1 / 6

GEOGRAFIA A 10.º ANO

GEOGRAFIA A 10.º ANO. Correcção da 5.ª ficha de avaliação. GRUPO I 1. Se se considerar que o esquema da Figura 1, corresponde à perturbação da frente polar, o sector intermédio é composto por ( B) ar tropical.

ornice
Download Presentation

GEOGRAFIA A 10.º ANO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GEOGRAFIA A10.º ANO Correcção da 5.ª ficha de avaliação

  2. GRUPO I 1. Se se considerar que o esquema da Figura 1, corresponde à perturbação da frente polar, o sector intermédio é composto por (B) ar tropical. 2. A passagem das superfícies frontais, em Portugal, na situação que a Figura 1 representa, é acompanhada, em regra, por precipitação com características diferentes. Assim,... (B) a superfície frontal quente origina chuva miudinha e a superfície frontal fria origina aguaceiros mais ou menos intensos. 3. Na Figura 1 quando a FF acaba por alcançar a FQ e o ar do sector posterior se juntar ao ar do sector anterior forma-se uma… (D) frente oclusa. 4. A costa ocidental de Portugal Continental, em regra, é atingida em primeiro lugar pelo sector anterior das perturbações da frente polar porque a progressão das depressões barométricas se faz de... (D) oeste para este, em consequência do movimento de rotação da Terra. 5. A perturbação da frente polar esquematizada na Figura 1 afecta … (C) mais o norte de Portugal Continental, principalmente no Inverno.

  3. GRUPO II 1. De acordo com os processos que obrigam o ar a ascender, o tipo de precipitação que poderá ocorrer na serra do Gerês é… (C) orográfica. 2. O tipo de precipitação que resulta da convergência de duas massas de ar, de natureza física diferente, é… (D) frontal. 3. O tipo de precipitação frequente nas regiões tropicais e na estação quente das regiões temperadas, ocorrendo, com frequência, no sul de Portugal Continental, no verão, é a… (B) convectiva. 4. A precipitação frontal é muito frequente em Portugal… (A) no norte e durante o inverno. 5. A precipitação, em Portugal, é mais elevada nos meses de outono e de inverno, devido… (A) à influência das baixas pressões subpolares, dos sistemas frontais e das baixas temperaturas.

  4. GRUPO III 1. O estado do tempo registado em Portugal Continental resultou da influência de … (C) uma perturbação frontal da frente polar. 2. O centro barométrico centrado sobre o arquipélago dos Açores… (A) é de origem dinâmica, o ar é subsidente e divergente. O ar desce em altitude, comprime-se e diverge à superfície. 3. O estado do tempo em Portugal Continental caracterizou-se, nesse dia por… (A) períodos de céu muito nublado, com ocorrência de aguaceiros fracos e pouco frequentes, em especial no litoral oeste. A partir do início da manhã: aumento de nebulosidade e períodos de chuva no litoral Norte e Centro, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, passando a regime de aguaceiros. 4. No arquipélago dos Açores, o estado do tempo no grupo ocidental caracterizou-se, no geral, por… (D) Céu limpo e ausência de precipitação. 5. Pressão atmosférica… (B) é a força que o ar atmosférico exerce sobre a superfície da Terra, por unidade de superfície. .

  5. GRUPO IV • 1. • O processo a que se refere a afirmação anterior é o ciclo da água ou ciclo hidrológico.. • 2. • Em cada fase do ciclo hidrológico a água é transferida por evaporação para a atmosfera e regressa à superfície terrestre por precipitação. Assim, a água, na superfície terrestre é transferida por evaporação para a atmosfera a partir dos oceanos e dos continentes. A este processo junta-se a transpiração das plantas e dos animais; aos dois processos juntos chamamos evapotranspiração. Na atmosfera a água é transportada e condensa-se, formando a nuvens, para voltar para a superfície terrestre por precipitação. Na superfície da Terra, a água, é reenviada para a atmosfera; infiltra-se no solo e sofre o escoamento subterrâneo até chegar aos rios ou lago, onde parte é evaporada e parte chega aos oceanos; sofre o escoamento superficial, sendo parte evaporada e parte canalizada para os oceanos; é retida no solo e pelos seres vivos, mas acaba por ser, directa ou indirectamente libertada, canalizada para os oceanos onde volta de novo a evaporar-se. • Deste modo, este ciclo desempenha um papel fundamental para o equilíbrio da Terra já que permite a transferência da água e a sua purificação. • 3. • A água é fundamental para o desenvolvimento das actividades humanas nomeadamente para a agricultura, para a indústria, para o turismo e lazer, para a produção de energia, para os transportes e para as actividades domésticas.

  6. GRUPO V • 1. • De facto, apesar do clima de Portugal Continental ser o Temperado Mediterrâneo, como no é dado a verificar através da análise da figura 4, consoante as regiões, este apresenta características distintas permitindo dizer-se que há diversidade climática no território continental. • A regiãonorte litoral apresenta verões mais frescos e invernos amenos; a amplitude térmica anual é fraca e a precipitação é elevada todo o ano (principalmente no Inverno e Outono) apresentando apenas dois meses secos. Trata-se do Clima Temperado Mediterrâneo de Influência Atlântica. • Por sua vez a regiãonorte interior, apresentando verões muito quentes e invernos muito frios, tem um amplitude térmica anual elevada; a precipitação é fraca tendo entre 2 a 4 meses secos. Trata-se do Clima Temperado Mediterrâneo de Influência Continental. • A regiãosul de Portugal Continental apresenta verões longos, quentes e secos e invernos curtos e suaves; a precipitação é irregular e fraca tendo a estação seca uma duração entre 4 e 6 meses. Trata-se do Clima Temperado Mediterrâneo puro (características mais vincadas). • Já nas regiões de elevada altitude (sobretudo no centro interior – Serra da Estrela) os verões são frescos e húmidos e os invernos muito rigorosos; assim a amplitude térmica anual é elevada. A precipitação é elevada todo o ano podendo ocorrer, sobretudo no inverno, sob a forma de neve. Trata-se do clima de altitude

More Related