1 / 10

Como Utilizar a Biblioteca Escolar ?

Como Utilizar a Biblioteca Escolar ?. Para te orientares na tua Biblioteca Escolar, presta atenção a estas dicas em duas áreas fundamentais:. 1. Documentação Impressa e Material Não Livro. 2. Consulta e Pesquisa na Internet. 1. Documentação Impressa e Material Não Livro.

layne
Download Presentation

Como Utilizar a Biblioteca Escolar ?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Como Utilizar a Biblioteca Escolar ? Para te orientares na tua Biblioteca Escolar, presta atenção a estas dicas em duas áreas fundamentais: 1. Documentação Impressa e Material Não Livro 2. Consulta e Pesquisa na Internet

  2. 1. Documentação Impressa e Material Não Livro A Classificação decimal universal – cdu. O que é? É um sistema de organização de documentos destinado a cobrir todo o tipo de informação e ser utilizado em qualquer parte do mundo. A partir de um sistema decimal criado anteriormente pelo bibliotecário e professor Mevil Dewwey, este sistema foi instituído em 1895 por dois belgas: Paul Otlet e Henri La Fontaine(prémio Nobel da Paz em 1913) Criaram 10 campos principais dos conhecimentos humanos, a que chamaram classes : 0 – Generalidades (desde dicionários e enciclopédias a livros raros, museus e informática). 1 – Filosofia e Psicologia 2 – Religião. Teologia 3 – Ciências Sociais ( como costumes, política, economia, ensino) 4 – não se encontra atribuída

  3. 5- Ciências Puras (como Física, Matemática, Mecânica) 6 – Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologias 7 – Artes. Passatempos. Música. Jogos. Desportos 8 – Língua. Linguística. Filologia. Literatura 9 – Arqueologia. Geografia. Biografias. História Dentro de cada classe, considerou-se que poderiam ser criadas subclasses, infinitamente, numa hierarquia decimal, que ordenam o conteúdo do documento, do mais geral para o mais particular. Exemplo: 533 – Mecânica dos Gases. 533.1 – Propriedades dos Gases (estabeleceu-se que, a partir de três algarismos, se coloca um ponto). Apesar de existirem tabelas que auxiliam os bibliotecários, classificar cada livro nem sempre é tarefa fácil! Hoje em dia, a Biblioteca Nacional, e outras, dão uma ajuda importante, ao permitirem o acesso aos seus catálogos, nomeadamente pela Internet.

  4. Para que serve a cdu ? É a partir da classificação de um livro que determinamos a sua arrumação na estante da Biblioteca, que podemos escolher esse livro de acordo com a pesquisa no catálogo da biblioteca, e que se cria a COTA do livro: COTA É a indicação que se coloca numa etiqueta, normalmente na lombada do livro. Remete o leitor para a localização da obra na estante. Na nossa escola, cada classe corresponde a uma cor, que a seguir te indicamos numa tabela, que também se encontra na Biblioteca, para te ajudar a localizares as estantes que te interessam. A COTA NA NOSSA BIBLIOTECA É um conjunto de números e letras que indicam: número da CDU/ três primeiras letras do apelido do autor (maiúsculas). EXEMPLO: 82-93 ROW (Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J. K. Rowling)

  5. Tabela da Cdu planta Todos os documentos estão arrumados segundo esta disposição, em regime de livre acesso, para que os possas utilizar livremente!

  6. MATERIAL NÃO LIVRO Este material ainda não está a ser catalogado. As caixas vazias encontram-se nos respectivos contentores, para poderes escolher o que pretendes e pedires no balcão. Tens à tua disposição listas de todos os filmes, álbuns de música e cdroms, em formato Word… NO Ambiente de Trabalho de cada computador IMPRESSAS na capa “Material de Apoio ao Utilizador” que encontras no balcão.

  7. 2. Consulta e Pesquisa na Internet Para acederes à internet, clica com o rato no ícone do ambiente de trabalho do computador. Estes são os ícones mais comuns: Se souberes o endereço que pretendes, escreve-o no rectângulo da barra «Endereço», conforme o exemplo:

  8. Se não souberes um endereço específico, precisas de pesquisar com a ajuda de um «motor de busca», que te apresentará páginas diversas, de acordo com as palavras-chave que indicares. Estes motores oferecem-te várias possibilidades de pesquisa, como pesquisa na Web (todo o mundo), em páginas de Portugal, em páginas só de uma língua, etc.

  9. Não esqueças… . As palavras que escolheres definem a quantidade de sítios que o motor de busca selecciona. . palavras ou expressões muito gerais podem levar a tantas páginas que te podes “perder”; . palavras ou expressões muito específicas podem limitar a busca e impedir-te de fazeres uma pesquisa mais variada ; . Se quiseres continuar a utilizar a internet e ires guardando informação, tens de aprender certas técnicas, como: - adicionar uma página, que te interessa guardar, aos «Favoritos», que existem no menú da Internet:

  10. - dominar ferramentas do programa Winword para processares texto e imagem (copiares e colares informação que depois possa integrar o teu trabalho). Consulta o Guia de utilização do computador que se encontra junto ao posto M1. PEDE AJUDA A FUNCIONÁRIOS OU PROFESSORES PRESENTES NA BEPAMF. Aproveita a tua Biblioteca Escolar!

More Related