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Foro Social Ibérico por la Educación ¿Qué Educación para que Sociedad?

Foro Social Ibérico por la Educación ¿Qué Educación para que Sociedad?. LA COEDUCACIÓN:. UNA ALTERNATIVA PARA LA PAZ Y EL DESARROLLO DE UNA CIUDADANÍA INTEGRAL. Córdoba 29,30,31 de Octubre y 1 de Noviembre 2005. União de Mulheres Alternativa e Resposta.

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Presentation Transcript


  1. Foro Social Ibérico por la Educación ¿Qué Educación para que Sociedad? LA COEDUCACIÓN: UNA ALTERNATIVA PARA LA PAZ Y EL DESARROLLO DE UNA CIUDADANÍA INTEGRAL Córdoba 29,30,31 de Octubre y 1 de Noviembre 2005

  2. União de Mulheres Alternativa e Resposta Um olhar sobre a coeducação em Portugal Artemisa Coimbra (2005)

  3. Ruptura político-social em Portugal 25 de Abril de 1974 Dinamizador de diversos sectores da sociedade Campo Educativo: algumas transformações significativas na área da Igualdade de Oportunidades, mas confinadas a: Generalização do ensino misto Diversidade das escolhas de carreiras Acesso mais fácil ao prosseguimento de estudos COEDUCAÇÃO Fernanda Henriques e Teresa Pinto (2001)

  4. COEDUCAÇÃO

  5. ANOS 80 Aumento e diversificação da produção: Investigação académica institucionalizada (dissertações) Iniciativas de divulgação pública (congressos e similares) Actividades de acção/intervenção (projectos) COEDUCAÇÃO

  6. COEDUCAÇÃO MARCOS DE MUDANÇA • A primeira tese de doutoramento em Educação e Género da autoria de Ana Benavente (1985) • Os colóquios: “A Mulher na Sociedade Portuguesa ” (IHES da Fac. Letras da Univ. Coimbra) (1985) “Mulheres em Portugal ”(ICS da Univ. Lisboa) (1985) • Diversas iniciativas ao nível da produção no campo da Igualdade de Oportunidades em Educação

  7. COEDUCAÇÃO Categorias temáticas: • Educação e Género • História da Educação

  8. COEDUCAÇÃO Educação e Género (produção) • Artigos / Capítulos em obras 82 • Obras 47 • Projectos 21 • Dissertações de Mestrado 19 • Comunicações em congressos 18 • Congressos específicos 11 • Teses de Doutoramento 3

  9. Origem das produções Até 1985: Da área da Educação e dos Estudos sobre as Mulheres Após 1985: Psicologia, Sociologia, História Entidades promotoras de congressos e projectos CCF / CIDM 9 FPCE-UP 5 ONG de Mulheres 3 Ministério da Educação 2 COEDUCAÇÃO

  10. COEDUCAÇÃO RESISTÊNCIAS À MUDANÇA • PRODUÇÃO CIENTÍFICA • LEGISLAÇÃO • RELAÇÕES DE PODER • ESTRUTURAS CURRICULARES • PRÁTICAS EDUCATIVAS • DIVERSIFICAÇÃO DE ESCOLHAS DE PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS Fernanda Henriques e Teresa Pinto (2001)

  11. COEDUCAÇÃO PLANO DAS MENTALIDADES • Ainda se pensa que “ser mulher” corresponde a uma natureza específica • Dicotomia de papéis atribuídos aos homens e às mulheres • Persistência de estereótipos PLANO EPISTEMOLÓGICO • Persistência do paradigma positivista na investigação • Persistência do universal neutro na formação dos/as investigadores/as PLANO POLÍTICO-SOCIAL • Difícil acesso a cargos públicos • Menor poder económico das mulheres • Reduzida visibilidade dos movimentos feministas

  12. COEDUCAÇÃO É necessário: • “inflectir a produção de políticas educativas no que respeita à problematização das orientações e práticas da coeducação” (Silva e Perista, 1995) • ultrapassar “a fase de acumulação caracterizada por pesquisas empíricas de valor desigual” (Cova, 1998)

  13. COEDUCAÇÃO Perspectiva da UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) • Sistema Escolar • implementar o conceito de igualdade • combater a divisão sexual do trabalho e das funções • reflectir sobre a utilização dos espaços informais nas escolas • integrar diferentes culturas numa perspectiva crítica e reflexiva sem cair na anulação nem na aceitação incondicional

  14. COEDUCAÇÃO Perspectiva da UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) • Manuais escolares • implementar regulamentação e um observatório de avaliação para desconstrução de estereótipos, eliminação da linguagem sexista e do falso neutro

  15. COEDUCAÇÃO Perspectiva da UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) • Currículo • introduzir conteúdos na área da igualdade de oportunidades e da igualdade de resultados • dar visibilidade ao papel das mulheres nas diferentes áreas (científica, política, artística,…) • introduzir temas relevantes: • violência / violência contra as mulheres / violência doméstica • a guerra • o comércio justo

  16. COEDUCAÇÃO Perspectiva da UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) • Currículo • paridade e representatividade de género • conciliação entre a vida familiar e a profissional • partilha das decisões • educação para os afectos • acesso igualitário à diversidade das carreiras profissionais

  17. COEDUCAÇÃO Perspectiva da UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) • Currículo • direito à sexualidade, ao prazer, sem discriminação de orientação sexual • prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, da SIDA, das Hepatites • planeamento familiar / contracepção • aborto • maternidade e paternidade conscientes • respeito pelo meio ambiente • igualdade da justiça social para acabar com a pobreza • cooperação entre os povos

  18. COEDUCAÇÃO Perspectiva da UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) • Práticas pedagógicas • impulsionar a construção de uma rede de docentes que partilhe e trabalhe entre si com vista à mudança • Liderança das escolas • implementar o modelo igualitário em detrimento do modelo patriarcal

  19. COEDUCAÇÃO Perspectiva da UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) • Sensibilizar os sindicatos do professorado para as temáticas atrás referidas • Continuar e aumentar a investigação nas questões de género e educação

  20. COEDUCAÇÃO Perspectiva da UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) FACTORES FUNDAMENTAIS NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA A PAZ E PARA A CIDADANIA • COEDUCAÇÃO • IGUALDADE DE OPORTUNIDADES • DIALÉCTICA ENTRE: IDENTIDADE / DIFERENÇA MESMIDADE / ALTERIDADE • “INTERNALIZAR” A PERSPECTIVA DE GÉNERO (Manuela Silva)

  21. União de Mulheres Alternativa e Resposta Rua Formosa, 433-3º andar 4000 - 253 Porto Tel..: 351222010326 e-mail: umarpt@netcabo.pt

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