Mestrado fisioterapia ramo envelhecimento
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 13

Mestrado Fisioterapia Ramo Envelhecimento PowerPoint PPT Presentation


  • 130 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

Mestrado Fisioterapia Ramo Envelhecimento. Porquê e Para Quê?. Irene Higgs, Carina Paulo. Alcoitão , Junho 2012. E tu? Já crias-te o teu futuro? Começa hoje!. " O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las ." Francis Bacon. Hoje e Amanhã.

Download Presentation

Mestrado Fisioterapia Ramo Envelhecimento

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Mestrado fisioterapia ramo envelhecimento

Mestrado FisioterapiaRamo Envelhecimento

Porquê e Para Quê?

Irene Higgs, Carina Paulo

Alcoitão , Junho 2012


E tu j crias te o teu futuro come a hoje

E tu? Já crias-te o teu futuro?Começa hoje!

"O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las."

Francis Bacon


Hoje e amanh

Hoje e Amanhã

Vivemos num tempo de intensas transformações que nos exige uma postura crítica e capacidade de análise, diante de inúmeros apelos, oportunidades e mesmo desafios nas nossas jornadas académicas e profissionais.

Para que sonhos se realizem, necessitamos de orientadores....

para que transformações ocorram são necessários, mediadores.

Nessa trajetória a Escola Superior de Saúde do Alcoitão desenvolveu o Mestrado de Fisioterapia no Envelhecimento, e este ano promove a sua 4ª edição.

A formação académica é indispensável para a nossa permanência e sucesso no mundo laboral, cá dentro e lá fora.

Hoje esperamos vencer etapas, superar desafios, alcançar vitórias!


Mestrado fisioterapia ramo envelhecimento

"Visão sem ação não passa de sonho; ação sem visão é só passatempo; visão com ação pode mudar o mundo.“Joel Baker

O Mestrado foi desenvolvido de forma a permitir que qualquer fisioterapeuta possa alargar e aprofundar os seus conhecimentos teóricos e clínicos na área de fisioterapia Geriátrica.

O curso reconhece a importância de facilitar aos licenciados o desenvolvimento de um raciocínio clínico independente, auto-dirigído e crítico, com base no Modelo Biopsicossocial.

Esta opção oferece aos candidatos a partilha de saberes nas principais linhas de investigação/intervenção da fisioterapia geriátrica, como alterações estruturais e funcionais no idoso; modelos de avaliação, de intervenção, diagnóstico e prognóstico em condições específicas, com um corpo de docentes variado e que reúne profissionais e investigadores amplamente reconhecidos nas suas áreas de “expertise”


Mestrado fisioterapia ramo envelhecimento

O fisioterapeuta especializado no ramo de envelhecimento poderá exercer a sua prática profissional de forma direta ou indireta com a população idosa, tanto em contexto comunitário como institucional nas seguintes áreas:


Mestrado fisioterapia ramo envelhecimento

Desenvolvimento de programas de educação e informação no âmbito do envelhecimento ativo, privilegiando a promoção de atividade física, comportamentos saudáveis e atitudes positivas ao longo de todo o ciclo de vida, dirigidos a diferentes faixas etárias da população (jovens em idade escolar, adultos seniores e adultos idosos)


Mestrado fisioterapia ramo envelhecimento

Gestão/Coordenação de equipamentos de prestação de cuidados de saúde, nomeadamente lares e residenciais de idosos


Mestrado fisioterapia ramo envelhecimento

Implementação de políticas e programas assistenciais de carácter multidisciplinar em contexto comunitário ou institucional dirigidos à população idosa


Mestrado fisioterapia ramo envelhecimento

Projetos de investigação na área do envelhecimento


Mestrado fisioterapia ramo envelhecimento

Desenvolvimento de programas de formação/educação de cuidadores formais e informais


Mestrado fisioterapia ramo envelhecimento

Avaliação e diagnostico da condição funcional dos idosos, prescrevendo estratégias e medidas terapêuticas com vista à recuperação, otimização ou manutenção da capacidade funcional dos idosos


Mestrado fisioterapia ramo envelhecimento

Avaliação e seleção de medidas compensatórias da limitação funcional irreversível, nomeadamente através da indicação de produtos de apoio e tecnologias facilitadores das atividades diárias


Mestrado fisioterapia ramo envelhecimento

E ainda…

  • Prestação direta de cuidados terapêuticos tanto no âmbito de cuidados primários e cuidados continuados em centros de saúde, centros de dia, lares e residenciais de idosos, como em cuidados de agudos e paliativos em centros hospitalares;

  • Intervenção em condições de saúde específicas, nomeadamente em condições neuro-degenerativas e psiquiátricas, em serviços de saúde mental;

  • Implementação de programas lúdico-terapêuticos em parceria com entidades públicas ou privadas no âmbito de atividades desenvolvimentais, nomeadamente, lazer, recreação, desenvolvimento pessoal, voluntariado, etc

  • -Criação de empresas de prestação de serviços domiciliários, ou de comércio de tecnologias e produtos de apoio, dirigidos à população idosa.

Já te decidiste?

Faz hoje a tua inscrição, entra nesta viagem ao futuro! Sê especialista no que fazes de melhor!


  • Login