1 / 12

JOGO DE EMPRESAS

JOGO DE EMPRESAS. Prof. Heber José de Moura e Giselle Marie T de Moura heber2005@uol.com.br. Simulação Empresarial , Business Game Jogos de Empresas.

liam
Download Presentation

JOGO DE EMPRESAS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. JOGO DE EMPRESAS Prof. Heber José de Moura e Giselle Marie T de Moura heber2005@uol.com.br

  2. Simulação Empresarial , Business GameJogos de Empresas Um exercício seqüencial de decisão, estruturado sobre um modelo de uma operação empresarial, em que os participantes assumem o papel de gerentes da operação simulada, mediante utilização de um software específico.

  3. Benefícios • Compactação do tempo; • Participantes são agentes ativos; • Aprendizagem baseada nos erros e acertos cometidos; • Visão global e integrada da empresa; • Experiência na tomada de decisões, análise de desempenho e avaliação de resultados.

  4. Outras vantagens... Aprendizado nas áreas de: • Planejamento financeiro orçamentário • Contabilidade de custos • Análise das demonstrações contábeis • Economia • Estratégias de Negócios

  5. Dinâmica Uso da Planilha de Apoio à Decisão (PAD) Entendimento dos processos da empresa simulada Tomada de decisão Resultado Previsão

  6. Dinâmica Elaboração do Orçamento (previsão) Tomada de Decisão Simulador (software) Relatórios e Jornal Resultado previsto Coordenador

  7. LUCRO Medição de Desempenho • Ativos • Operacionais • Capital de Giro • Imobilizado operacional

  8. A Empresa Simulada Consiste de uma pequena sociedade anônima (SA) industrial de capital fechado voltada à modelagem de placas de alumínio. A empresa recebe as placas já cortadas dos seus fornecedores e apenas realiza a modelagem das mesmas. Sua aplicação pode ser vista em adesivos metálicos usados em automóveis, placas gravadas com números de chassis, motores, implementos agrícolas, etc. O produto fabricado é uma peça moldada em alumínio, cuja forma depende da encomenda específica. O produto final resulta do processamento de uma lâmina de alumínio de 15 cm, com espessura de 0,5 cm, que consiste em sua única matéria-prima. Desta forma, cada produto acabado consome uma única unidade de matéria-prima, representada pela lâmina descrita acima.

  9. O mercado O mercado potencial total é afetado por fatores econômicos globais, tais como o nível geral da atividade econômica, inflação, flutuações estacionais, bem como pelo conjunto das políticas empresariais envolvendo decisões de preço, gastos com marketing e pesquisa e desenvolvimento (P&D). A elasticidade-preço varia diretamente com a taxa de inflação, isto é, os consumidores resistem em comprar por um preço que se eleve tão rapidamente quanto o Índice Geral de Preços. Entretanto, os custos unitários deste processamento variam na mesma proporção que o IGP. A participação de cada firma na demanda de mercado é determinada primariamente pela relação entre as suas políticas de preço e marketing e as das demais firmas.

  10. Meta A maximização da taxa de retorno sobre o Patrimônio Líquido (PL) inicial é a meta recomendada às equipes participantes. Para atingir este objetivo, as diferentes equipes podem tomar diferentes caminhos: uma pode concentrar-se no crescimento e acumulação do PL mantendo os fundos na empresa como garantia contra situações desfavoráveis., enquanto outra pode concentrar-se na manutenção de um fluxo de dividendos contínuo, firme e elevado. A taxa de retorno descontada (sobre o Patrimônio Líquido inicial) será calculada para cada equipe e usada como um critério objetivo de medir o desempenho. Este padrão objetivo, bem como outros, a critério do Coordenador, podem ser usados para avaliar o aproveitamento didático da equipe. Uma das preocupações dos dirigentes da indústria simulada deve ser o de direcionar os investimentos produtivos de tal forma que reflitam positivamente no volume e custo de produção.

  11. POLÍTICA DE PRODUÇÃO POLÍTICA COMERCIAL Investimento em Capacidade Produtiva, P&D, Manutenção Preço Marketing Volume de Produção Custo de Fabricação

  12. Planilha de Apoio à Decisão Todas as empresas necessitam realizar orçamentos operacionais, os quais consistem em uma maneira de antever as realizações futuras. Nesta simulação , a elaboração do orçamento operacional tem por objetivo geral possibilitar aos participantes tomarem decisões consistentes com os objetivos esperados. Neste sentido, torna-se deveras importante saber usar a Planilha de Apoio à Decisão (PAD) fornecida junto com este manual, o qual tem por objetivo facilitar a elaboração do orçamento operacional. Assim, os participantes podem refazer as suas previsões e decisões tantas vezes quanto necessário, uma vez que a planilha possibilitará prever os resultados da empresa caso as premissas se mostrem reais, constituindo-se em efetivo instrumento de apoio à decisão. A realização do orçamento operacional traz ainda uma grande contribuição aos participantes do jogo de empresas : obriga-os a conhecerem detalhadamente a empresa simulada, com todos os seus processos e características. Logo, possibilita quantificar os resultados gerados a partir das decisões tomadas, o que conduz necessariamente ao aprofundamento do conhecimento da indústria simulada.

More Related