1 / 25

AULA TÉCNICA 41 2008

AULA TÉCNICA 41 2008. INSTRUTOR: SCOPINO. INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMAS: IAW 4SF e IAW 4AFB ATUADORES. SISTEMA DE PARTIDA A FRIO. ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC. DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO. INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC.

ocean
Download Presentation

AULA TÉCNICA 41 2008

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. AULA TÉCNICA 41 2008 INSTRUTOR: SCOPINO

  2. INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMAS:IAW 4SF e IAW 4AFBATUADORES SISTEMA DE PARTIDA A FRIO SCOPINO TREINAMENTOS

  3. ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

  4. INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC SOMENTE NA UMEC VOCÊ ASSISTE AS AULAS AO VIVO OU GRAVADAS ! NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DOS PRODUTOS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

  5. Já tivemos aula sobre: ELETROVENTILADOR E AR CONDICIONADO. Agora veremos: IAW 4SF E IAW 4AFB SISTEMA DE PARTIDA A FRIO.

  6. DIAGRAMAÇÃO INTERRUPTOR DE ÓLEO * E C U IAW 4SF 4AFB REDE CAN SONDA LAMBDA * ACELERADOR ELETRÔNICO * ROTAÇÃO E PMS * LÂMPADA DE DIAGNOSE * DETONAÇÃO * 04 INJETORES * PRESSOSTATO A/C * BOBINAS 1 e 2 * INTERRUPTOR DE FREIO * CANISTER * ELETROVENTILADOR * POSIÇÃO BORBOLETA 1 E 2 * ATUADOR DE M. LENTA * VSS – VELOCIDADE * RELÉ BOMBA * MAP+TEMPERATURA DO AR * AR CONDICIONADO * TEMPERATURA DA ÁGUA * POSIÇÃO DO PEDAL 1 E 2 * CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD2 IMOBILIZADOR

  7. PARTIDA A FRIO O SISTEMA DE PARTIDA A FRIO É NECESSÁRIO EM VEÍCULOS MOVIDOS A ÁLCOOL HIDRATADO, JÁ QUE NESTE TIPO DE COMBUSTÍVEL OCORRE A CONDENSAÇÃO ANTES DA MISTURA CHEGAR DENTRO DA CÂMARA DE COMBUSTÃO, E CHEGANDO NO ESTADO LÍQUIDO NÃO OCORRERÁ A QUEIMA.

  8. PARTIDA A FRIO

  9. COMPOSIÇÃO O SISTEMA DE PARTIDA A FRIO EQUIPA OS VEÍCULOS FLEX DA LINHA NOVO PÁLIO, COM RESERVATÓRIO PRÓXIMO À TORRE DO AMORTECEDOR DIANT. ESQ., COM TAMPA COM VÁLVULAS, ELETROBOMBA, FILTRO, BÓIA INDICADORA DE NÍVEL E ELETROVÁLVULA DE 2 VIAS. A LIGAÇÃO É FEITA POR TUBOS ESPECIAIS AO COLETOR DE ADMISSÃO.

  10. LOCALIZAÇÃO

  11. SENSOR DE TEMPERATURA

  12. FUNCIONAMENTO SEGUINDO DOIS CONTROLES, A ECU FAZ O ACIONAMENTO SIMULTÂNEO (PINO 38)DA ELETROBOMBA E DA VÁLVULA SOLENÓIDE NA PARTIDA E TAMBÉM NA FASE FRIA DE FUNCIONAMENTO, SEMPRE QUE IDENTIFICAR MAIOR QUANTIDADE DE COMBUSTÍVEL “ÁLCOOL NO TANQUE” E TEMPERATURA DO ARREFECIMENTO MENOR QUE 15º CELSIUS.

