1 / 38

SECRETARIA GERAL DO CONSELHO FEDERATIVO NACIONAL

Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro 2007-2012. SECRETARIA GERAL DO CONSELHO FEDERATIVO NACIONAL. Belo Horizonte, 07 de junho de 2008. ao anjo. do átomo. Plano Divino. O homem evolui.

lassie
Download Presentation

SECRETARIA GERAL DO CONSELHO FEDERATIVO NACIONAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro 2007-2012 SECRETARIA GERAL DO CONSELHO FEDERATIVO NACIONAL Belo Horizonte, 07 de junho de 2008.

  2. ao anjo do átomo Plano Divino O homem evolui ... É assim que tudo serve,que tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, que também começou por ser átomo. LE q 540

  3. dorme na pedra sonha no vegetal agita-se no animal e acorda no homem A alma Léon Denis

  4. primitivos expiações e provas regeneração felizes ou ditosos celestes ou divinos Diferentes MundosESE, cap. III, it.4.

  5. A Gênese Planetária LE q 38 e 39 Plano de Jesus

  6. Ciclo evolutivo da vida na Terra.A Gênese, cap. VII

  7. Diferentes Mundos: primitivos, expiações e provas, regeneração, felizes, celestes ou divinos.ESE, cap. III, it.4.

  8. 1a Revelação: Lei de Justiça

  9. A vinda de Jesus à Terra.2a Revelação: a Lei de Amor.

  10. Missão: “(...) Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” João 10:10

  11. Visão de Futuro: Um só rebanho, um só pastor. João 10:16

  12. Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.João 14:6 O percurso:

  13. Diretrizes:1 – “Amar a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a si mesmo”.ESE cap. I, it. 32 – “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”João 13:353 – “... aquele que quiser tornar-se o maior, seja vosso servo...”ESE, cap. VII, it.44 – “Não podeis servir simultaneamente a Deus e a Mamon.”(S. LUCAS,16:13)5 – “Dai, pois, César o que é de César e a Deus o que é de Deus.”ESE, cap. XI, it.56 - “Sede perfeitos, como perfeito é vosso Pai celestial.”ESE, cap. XVII, it.1

  14. Valores direcionais:1 –“Amarás o teu próximo, como a timesmo.”ESE, cap. XI, it.1 2 – “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.” João 13:343 – “Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam.” Lucas 6:274 – Agora, estas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade permanecem; mas, dentre elas, a mais excelente é a caridade (S. PAULO, 1ª aos Coríntios, 13:1 a 7 e 13.)‏

  15. Flexibilidade do Plano Transplantar a Árvore do Evangelho para o Novo Mundo

  16. Plano de Ação Nascimento de D. Henrique de Sagres (Helil)‏ A criação da Escola de Sagres Descobrimento do Brasil

  17. Plano de Ação O nascimento de Pedro II (Longinus)‏ Interiorização (A busca do ouro e pedras preciosas)‏ Maioridade da Nação (A Proclamação da República)‏

  18. O acompanhamento do Plano Divino:“– Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito.”ESE, cap. VI, it.3 3a Revelação: Espiritismo

  19. Missão do Espiritismo:“instruir e esclarecer os homens, abrindo uma Nova Era para a regeneração da Humanidade”.(O Livro dos Espíritos – Prolegômenos).“Por meio do Espiritismo, a Humanidade tem que entrar uma nova fase, a do progresso moral que lhe é conseqüência inevitável.”(O Livro dos Espíritos – Conclusão V, 2o parágrafo)Missão dos Espíritas:“Ide, pois, e levai a palavra divina ...” (ESE, Cap. XX, item 4).

  20. Objetivo: “ ... (o Espiritismo) se tornará crença geral e marcará nova era na história da humanidade, porque está na natureza e chegou o tempo em que ocupará lugar entre os conhecimentos humanos.” LE q 798

  21. Plano de Ação:“Três períodos distintos apresenta o desenvolvimento dessas idéias: primeiro, o da curiosidade, que a singularidade dos fenômenos produzidos desperta; segundo, o do raciocínio e da filosofia; terceiro, o da aplicação e das conseqüências” (O Livro dos Espíritos, Conclusão V).

  22. Realizado: 20 Programado: 3 Em realização: 2 Não programado: 2 Disseminação do Plano:Cada ente Federativo detalhará o Plano de Trabalho segundo as suas características e necessidades e auxiliará na implantação em cada Casa Espírita de seu Estado.

