfa eram carregadas positivamente. A alternativa falsa é a c.

  14. (Fuvest)Há exatos 100 anos, J.J. Thomson determinou, pela primeira vez, a relação entre a massa e a carga do elétron, o que pode ser considerado como a descoberta do elétron. É reconhecida como uma contribuição de Thomson ao modelo atômico: a) o átomo ser indivisível b) a existência de partículas subatômicas c) os elétrons ocuparem níveis discretos de energia d) os elétrons girarem em órbitas circulares ao redor do núcleo e) o átomo possuir um núcleo com carga positiva e uma eletrosfera Alternativa b.

  15. MODELO DE ORBITAL OU MODELO ATUAL PRINCÍPIO DA INCERTEZA PRINCÍPIO DA DUALIDADE DA MATÉRIA ORBITAL -Região do espaço , onde há maior probabilidade de se encontrar o elétron.

  16. Modelo atômico atual é um modelo matemático probabilístico , no qual se refere os conceitos de: 1924 – De Broglie Comportamento dual do elétron – Ora ele se comporta como onda, ora como partícula.

  17. Modelo atômico atual é um modelo matemático probabilístico , no qual se refere os conceitos de: 1926 – Heisenberg Princípio da Incerteza “É impossível calcular a velocidade e posição do elétrons num mesmo instante”.

  18. Modelo atômico atual é um modelo matemático probabilístico , no qual se refere os conceitos de: 1927 – Schrodinger Conceito de Orbital Região do espaço onde é máxima a probabilidade de se encontrar um elétron.

  19. Orbital s H 1 Formato esférico (não direcional)

  20. Orbital p subnível p orbital p Formato duplo ovóide (direcional)

  21. No modelo atômico atual: Os elétrons apresentam caráter corpuscular e de onda, simultaneamente; A concepção teórica de uma órbita definida para um elétron é inaceitável; O elétron pode ser encontrado na eletrosfera em uma região chamada orbital.

  22. QUESTÃO 18 – UFMG 2006 No fim do século XIX, Thomson realizou experimentos em tubos de vidro que continham gases a baixas pressões, em que aplicava uma grande diferença de potencial. Isso provocava a emissão de raios catódicos. Esses raios, produzidos num cátodo metálico, deslocavam-se em direção à extremidade do tubo (E). (Na figura, essa trajetória é representada pela linha tracejada X.) Nesses experimentos, Thomson observou que I) a razão entre a carga e a massa dos raios catódicos era independente da natureza do metal constituinte do cátodo ou do gás existente no tubo; e II) os raios catódicos, ao passarem entre duas placas carregadas, com cargas de sinal contrário, se desviavam na direção da placa positiva. (Na figura, esse desvio é representado pela linha tracejada Y.) Considerando-se essas observações, é CORRETO afirmar que os raios catódicos são constituídos de A) elétrons. B) ânions. C) prótons. D) cátions.

  23. Números Quânticos CARACTERIZAM O ELÉTRON n - nível l - subnível m - magnético m ou ms - spin

  24. DIAGRAMA DE LINUS PAULING MAPA DO ÁTOMO

  25. EXERCÍCIOS 1) Faça a distribuição eletrônica em camadas ou geométrica. 2) Faça a distribuição em ordem energética. 3) Qual o subnível mais energético ? 4) Qual a camada de valência ? 5) Qual o número de elétrons por camada ? 6) Quantos elétrons este átomo apresenta na última camada ? 7) Quais os números quânticos, para o elétron mais energético, do subnível mais energético ? CONVENÇÃO: O 1° ELÉTRON A ENTRAR EM UM ORBITAL TEM SPIN +1/2 Z= 39 Z= 54

More Related