1 / 20

O Messianismo: David

Unção de Saul ( 9,16-17 ; 13, 8-15 ) - 1 Samuel tomou então um frasco de óleo, derramou-o sobre a cabeça de Saul e beijou-o, dizendo: «O Senhor ungiu-te príncipe sobre a sua herança. (1Sam 10,1). O Messianismo: David.

lucian
Download Presentation

O Messianismo: David

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Unção de Saul (9,16-17; 13, 8-15) - 1Samuel tomou então um frasco de óleo, derramou-o sobre a cabeça de Saul e beijou-o, dizendo: «O Senhor ungiu-te príncipe sobre a sua herança. (1Sam 10,1) O Messianismo: David Deus quer salvar o seu povo, por isso se serve dos Seus representantes na terra. Os reis eram “ungidos”. A eles Deus confia a missão de conduzir o Seu povo por caminhos de justiça e de paz. O rei é representante de Deus e servidor do povo.

  2. A Profecia de Natan de 2Sam 7 Ponto de partida do messianismo real é a subida ao trono do Rei David e da sua dinastia. O texto bíblico fundamental é o de 2Sam 7,1-16. O texto joga com as palavras CASA (Templo) e CASADO (descendência). Não será David a construir a CASA; é Deus que dará a David um CASADO (descendente)

  3. A Arca de Deus 2disse David ao profeta Natan: «Não vês que eu moro num palácio de cedro, enquanto a Arca de Deus está abrigada numa tenda?» 3Natan respondeu-lhe: «Pois bem, faz o que te dita o coração, porque o Senhor está contigo!» (2Sam 7,2-3)

  4. Deus te dará uma casa 8Dirás, pois, agora, ao meu servo David: Diz o Senhor do universo: Eu tirei-te das pastagens onde apascentavas as tuas ovelhas, para fazer de ti o chefe de Israel, meu povo… Além disso, o Senhor faz hoje saber que será Ele próprio quem edificará uma casa para ti.

  5. dar-te-á um descendente 12Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, manterei depois de ti a descendência que nascerá de ti e consolidarei o seu reino. 13Ele construirá um templo ao meu nome, e Eu firmarei para sempre o seu trono régio. 14Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. 6A tua casa e o teu reino permanecerão para sempre diante de mim, e o teu trono estará firme para sempre".» (2Sam 7,12-14)

  6. A Aliança com o Rei David (2Sam 7) A PROMESSA DO MESSIAS QUE HÁ DE VIR Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus.Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus.Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David,reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.»(Lc 1,30-33) … manterei depois de ti a descendência que nascerá de ti e consolidarei o seu reino. Ele construirá um templo ao meu nome, e Eu firmarei para sempre o seu trono régio. Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. A tua casa e o teu reino permanecerão para sempre diante de mim, e o teu trono estará firme para sempre". (2Sam 7,12-16)

  7. O Messias é um descentende de David A espera do futuro Messias identifica-se com a dinastia de David. Os Rei eram os “ungidos” e representantes de Deus para realizarem as promessas de Deus, contidas na Aliança. Nos Salmos, a figura do Messias começa a ser idealizada; tal processo culmina nos profetas, onde a idealização chega a sua maturidade.

  8. A vinda do Messias nos profetas O Messias é um descentende de David Isaias: 7,10-14; 9,1-3; 11,1-9 Miqueias: 5,1-5 Jeremias: 23,5-6

  9. O profeta Acaz, em nome de Deus promete um sinal ao rei: nascerá um filho que terá Nome EMANUEL ISAIAS 7,14 Ano 740 – Rei Ezequias Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho; e hão-de chamá-lo Emanuel, que quer dizer: Deus connosco. Mt 1, 23 Por isso, o Senhor, por sua conta e risco, vos dará um sinal. Olhai: a jovem está grávida e vai dar à luz um filho, e há-de pôr-lhe o nome de Emanuel. Is 7, 14 Esta profecia tem como base o texto de 2Sam 7. O Emanuel é sinal da presença continua de Deus na história.