  23. O que Jesus espera de cada um de nós? ?

  24. “Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro 2007-2012” Diretrizes e Objetivos

  25. Aprovado na reunião do Conselho Federativo Nacional, realizada em Brasília, no dia 12/04/2007.

  26. Personagens do Movimento Espírita A Doutrina Espírita, que propicia ao ser humano o esclarecimento sobre sua realidade espiritual; atende suas necessidades e promove sua educação integral (moral, intelectual e social). Exerce, de forma continuada, tarefas na Casa Espírita Trabalhador Espírita Público Espírita Sociedade C A U S A Freqüentador real e potencial da Casa Espírita Conjunto de todas as pessoas e organizações públicas e privadas

  27. ELEMENTOS DO PLANO DE TRABALHO DIRETRIZES OBJETIVOS AÇÕES E PROJETOS

  28. ELEMENTOS DO PLANO DE TRABALHO Com base na análise do Movimento Espírita Brasileiro, em seu momento atual, propõe-se este Plano de Trabalho composto dos seguintes elementos: 1. DIRETRIZES: Definem as prioridades institucionais de caráter geral e abrangente. 2. OBJETIVOS: Estabelecem o que o Movimento Espírita deve alcançar ao longo do período proposto.

  29. ELEMENTOS DO PLANO DE TRABALHO 3. AÇÕES, PROJETOS: Propõem as atividades operacionais para a implementação do Plano de Trabalho. Estes projetos poderão ser implementados pelas instituições espíritas do Brasil – especialmente as Entidades Federativas Estaduais e os órgãos de unificação, de conformidade com as suas finalidades e no seu âmbito de ação, com o apoio da Federação Espírita Brasileira, e ter o seu desenvolvimento acompanhado nas Reuniões do CFN e Comissões Regionais.

  30. ELEMENTOS DO PLANO DE TRABALHO DIRETRIZES OBJETIVOS (Justificativas)‏ AÇÕES, PROJETOS

  31. DIRETRIZES DE AÇÃO: 1 – A DIFUSÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA; 2 – A PRESERVAÇÃO DA UNIDADE DE PRINCÍPIOS DA DOUTRINA ESPÍRITA; 3 – A DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA; 4 – A ADEQUAÇÃO E MULTIPLICAÇÃO DOS CENTROS ESPÍRITAS; 5 – A UNIÃO DOS ESPÍRITAS E A UNIFICAÇÃO DO MOVIMENTO ESPÍRITA; 6 – A CAPACITAÇÃO DO TRABALHADOR ESPÍRITA; 7 – A PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE.

  32. ELEMENTOS DO PLANO DE TRABALHO DIRETRIZES OBJETIVOS (Justificativas)‏ AÇÕES, PROJETOS

  33. Diretriz 1 • A DIFUSÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA • Objetivo • - Difundir a Doutrina Espírita, através do seu estudo, da sua divulgação e da sua prática, colocando-a ao alcance e a serviço de todas as pessoas, independentemente de sua condição social, cultural, econômica ou faixa etária.

  34. ELEMENTOS DO PLANO DE TRABALHO DIRETRIZES OBJETIVOS (Justificativas)‏ AÇÕES, PROJETOS

  35. “(...) É muito bonito, certamente, estar animado de boas intenções mas, antes de tudo, é necessário poder realizá-las”. (*)‏ (*) do Testamento Filosófico – 1868 A respeito da nova organização da SPEE

  36. “(...) A programação que estabelecestes para este qüinqüênio é bem significativa, porque verteu do Alto, onde se encontrava elaborada, e vós vestiste-a com as considerações hábeis e aplicáveis a esta atualidade. Este é o grande momento, filhos da alma. (...)” (Mensagem psicofônica “O Médio-dia da Era Nova”, recebida pelo médium Divaldo Pereira Franco, ao final da Reunião do Conselho Federativo Nacional da FEB, no dia 12 de Abril de 2007, em Brasília. Reformador, junho de 2007, p.8 e 9).

  37. Encerramento do 2o Congresso Espírita Brasileiro “Fostes honrados com convite do Mestre Jesus para vos constituirdes no alicerce da Era Nova. Entregai-vos à sua condução e nunca vos deixeis recuar, estacionar, ceder o passo na estrada do bem. Esta é a hora de semeardes Luz. Ide, pois, como aqueles setenta da Galiléia preparar os caminhos, porque o Senhor está chegando à Terra para proclamar a Glória do Espírito Imortal. Ide por todas partes e falai a respeito de Allan Kardec, a quem homenageamos neste dia de encerramento do 2º Congresso Brasileiro Espírita. Convidado pelos espíritos espíritas do Brasil para que presidisse este evento, o nobre Codificador aquiesceu e com as falanges do Espírito da Verdade, está conosco. Nos acompanhará neste novo ciclo que se abre, até o momento quando o Mundo de Regeneração se encontre instaurado e instalado na Terra.”

  38. Senhor! Porque choras? Visão de Eurípedes

More Related