1 / 39

Surge com a conversão dos primeiros cristãos Simbólica – primeiras imagens são rudes Cria uma linguagem própria

Arte primitiva Cristã 1 a 300 d.C. Surge com a conversão dos primeiros cristãos Simbólica – primeiras imagens são rudes Cria uma linguagem própria.

paley
Download Presentation

Surge com a conversão dos primeiros cristãos Simbólica – primeiras imagens são rudes Cria uma linguagem própria

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Arte primitiva Cristã 1 a 300 d.C. • Surge com a conversão dos primeiros cristãos • Simbólica – primeiras imagens são rudes • Cria uma linguagem própria

  2. O Bom Pastor com a ovelha nos ombros representa Cristo Salvador e a alma salva por Ele. Esse símbolo está freqüentemente presente nos afrescos, nos relevos dos sarcófagos, nas estátuas, e muitas vezes encontra-se gravado também nas sepulturas. • O orante: essa figura representada com os braços abertos simboliza a alma que já vive na paz divina. • O monograma de Cristo é formado por duas letras do alfabeto grego, o X (qui) e o P (rô), entrelaçados. Elas são as duas primeiras letras da palavra grega "Christòs", isto é, Cristo. O monograma, colocado numa sepultura, indicava que o defunto era cristão • O peixe. Em grego diz-se IXOYC (iquitìs). As letras dessa palavra dispostas verticalmente formam um acróstico: Iesùs Christòs Theòu Uiòs Soteèr = Jesus Cristo Filho de Deus Salvador.

  3. Outros símbolos são a pomba, o Alfa e o Ômega, a âncora, a fênix, etc. • A pomba, com o ramo de oliveira no bico simboliza a alma na paz divina. • O Alfa e o Ômega são a primeira e a última letras do alfabeto grego. Significam que Cristo é o início e o fim de todas as coisas. • A âncora é o símbolo da salvação, símbolo da alma que felizmente chegou ao porto da eternidade. • A fênix, pássaro mítico da Arábia, que segundo a crença dos antigos ressurge de suas cinzas depois de um determinado número de séculos, é o símbolo da ressurreição.

  4. Oficialização em 326 d.C. Pintura – retrata o antigo testamento Imagens narrativas

  5. Catacumba de São Pedro e São Marcellinus – Roma – séc. III

  6. Catacumbas (+ ou – 80 cm de largura) - rota de fuga; sua entrada encontramos nichos

  7. Catacumba de São Panfilo Roma - séc. II a IV

  8. Catacumba da Vila Latina - Roma

  9. Esculturas: banidas- associação com os deuses romanos. Passam a ser usadas com o fortalecimento do cristianismo.

  10. Mosaico: usado no chão

  11. Peixe: símbolo do cristão A ave: é o mensageiro Leva a alma para o céu Elemento de ligação entre terra e céu

  12. Simbologia dos quatro Evangelistas. O anjo (São Mateus); o leão (São Marcos); o boi (São Lucas); a águia (símbolo de São João). Estes quatro símbolos foram extraídos da visão da Glória de Deus tida pelo profeta Ezequiel (Cfr. Ezeq. I, 10).

  13. São Mateus é simbolizado pelo anjo com rosto de homem, porque seu Evangelho se preocupa em comprovar a natureza humana de Cristo. • São João (a águia) se preocupa em comprovar a natureza divina de Cristo Jesus. A águia é o símbolo de São João, porque ele começa seu Evangelho falando da geração do Verbo em Deus, alçando-se desde o começo a alturas divinas, como a águia que se eleva em seu vôo. • São Marcos é representado pelo leão, porque ele começa seu Evangelho falando da pregação de São João Batista no deserto da Judéia. Ora, o leão vivia no deserto, e a pregação de João foi como um rugido de leão. Ele quer mostrar Cristo como soberano, como rei. E o leão é o rei dos animais. • São Lucas é representado pelo boi, o qual era o animal sacrificado no Templo de Jerusalém. Ora, São Lucas fala, logo no início de seu Evangelho, da apresentação de Jesus no Templo, portanto o caráter sacerdotal de Cristo.

  14. Abraão e os anjos séc. V, mosaico da Ig. Sta. Maria Maggiore Roma.

  15. Nave lateral Abside do altar Nave central Basílica de Aquiléia séc. IV, Vêneto - Itália Nave lateral Planta baixa Templo romano adaptado

  16. Ig. Sta. Maria Maggiore 432-440 (o teto é de 1500)

More Related