1 / 22

UNIDADE II EPÍSTOLA UNIVERSAL DE TIAGO

UNIDADE II EPÍSTOLA UNIVERSAL DE TIAGO. CAPÍTULO I – A VIDA E A OBRA DE TIAGO “PRATICANTES” – A lei de Cristo para a vida diária encontra-se nesta palavra.”Tornai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes “. Tiago 1.22 1.1 – A AUTORIA DA EPÍSTOLA Há 4 TIAGOS na Bíblia –

min
Download Presentation

UNIDADE II EPÍSTOLA UNIVERSAL DE TIAGO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. UNIDADE II EPÍSTOLA UNIVERSAL DE TIAGO

  2. CAPÍTULO I – A VIDA E A OBRA DE TIAGO “PRATICANTES” – A lei de Cristo para a vida diária encontra-se nesta palavra.”Tornai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes “. Tiago 1.22 1.1 – A AUTORIA DA EPÍSTOLA Há 4 TIAGOS na Bíblia – 1 – Tiago, o filho de Zebedeu– chamado a ser um seguidor de Jesus, cedo no ministério – Marcos 1. 19 – “E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes”. Junto com JOÃO e PEDRO, tornou-se um dos apóstolos mais íntimos de Jesus. 2 – Tiago, o filho de Alfeu – Também um dos doze, mencionado apenas na lista dos apóstolos e ( possivelmente ) em Marcos 15.40, como Tiago, o menor.

  3. 3. Tiago, o pai de Judas – Este Judas não é o Iscariotes – leia João 14.22 – e é identificado como um dos doze, em Lucas 6. 16 – veja também Atos 1.13 – e provavelmente deva ser relacionadoao nome TADEU em Mateus 10.3 e Marcos 3.18. 4. Tiago, “ o irmão do Senhor” – Gálatas 1.19 – Os irmãos de Jesus não creram nele durante seu ministério terreno – João 7.5 – confere com Marcos 6.3 – mas Tiago chegou cedo a uma posição de proeminência na igreja de Jerusalém – Atos 12. 17 – 15.13 – 21.18 – Gálatas 2. 9. Linha de Jerônimo – hieronímico – José teria tido uma esposa antes de Maria ou eram primos. Linha de Helvídio – helvídico – irmão mais novo de Jesus. ‘ADELPHOS’ – GREGO. 1.2 – DATA DA EPÍSTOLA – anterior ao ano 47 a.C. – Por que ? O encontro entre Tiago e Paulo ainda não havia acontecido e não há referência ao Concílio de Jerusalém – ano 49 a.C.

  4. 1.3 – O DESTINATÁRIO DA EPÍSTOLA - “Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas: saúde”. TIAGO 1.1 ARA – “... que se encontram na Dispersão – diáspora - διασπορᾷ

  5. CAPÍTULO 2 – A CANONICIDADE DA EPÍSTOLA DE TIAGO 2.1 – O RECONHECIMENTO CANÔNICO Tiago objetivou a prática do Evangelho de Jesus Cristo. Característica marcante: equilíbrio entre o que foi escrito no A.T. e o Evangelho de Jesus Cristo. Público destinatário: judeus aristocratas. Assunto geral: fala dos ensinos do MESSIAS prometido.

  6. 2.1.1 – A APOSTOLICIDADE TIAGO presenciou os fatos, ouviu os ensinos de JESUS, converteu-se e conviveu com os apóstolos.

  7. 2.1.2 – A ORTODOXIA Concordância ao padrão doutrinário – moral, espiritual, social e ético – ensinado pelo Senhor Jesus Cristo e pelos apóstolos. Semelhante aos ensinos de JESUS no Monte das Oliveiras.

  8. 2.1.3 – UNIVERSALIDADE Escrita a comunidade de judeus cristãos distantes do limites de Jerusalém. Testemunho interno do Espírito Santo – era lida e discernida como doutrinária e espiritual nas igrejas primitivas. ´O ORÍGENES Orígenes é o primeiro a citar TIAGO como Escritura.

