1 / 29

Razões e proporções

Razões e proporções. Professor João Gilberto. Razões e proporções. 1) O conceito de razão A razão entre dois números a e b é o quociente entre eles, o seja, o resultado da divisão entre eles, onde o segundo é diferente de zero (b ≠ 0).

naiara
Download Presentation

Razões e proporções

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Razões e proporções Professor João Gilberto

  2. Razões e proporções 1) O conceito de razão A razão entre dois números a e b é o quociente entre eles, o seja, o resultado da divisão entre eles, onde o segundo é diferente de zero (b ≠ 0). O número a é chamado de antecedente e o número b é chamado de conseqüente da razão. Esse quociente (razão) pode ser dado entre valores de uma mesma grandeza ou de grandezas diferentes.

  3. Razões e proporções 2) Razão entre grandezas de mesma espécie A razão entre duas grandezas de mesma espécie é o quociente dos números que expressam as medidas dessas grandezas numa mesma unidade. Observação: Grandeza é tudo o que pode ser medido ou quantificado.

  4. Razões e proporções 2) Razão entre grandezas de mesma espécie • Exemplo: • Numa sala de 30 alunos, 28 são destros e 2 são canhotos. A razão entre o número de canhotos e o total de alunos é: Podemos perceber que nesta razão as duas grandezas utilizadas são iguais, ou seja, número de alunos.

  5. Razões e proporções 3) Razão entre grandezas de espécies diferentes A razão entre duas grandezas de espécies diferentes não pode ser expressa por apenas um número, mas sim por um número acompanhado da unidade de medida correspondente. Lembre-se: Grandeza é tudo o que pode ser medido ou quantificado.

  6. Razões e proporções 3) Razão entre grandezas de espécies diferentes Alguns tipos de razões entre grandezas de espécies diferentes: Velocidade Média Densidade demográfica Consumo Médio

  7. Razões e proporções 3) Razão entre grandezas de espécies diferentes Exemplo: 2) Durante uma viagem, uma pessoa percorreu 240 km em duas horas. A razão entre a distância percorrida e o tempo gasto é dado por: Podemos perceber que nesta razão as duas grandezas utilizadas são diferentes, e neste caso específico, recebe o nome de velocidade.

  8. Razões e proporções 3) Razão entre grandezas de espécies diferentes Exemplo: 3) Um carro percorreu 500 km e gastou 40 l de combustível. Qual o consumo médio desse carro durante a viagem? Dividindo-se o número de quilômetros percorridos pelo número de litros de combustível consumidos, teremos o número de quilômetros percorridos pelo carro com um litro de combustível. Logo: Podemos perceber que nesta razão as duas grandezas utilizadas são diferentes, e neste caso específico, recebe o nome de consumo.

  9. Razões e proporções 4) O conceito de proporção Dizemos que duas razões são iguais quando expressam quocientes iguais. Assim, podemos dizer que: Proporção é uma igualdade entre duas razões.

  10. Razões e proporções 4) O conceito de proporção De modo geral, podemos dizer que os números a, b, c, d, não-nulos, formam nessa ordem uma proporção quando Os números a, b, c, d são os termos da proporção. Os termos a e d são chamados de extremos da proporção. Os termos b e c são chamados de meios da proporção.

  11. Razões e proporções 4) O conceito de proporção Exemplo: 4) Verifique se os números 4, 6, 10 e 15, nessa ordem, são proporcionais As razões são iguais, logo Portanto, os números 4, 6, 10 e 15 formam, nessa ordem, uma proporção.

  12. Razões e proporções 5) Propriedade fundamental das proporções Em toda proporção, o produto dos extremos é igual ao produto dos meios. Assim, temos de uma maneira geral que:

  13. Razões e proporções 5) Propriedade fundamental das proporções Exemplo 5)Aplicando a propriedade fundamental das proporções, verifique se o par de razões formam uma proporção. Logo, podemos concluir que as razões na ordem dada, formam uma proporção.

  14. Razões e proporções 5) Propriedade fundamental das proporções Exemplo: 6)Calcule o valor de x na proporção a seguir.

  15. Razões e proporções 5) Propriedade fundamental das proporções Exemplo: 7)Calcule o valor de x na proporção a seguir.

  16. Razões e proporções 6) Propriedades das proporções 1ª) Em toda proporção, a soma dos dois primeiros termos está para o primeiro termo assim como a soma dos dois últimos termos está para o terceiro.

  17. Razões e proporções 6) Propriedades das proporções 2ª) Em toda proporção, a soma dos dois primeiros termos está para o segundo termo assim como a soma dos dois últimos termos está para o quarto.

  18. Razões e proporções 6) Propriedades das proporções 3ª) Em toda proporção, a diferença dos dois primeiros termos está para o primeiro termo assim como a diferença dos dois últimos termos está para o terceiro.

  19. Razões e proporções 6) Propriedades das proporções 4ª) Em toda proporção, a diferença dos dois primeiros termos está para o segundo termo assim como a diferença dos dois últimos termos está para o quarto.

  20. Razões e proporções 6) Propriedades das proporções 5ª) Em toda proporção, a soma dos antecedentes está para a soma dos conseqüentes assim como qualquer antecedente está para o seu conseqüente.

  21. Razões e proporções 6) Propriedade das proporções 6ª) Em toda proporção, a diferença dos antecedentes está para a diferença dos conseqüentes assim como qualquer antecedente está para o seu conseqüente.

  22. Razões e proporções 6) Propriedades das proporções Exemplo: 8)A razão entre as idades atuais de dois irmãos é 5/3. Calcule a idade de cada um deles, sabendo que a soma de suas idades e 32 anos. Resolução: 1º modo Vamos indicar as idades por x e y e assim obtemos o sistema:

  23. Razões e proporções 6) Propriedades das proporções Resolução: Podemos notar que a primeira equação é uma proporção, na qual aplicaremos a propriedade fundamental das proporções e obteremos uma outra equação. E assim, encontramos o sistema equivalente a seguir.

  24. Razões e proporções Resolvendo o sistema temos: 6) Propriedades das proporções Somando as duas equações encontramos a equação Substituindo x por 20 em qualquer equação nos dá que y = 12. Portanto as idades dos irmão são 20 e 12. anos.

  25. Razões e proporções 6) Propriedades das proporções Exemplo: 8)A razão entre as idades atuais de dois irmãos é 5/3. Calcule a idade de cada um deles, sabendo que a soma de suas idades e 32 anos. Resolução: 2º modo Vamos indicar as idades por x e y e assim obtemos o sistema:

  26. Razões e proporções 6) Propriedades das proporções Resolução: Podemos notar que a primeira equação é uma proporção, na qual aplicaremos a 1ª propriedade das proporções que vimos anteriormente. Sabemos que x + y = 32 logo, fazendo a substituição na equação I, temos:

  27. Razões e proporções 6) Propriedades das proporções Agora, aplicando a propriedade fundamental das proporções na equação I, temos: Assim, ao voltarmos na equação II e trocarmos x por 20, temos: Portanto as idades dos irmão são 20 e 12. anos.

  28. Razões e proporções 6) Propriedades das proporções Exemplo: 9) Resolva o sistema Resolução: Vamos utilizar agora a 5ª propriedade anteriormente vista, ou seja:

  29. Razões e proporções Resolução: De acordo com a equação II, sabemos que x + y = 40. Assim vamos substituir x + y por 40 na equação I e em seguida aplicarmos a propriedade fundamental das proporções. 6) Propriedades das proporções Com isso, ao voltarmos na equação II e trocarmos x por 15, temos: Portanto, a solução deste sistema é o par ordenado (15, 25).

More Related