  13. FILTRO DE PARTIDA A FRIO

  14. FILTRO COM RECOMENDAÇÃO DE TROCA JUNTO À TROCA DO FILTRO PRINCIPAL, O FILTRO DE PARTIDA A FRIO ENTOPE COM FACILIDADE, POIS MUITOS CONDUTORES NÃO ABASTECEM O RESERVATÓRIO COM GASOLINA ADITIVADA. A OBSTRUÇÃO IMPEDE A INJEÇÃO DA PARTIDA A FRIO, DIFICULTANDO O FUNCIONAMENTO DO MOTOR.

  15. PINOS DA ECU 4AFB= FLEX ELETROBOMBA (1,3 OHMS) + RELÉ 10 PINO 40 - ATERRAMENTO PRÓXIMO AO FAROL ESQUERDO 4AFB= FLEX SOLENÓIDE (26 OHMS) + RELÉ 10 PINO 40 - ATERRAMENTO PRÓXIMO AO MOTOR DE PARTIDA

  16. DICA A ECU FAZ UMA ADAPTAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DA MISTURA APÓS O ABASTECIMENTO, E NA PARTIDA A FRIO IDENTIFICA PELOS MAPAS A NECESSIDADE OU NÃO DE ACIONAR SIMULTANEMANETE O MOTOR ELÉTRICO E O SOLENÓIDE DE INJEÇÃO DE GASOLINA ADITIVADA.

  17. TABELA DE PARTIDA OS SISTEMAS DE INJEÇÃO DO NOVO PÁLIO FLEX NÃO POSSUEM SENSOR DE IDENTIFICAÇÃO DO COMBUSTÍVEL DO TANQUE, PORTANTO, ATRAVÉS DOS MAPAS QUE A ECU SEGUE, É POSSÍVEL TER UMA IDENTIFICAÇÃO MÉDIA DA PORCENTAGEM DE CADA COMBUSTÍVEL NO TANQUE DO VEÍCULO.

  18. EXEMPLO DE TABELA

  19. RELAÇÃO DE ACORDO COM A TEMPERATURA DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO E A PORCENTAGEM DE ÁLCOOL, A ECU FAZ A INJEÇÃO DA PARTIDA A FRIO, QUANTO MAIS BAIXA A TEMPERATURA E MAIOR A PORCENTAGEM DE ÁLCOOL, MAIOR SERÁ O TEMPO DE ACIONAMENTO DO RELÉ 10 DE PARTIDA A FRIO.

  20. SOLENÓIDE É UM TIPO DE VÁLVULA DE CORTE, JÁ QUE A LIGAÇÃO COM O COLETOR ESTÁ PÓS BORBOLETA, OU SEJA, UMA ÁREA COM AÇÃO DA DEPRESSÃO, DE MODO QUE SE FOSSE LIGADO DIRETO À ELETROBOMBA DEIXARIA VAZIO O RESERVATÓRIO DE GASOLINA. RESISTÊNCIA: 26 OHMS

  21. SOLENÓIDE

  22. DICA EXCESSO DE ACELERAÇÃO FORÇADA NA FASE FRIA DO MOTOR, E COM A TEMPERATURA EXTERNA MUITO BAIXA FARÁ COM O QUE CONSUMO DE GASOLINA DA PARTIDA A FRIO SEJA ALTO, SENDO NECESSÁRIO COMPLETAR O TANQUINHO EM CURTO ESPAÇO DE TEMPO. O INDICADOR DE NÍVEL ESTÁ NO PAINEL.

  23. PERGUNTA HÁ NECESSIDADE DE INSTALAÇÃO DE UM BOTÃO PARA A PARTIDA A FRIO NESTE SISTEMA ?

  24. RESPOSTA NÃO. A ECU ESTANDO PROGRAMADA COM A RELAÇÃO DE COMBUSTÍVEL E COM SINAIS DE SENSORES CORRETAMENTE NÃO HAVERÁ PROBLEMAS.

  25. OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA. ATÉ A PRÓXIMA:INJEÇÃO ELETRÔNICA43/2008NOVO PÁLIO 1.0/1.3/1.4 FLEXAULA 17 REDE CANInstrutor Scopino

More Related