  10. ISAIAS 9,1-3 No cap. 9, o profeta Isaia completa o anuncio do Messias do cap. 7. O povo que andava nas trevas viu uma grande luz … um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado; tem a soberania sobre os seus ombros, e o seu nome é: Conselheiro-Admirável, Deus herói, Pai-Eterno, Príncipe da paz. Dilatará o seu domínio com uma paz sem limites, sobre o trono de David e sobre o seu reino. Ele o estabelecerá e o consolidará com o direito e com a justiça, desde agora e para sempre. Assim fará o amor ardente do Senhor do universo. (Is 9,1-3)

  11. ISAIAS 11,1-9 1Brotará um rebento do tronco de Jessé, e um renovo brotará das suas raízes. 2Sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e de entendimento, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de ciência e de temor do Senhor.

  12. um rei justo 3Não julgará pelas aparências nem proferirá sentenças somente pelo que ouvir dizer; 4mas julgará os pobres com justiça, e com equidade os humildes da terra; ferirá os tiranos com os decretos da sua boca, e os maus com o sopro dos seus lábios. 5A justiça será o cinto dos seus rins, e a lealdade circundará os seus flancos.

  13. paz paradisiaca 6Então o lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o novilho e o leão comerão juntos, e um menino os conduzirá. 7A vaca pastará com o urso, e as suas crias repousarão juntas; o leão comerá palha como o boi. 8A criancinha brincará na toca da víbora e o menino desmamado meterá a mão na toca da serpente. 9Não haverá dano nem destruição em todo o meu santo monte, porque a terra está cheia de conhecimento do Senhor, tal como as águas que cobrem a vastidão do mar.

  14. O PROFETA MIQUEIAS– 5,1-5 740-768 a.C. Mas tu, Belém-Efrata, tão pequena entre as famílias de Judá, é de ti que me há-de sair aquele que governará em Israel. As suas origens remontam aos tempos antigos, aos dias de um passado longínquo. Ele permanecerá firme e apascentará o seu rebanho com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor, seu Deus. (Mq 5,1.3)

  15. Em Mq 5,2 volta a ser mencionada a mãe do menino, isto é do futuro Messias. 2Por isso, Deus abandonará o seu povo até ao tempo em que der à luz aquela que há-de dar à luz, e em que o resto dos seus irmãos há-de voltar para junto dos filhos de Israel. (Mq 5,2)

  16. Jeremias: 23,5-6 5Dias virão em que farei brotar de David um rebento justo que será rei, governará com sabedoria e exercerá no país o direito e a justiça - oráculo do Senhor. 6Nos seus dias, Judá será salvo e Israel viverá em segurança. Então será este o seu nome: 'O Senhor - é - nossa - Justiça!' O profetas sonham com uma era de justiça e de paz, como confirma o testo de Jeremias cap. 31.

  17. Jeremias: 31,31-33 31Dias virão em que firmarei uma nova aliança com a casa de Israel e a casa de Judá - oráculo do Senhor. 32Não será como a aliança que estabeleci com seus pais, quando os tomei pela mão para os fazer sair da terra do Egipto, aliança que eles não cumpriram, embora Eu fosse o seu Deus - oráculo do Senhor. 33Esta será a Aliança que estabelecerei, depois desses dias, com a casa de Israel - oráculo do Senhor: Imprimirei a minha lei no seu íntimo e gravá-la-ei no seu coração. Serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

  18. Um reino universal e eterno Os profetas dão uma interpretação espiritual do rei-messias descendente de David. Ele é um rei ideal que defende a rectidão moral e religiosa (é um rei justo). Instaurará uma convivência pacífica que dá felicidade. Será um Reino universal e eterno. Trata-se sempre de um reino terreno, mas que deixa espaço para uma dimensão transcendente.

  19. Jesus é o Messias prometido Os Evangelhos da infância de Jesus e outros textos do Novo Testamento, transmitem a esperança popular de um Messias descendente de David. Tudo isso é coerente com a convicção que os cristãos tinham: a vinda de Jesus foi preparada pelos anúncios messiânicos do Antigo Testamento.

  20. O meu reino não é deste mundo Resta um grande interrogativo, é o seguinte: se Jesus atribui a si mesmo o titulo de Messias, descendente de David. Jesus, citando o Sl 110, responde aos doutores da Lei: 37O próprio David chama-lhe Senhor; como é Ele seu filho?» (Mc 14,37) Sabemos como Jesus recusou sempre o título de rei, no sentido tradicional. Só admitiu a Sua realeza diante de Pilatos (Mc 14,61-62), quando já não era possível ver Nele um rei de um reino terreno.

More Related