1 / 19

Sistema Endócrino

Sistema Endócrino. Grande parte do funcionamento do corpo humano depende da comunicação entre as células por meio de mensageiros químicos : os hormônios. Hormônios são substâncias produzidas e liberadas por determinadas células, que atuam sobre outras células modificando seu funcionamento.

malina
Download Presentation

Sistema Endócrino

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Sistema Endócrino

  2. Grande parte do funcionamento do corpo humano depende da comunicação entre as células por meio de mensageiros químicos : os hormônios Hormônios são substâncias produzidas e liberadas por determinadas células, que atuam sobre outras células modificando seu funcionamento. As células produtoras de hormônios estão geralmente agrupadas em órgãos denominados glândulas endócrinas, que lançam o hormônio da corrente sanguínea. O hormônio possuí especificidade atuando somente em suas células-alvo que possuem receptores em sua superfície externa que se combinam de maneira específica com os hormônios

  3. Glândulas endócrinas humanas • Hipotálamo: região do encéfalo que desempenha importante papel na integração do sistema nervoso e endócrino, secretando hormônios que atuam sobre a hipófise. • Hipófise: pequena glândula localizada na base do cérebro, podendo ser considerada uma glândula “mestra”, pois a secreção de seus hormônios regulam o funcionamento de outras glândulas endócrinas. É constituída por dois tipos diferentes de células, sendo sua porção anterior, chamada de adenoipófise e sua porção posterior, neuroipófise, que é um prolongamento do hipotálamo constituído de neurônios modificados.

  4. Hormônios da neuroipófise A neuroipófise armazena e libera dois hormônios principais - Ocitocina: acelera as contrações uterinas que levam ao parto e também causa a contração da musculatura lisa das glândulas mamárias, o que leva à expulsão de leite durante a amamentação . - ADH (hormônio antidiurético): promove a reabsorção de água nos túbulos renais para promover o equilíbrio dos líquidos corporais

  5. Hormônios da Adenohipófise • A adenoipófise produz e libera diversos hormônios, entre eles os chamados hormônios tróficos, cujo efeito é estimular o funcionamento de outras glândulas. • TSH (hormônio tireotrófico): regula a atividade da glândula tireóide. • ACTH (hormônio adenocorticotrófico): regula a atividade da glândula supra-renal. • LH e FSH (hormônios gonadotróficos): atuam sobre as gônadas masculinas e femininas (testículos e ovários). • GH (hormônio somatotrófico): responsável pelo crescimento das cartilagens e dos ossos. • Prolactina: atua sobre os ovários, promovendo a secreção de progesterona. Além disso, tem papel importante na estimulação da produção de leite.

  6. Glândula Tireóide Localizada na região do pescoço, é responsável pela produção de dois hormônios: triiodotironina e a tiroxina, e possuem iodo em sua constituição. Desempenham papel importante na homeostase do organismo, ajudando a manter normais a pressão sanguínea, o ritmo cardíaco, o tônus muscular e as funções sexuais. Além disso atuam sobre as células do corpo aumentando sua atividade metabólica.

  7. Calcitonina: outro importante hormônio tireoidiano que atua diminuindo a quantidade de cálcio no sangue. Atua em conjunto com o hormônio da glândula paratireóide na manutenção da concentração normal de cálcio no sangue. Glândulas Paratireóides: ficam aderidas à glândula tireóide e produzem o paratormônio, responsável pelo aumento do nível de cálcio no sangue.

  8. Pâncreas • É uma glândula mista pois possuí funções endócrinas e exócrinas. A parte endócrina é constituída por células chamadas de ilhotas pancreáticas. Estas possuem dois tipos de célula, alfa e beta. • Célula alfa: responsável pela produção do hormônio glucagon. • Célula beta: responsável pela produção de insulina. • A insulina é responsável pela absorção de glicose pelos tecidos, diminuindo a concentração de glicose sanguínea. O glucagon tem efeito inverso ao da insulina, levando ao aumento do nível de glicose no sangue.

  9. Supra-renais ou Adrenais Localizam-se sobre os rins, e é constituída por dois tipos de tecidos secretores: a medula e o córtex.

  10. Medula da Adrenal: Produz dois hormônios principais: a adrenalina e a noradrenalina A adrenalina é liberada no sangue em situação de estresse, permitindo uma resposta rápida do organismo à situações de emergência. A noradrenalina é liberada em doses mais ou menos constantes e sua principal função é manter a pressão sanguínea em níveis normais

  11. Córtex da Adrenal: Os hormônios produzidos pelo córtex adrenal pertencem ao grupo dos esteróides, conhecidos também como corticosteróides. Os mais importantes são o cortisol e a aldosterona O cortisol é utilizado pelo organismo em situações de estresse, pois aumenta a quantidade de glicose disponível para ser usada como combustível. A aldosterona é importante na retenção de íons sódio no corpo, causando retenção de água no corpo, com consequente aumento da pressão sanguínea

  12. Hormônios relacionados à reprodução Os hormônios induzem a diferenciação em machos e fêmeas, induzem a formação de gametas e promovem o impulso sexual, além de serem responsáveis pelos fenômenos ocorridos na gravidez e durante a amamentação. FSH e LH As mudanças ocorridas na puberdade são controladas por dois hormônios produzidos pela hipófise: o FSH (hormônio folículo estimulante) e o LH (hormônio luteinizante) e atuam sobre as gônadas promovendo o seu desenvolvimento e seu funcionamento. Ação do FSH e LH nos homens FSH estimula a espermatogênese pelas células dos túbulos seminíferos. LH à estimula a produção de testosterona pelas células intersticiais (Leydig) dos testículos à características sexuais secundárias, elevação do desejo sexual.

  13. Ação do FSH e LH nas mulheres FSH: causa a proliferação das células foliculares ovarianas e estimula a secreção de estrógeno, levando as cavidades foliculares a desenvolverem-se e a crescer. LH: aumenta ainda mais a secreção das células foliculares, estimulando a ovulação. Hormônios sexuais • Testosterona • Principal hormônio masculino, responsável pelo aparecimento das características sexuais secundárias masculinas, e também induz o amadurecimento dos órgãos genitais e promove o impulso sexual.

  14. Estrógeno e Progesterona • O estrógeno é produzido pelas células do folículo e é responsável pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias da mulher. Também induz o amadurecimento dos órgãos genitais e promove o impulso sexual. • A progesterona tem importância fundamental no processo reprodutivo, pois, juntamente com o estrógeno, atua na preparação da parede uterina para receber o embrião.

  15. Controle hormonal do Ciclo menstrual

More Related