  9. MARTINHO LUTERO considerava a Epístola de TIAGO como ´palha´. Defendia justificação apenas por meio da fé, e entendia que TIAGO apregoava a justificação pela fé praticante – obras a favor do próximo. Lutero argumentava que faltava a EPÍSTOLA DE TIAGO a centralidade doutrinária em CRISTO, CONSIDERAÇÕES FINAIS – O público de PAULO era os legalistas judeus. O público de TIAGO era os aristocratas judeus. Os legalistas - salvação pelas obras. Os aristocratas – salvação pela fé teórica, crença sem testemunho prático.

  10. CAPÍTULO 3 – O CONTEÚDO E O OBJETIVO DA EPÍSTOLA DE TIAGO 3.1 – A VERDADE CONTRASTADA COM A HIPOCRISIA A fé não é um simples sentir. Ela gera frutos entre as pessoas. “Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde” – TIAGO 1.1 Cita personagens e passagens do ANTIGO TESTAMENTO. Faz comparações das verdades cristãs com o cotidiano de seus leitores. “... PORQUE O QUE DUVIDA É SEMELHANTE À ONDA DO MAR, QUE É LEVADA PELO VENTO E LANÇADA DE UMA PARA OUTRA PARTE” – TIAGO 1.6

  11. “Vede que as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa” – TIAGO 3.4

  12. ENSINO BASEADO EM CAUSA E EFEITO – TUDO O QUE FAZEMOS GERA CONSEQUÊNCIAS. “ Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos?” – TIAGO 3.12.

  13. “Sede, pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia” – TIAGO 5.7

  14. 3.1.2 – A VIVÊNCIA DA FÉ GENUÍNA TIAGO 1. 2 a 25 – Seguir a CRISTO não isenta a ninguém das aflições, das adversidades, mas com fé e sabedoria, o crente alcançaria a maturidade espiritual e a integridade em CRISTO.

  15. 3.1.3 – O COMBATE À ACEPÇÃO DE PESSOAS TIAGO 2. 4 e 5 –

  16. 3.1.4 – OBRAS VERSUS JUSTIFICAÇÃO TIAGO 2. 14 a 26 – a justificação pelas obras – 3.1.5 – O FALAR DEMAIS TIAGO 3.1 a 12 –

  17. 3.1.6 – UM CONVITE À SANTIDADE TIAGO 4 -

  18. 3.1.7 – A PACIÊNCIA EM MEIO ÀS INJUSTIÇAS SOCIAIS – TIAGO 5 -

  19. 3.1.8 – OBJETIVO DA EPÍSTOLA A prática do EVANGELHO ao invés de ensinar somente a DOUTRINA. QUEM CRÊ NA SERIEDADE DA BÍBLIA, ( PRÁTICA JUNTO COM O CONHECIMENTO ) DEMONSTRA PELO AMAR E SERVIR.

  20. CAPÍTULO 4- A ÉTICA CRISTÃ E A TEOLOGIA PRÁTICA DA EPÍSTOLA DE TIAGO 4.1 – A ÉTICA CRISTÃ NA EPÍSTOLA DE TIAGO – Ética - maneira de viver, conduta ou prática prescrita e aprovada pela Palavra de Deus. Em TIAGO é uma constante prática do EVANGELHO. Principal preocupação de TIAGO – seus leitores deveriam praticar o EVANGELHO. Modelo ético – as regras contidas no ANTIGO TESTAMENTO e as revelações pregadas por JESUS. 4.2 - A TEOLOGIA DA EPÍSTOLA DE TIAGO A virtude – a qualidadade – o poder – desse CARTA é desafiar seus leitores a serem JUSTIFICADOS PELA FÉ e provando tal transformação pela práticas das BOAS OBRAS. Os ensinos de JESUS deveriam ser aplicados no dia a dia. O juízo vindouro – TIAGO 5.9 – independente das injustiças sociais, o viver do cristão deveria ser santo e agradável ao SENHOR.

  21. A fé praticante não se limita ao plano material. A fé praticante busca os valores espirituais. A fé praticante não se acomoda, não faz concessões, não tira proveito deste mundo e nem do vindouro. A fé praticante vai contra a onda da maioria que busca a fé de resultados materiais. AMÉM!

More Related