1 / 21

Se formaram em nossas salas de aula 296 doutorandos, sendo que 34 estrangeiros.

A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito federal no Brasil, uma Unidade da Fundação Oswaldo Cruz ( Fiocruz ), órgão vinculado ao Ministério da Saúde do Brasil.

kylar
Download Presentation

Se formaram em nossas salas de aula 296 doutorandos, sendo que 34 estrangeiros.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cercade 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito federal no Brasil, umaUnidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão vinculadoao Ministério da Saúde do Brasil.

  2. A Escola formou durante sua trajetória 1010 alunos de mestrado acadêmico, sendo 37 alunos estrangeiros.

  3. Dos quadros da ENSP saíram os principais projetos que possibilitaram a adoção do SUS, estabelecido em 1988 pela nova constituição brasileira. Aqui se formulam políticas públicasde saúde. Por suas salas de aula passaram profissionais que hoje ocupam cargos de relevância no cenário nacional e internacional. Gestores do sistema de saúde, pesquisadores de renomadas instituições científicas e membros das três esferas de governo.

  4. Se formaram em nossas salas de aula 296 doutorandos, sendoque 34 estrangeiros.

  5. Na ENSP se debate idéias buscando constantemente a inovação através de projetos como descentralização dos cursos, educação a distância, mestrado profissional e na reorientação estratégica dos seus programas, visando a formação de quadros e a produção de conhecimentos para o SUS, através da Escola de Governo em Saúde(CEGS/ENSP).

  6. Uma escola de pensamento e ação que tem diversas áreas de conhecimento distribuídas por seus oito departamentos (Ciências Sociais, Epidemiologia, Saneamento e Saúde Ambiental, Ciências Biológicas, Endemias, Planejamento em Saúde, Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana e Centro de Saúde).

  7. Através de seu corpo docente, com mais de 150 doutores – um dos maiores e mais qualificados do país – oferece à sociedade uma produção científica diversificada, uma ampla oferta de disciplinas e cursos, e uma formação de profissionais bastante significativa.

  8. Em 2007 a ENSP contava com 230 alunos em seus cursosde mestrado e doutorado, sendo 111 do mestrado acadêmicoe 119 do doutorado. Em 2008, estamos recebendo mais 157 alunos selecionados pelos seus Programas de Pós-graduação.

  9. O Programa de Saúde Pública, com seu primeiro curso de mestrado iniciado em 1967, alcança em 2004 o perfil de excelência, com a nota 6 da CAPES por seu desempenho na área.

  10. Em 2005, a CAPES aprova com nota 5 o novo programade Pós-Graduação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP, Saúde Pública e Meio Ambiente.

  11. Em 2007, a ENSP tem aprovado pela Capes mais um programade pós-graduação, o de Epidemiologia em Saúde Pública,que começa com nota 6.

  12. A ENSP oferece desde 2002, o curso de mestrado Profissional em Saúde Pública, com o objetivo de qualificar profissionais para atuarem como formadores e indutores de processos de mudança em seus espaços de trabalho, desenvolvendo produtos de alta aplicabilidade ao desenvolvimento do Sistema Único de Saúde e do Sistema de Ciência e Tecnologia.

  13. Os nossos cursos de Mestrado Profissional em Saúde Pública se desenvolvem em duas grandes áreas – Gestão em Saúde e Vigilância em Saúde. Já formaram 125 alunos e 67 estão em curso atualmente. O Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente já tem um curso de Mestrado Profissional na área de Saúde do Trabalhador aprovada pela Capes.

  14. Formar quadros para a futura Escola de Saúde Pública de Angola. Este é o objetivo do primeiro curso de mestrado em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realizado fora do Brasil, que começou em 2007. A primeira turma já conta com 33 alunos.

  15. A Escola de Governo propõe-se principalmente, a estruturar a formação e a educação permanente de gestores públicos em saúde, incorporando as características da moderna gestão de sistemas, serviços, organizações e programas. A construção de processos de educação permanente, a aliança entre trabalho e formação e a consolidação de redes de cooperação são os principais objetivos da EGS.

  16. Seus cursos de especialização, aperfeiçoamento e atualizaçãopresenciais titulam mais de 500 alunos ao ano distribuídos por cerca de 50 cursos em três áreas de prática: Política, Gestão e Atenção Básica, Vigilância em Saúde e Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social.

  17. A pesquisa na ENSP conta com diversas linhas de financiamento no país e no exterior. São 37 linhas de pesquisa com mais de 200 projetos vinculados, distribuídos por grandes áreas temáticas: Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde; Epidemiologia; Endemias, Ambiente e Sociedade; Saúde e Sociedade; Saneamento Ambiental; Saúde, Trabalho e Ambiente; Toxicologia Ocupacional/Ambiental e Políticas Públicas e Saúde. Atualmente a Escola conta com 64 Grupos de pesquisa cadastrados no CNPq.

  18. A ENSP vem ao longo dos anos desenvolvendo diversas iniciativas de cunho social, junto às comunidades do entorno do campus de Manguinhos.Com o fortalecimento de iniciativas como a implantação da Escola de Música de Manguinhos; o Programa de Esportes, Educação, Saúde e Cultura e a proposta do Ecomuseu de Manguinhos, em 2008 devemos alcançar a meta de 117.069 beneficiários.

  19. Podemos destacar como principais produtos da área de comunicação institucional: portal, informe eletrônico, biblioteca virtual e comunidade virtual. A soma destes produtos e principalmente, a integração de suas funcionalidades garante a consolidação de uma identidade organizacional, baseada em informações de qualidade e transparência. Visite: http://www.ensp.fiocruz.br

More Related