1 / 22

Tipos de dados

Conceitos de Linguagem de Programação. Tipos de dados. Israel Madruga. Motivação.

mave
Download Presentation

Tipos de dados

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Conceitos de Linguagem de Programação Tipos de dados Israel Madruga

  2. Motivação • O estudo de algoritmos visa o aperfeiçoamento de nossas habilidades de criar programas, instruções para resolver um problema. E os dados são as ferramentas que utilizamos nessas soluções, se entendermos como a linguagem que estamos utilizando trata os dados podemos construir algoritmos mais eficientes. Israel Madruga

  3. Como resolver os problemas? • C • Java • Ruby • Perl • Scheme • PHP • SQL • Haskell

  4. Variável X Constante Na programação, uma variável é um objeto (uma posição, frequentemente localizada na memória) capaz de reter e representar um valor ou expressão. Enquanto as variáveis só "existem" em tempo de execução, elas são associadas a "nomes", chamados identificadores, durante o tempo de desenvolvimento.

  5. Variável X Constante Uma constante é um identificador associado a um valor que normalmente não é modificado durante a execução de um algoritmo.

  6. Quanto à linguagem As linguagens de programação podem ser classificadas de acordo com o tipo de sistema que elas usam, ele define como são os métodos e as variáveis da linguagem. Em uma linguagem de tipo estático, o compilador deve conhecer o tipo de uma variável ou método antes da execução do programa (por isso, o tipo de uma variável normalmente á explicitamente declarado). Em uma linguagem de tipo dinâmico, tipo de uma variável ou método é desconhecido até a execução do programa.

  7. Linguagens de tipo Estático ou compiladas, usualmente fortemente tipificadas, geram um código binário, especifico para cada máquina, aumentando a eficiência e auxiliando a remover erros de programação. Ex.: C, C++.

  8. Linguagens de Tipo Dinâmico ou interpretadas, normalmente são fracamente tipificadas, fazem a verificação de tipo durante a execução do algoritmo, aumentando a portabilidade e a usabilidade Ex.: Ruby, Perl.

  9. Linguagens Híbridas Tem características únicas, como o Java, por exemplo, que é compilado, mas roda em uma maquina virtual C, ou seja, o código binário pode ser interpretado por qualquer dispositivo que tenha a maquina virtual. Ex.: Java, C#.

  10. Declaração As linguagens têm modos específicos para tratar suas variáveis, por exemplo em C (linguagem estática): inti; unsigned int a, b, c; unsigned short intdia, mes, ano; double salario;

  11. O Que são tipos? Tipos são definições dadas pela linguagem para interpretar um determinado dado. Ex.: A = “hello”; A = 2.351; A = 34;

  12. Tipos nas linguagens Cada linguagem define seus tipos nativos, isso depende principalmente da aplicação. É possível criar novos tipos, ou agregar múltiplos tipos em estruturas complexas (Structs em C ou Objetos em JAVA)

  13. C x SQL bigint bigserial bit bit varying boolean box bytea character varying character cidr circle date double precision inet integer interval line lseg macaddr money numeric path point polygon real char int float double void

  14. Valor X Referência As variáveis são declaradas por valor ou por referência.

  15. Tipos por valor Os tipos por valor são armazenados diretamente na pilha . Quando a alocação que contém uma instância de um tipo por valor é destruído a instância do tipo por valor também é destruída. Os tipos por valor são sempre acessados diretamente

  16. Tipos por referência A variável armazena apenas a referência ao dado , o dado sem si fica alocado na memória. Sempre contém um valor do tipo ou uma referência vazia. Devem ser iniciados.

  17. Quanto ao escopo • Variáveis de Instância • Locais • De Classe • Globais

  18. Inferência Inferência é a possibilidade de alterar o tipo de uma variável no meio da execução do código. Dependendo da linguagem, ela pode ser automática, ou necessitar de comandos.

  19. Inferência Exemplos int a = 1; \\ “a” é uma variável inteira. a = 1 + 3.5; \\ agora “a” é uma variável em ponto flutuante var objeto; \\ variável sem definição de tipo

  20. Tipos em Haskell

  21. Tipos em PHP

  22. Bibliografia • Slides de 2011 • Wikipedia.org • Google

More Related