1 / 27

O Cristão e a Ética em uma Sociedade Pagã

O Cristão e a Ética em uma Sociedade Pagã. Prof. Marçal (Pb Ipcamp). Introdução . Por que os cristãos pensam que sabem como as outras pessoas devem viver ? Os cristãos, porque fazem parte de uma nação santa, deveriam impor sua ética aos não-cristãos ?

kirby
Download Presentation

O Cristão e a Ética em uma Sociedade Pagã

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O Cristão e a Ética em uma Sociedade Pagã Prof. Marçal (Pb Ipcamp)

  2. Introdução Por que os cristãos pensam que sabem como as outras pessoas devem viver ? Os cristãos, porque fazem parte de uma nação santa, deveriam impor sua ética aos não-cristãos ? É a base cristã sendo questionada, especialmente em momentos de definição e desconforto diante das exigências bíblicas. E se na observância dos princípios éticos cristãos, perdermos a humildade ? Como agir sem sermos julgadores ?

  3. I O paganismo e sua rejeição da ética As pessoas em geral não estão interessadas em santidade, e detestam que “religiões”sigam as perseguindo para que mudem seus valores. A idéia central: Cada um tem o direito de fazer aquilo que é certo de acordo com sua própria mente. Deus é somente Senhor dos “Religiosos” ? Sl 24.1 Gn 2.15-17. O Senhor sabe o que aconteceu depois da queda Gn 6.5. O seu coração não está contigo Pv 23.7.

  4. Videos Pirataria

  5. Santidade ? Por que ? Retidão é fundamental, não é declarada pela minha ou pela sua preferência pessoal, mas pelo caráter supremo de Deus Lv 20.7 1Pe 1.16. Se chegarmos a uma compreensão do que Deus quer das pessoas, isso significa que devemos fazer algumas coisas. Deus está exigindo certas coisas de nós como indíviduos, e das pessoas, como membros da comunidade. Como se portar, no trânsito, na fila de um banco, numa situação de desconforto, nas mais diversas situações onde nossa SANTIDADE está sendo colocada a prova.

  6. Exemplos • Isaías no templo, quando teve a visão da santidade de Deus Is 6.1-13. • Ele se humilhou diante da santiade de Deus, confessou seu pecado, mas ele não era único. • Mas tão pouco estava cultivando um espírito julgador. Isaías reconheceu a verdade da situação. • Deus é soberano em relação a todas as pessoas, eu, você, o mundo. • Deus proíbe uns e outros, Cl 3.9 “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos”

  7. Video O mundodávoltas

  8. O Cristianismo e sua orientação Ética • Os cristãos tem o direito de impor sua ética sobre aqueles que não têm a mesma perspectiva religiosa ? • Qual o único ser do universo que tem direito de impor uma obrigação sobre outro ser ? • Somente Deus é o Senhor da consciência humana. • Mas … Ele delegou o direito de: • Pais imporem obrigações sobre seus filhos • Governos para impor certos padrões de lei • Numa sociedade livre, o direito do VOTO

  9. Video Nextel

  10. Um padrão Ético superado ou atual ? • Tudo que é estabelecido nas escrituras deve ser aplicado as pessoas em todos os tempos ? • Lc 9.1-6 Lc 10.1-10 • A aplicação do mesmo princípio hoje poderá resultar numa providência diferente • O contexto histórico precisa ser entendido. • O autor do livro de Juízes repete quatro vezes uma explicação para o caos da época, “Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada qual fazia o que achava mais reto” Jz 17.6 e 18.1 19.1 21.25)

  11. Vivemos no século 21 As palavras que usamos todos os dias, são redefinidas pelo uso atual É preciso estudar como as palavras foram usadas para não lhes dar um sentido que é de hoje, ou de qualquer outra época, mas não o original bíblico Já vemos isso em Esdras: “Leram o livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia (…) então, todo o povo se foi a comer, a beber, a enviar porções e regozijar-se grandemente, porque tinham entendido as palavras que lhes foram explicadas” (Ne 8.1-8,12)

  12. Como ser ético sem ser julgadores ? Um dos princípios da ética cristã é que não devemos manifestar um espírito julgador Mt 7.1 Tg 4.12 Mas a Ética Cristã nos chama a mostrar discernimento: “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!” Is 5.20

  13. A saida do nãocrente “Nãojulgueisparaquenãosejaisjulgados” o versículointerpretadoerradamente, fortalece a idéia do vale-tudo e queninguém tem nada a ver com a vida de outrem. Um juiz no tribunal declaraculpadoumapessoa, maselenãoestásendojulgador. Um Cristãoquereconheçacomopecado um comportamento de fatopecaminosoemoutrocristãoounãocristão, tambémnãoestásendojulgador.

  14. Como ficamos então no episódio da mulher adultera ? • Ser julgador, no sentido em que as escrituras proíbem, é manifestar uma atitude de censura, uma atitude farisaica de condenar pura e simplesmente as pessoas e considerá-las como absolutamente sem valor por causa do seu pecado, sem nenhum espírito de paciência, clemência, bondade ou misericórdia. • Por isso a advertência de Jesus: Mat 7.3-5 • Jesus o justo Juiz • A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça. Is 42.3

  15. Corrupção no mundo, quanto mais vermelho, mais corrupto

  16. A Figura pública e a ética cristã A Bíblia tem advertências específicas a quem está em posição de liderança Moisés foi duramente punido por ultrapassar a ordem de Deus Nm 20.8-13 Os mestres receberão maior juizo Tg 3.1 Jesus adverte que seria melhor uma pessoa ter uma pedra de moinho amarrada ao pescoço e ser atirada ao mar, do que levar um pequenino a tropeçar Mt 18.6

  17. Conclusão Diante da soberania de Deus, devemos cumprí-la, mesmo diante da sociedade pagã. Somos responsáveis por ANUNCIAR o modo divino de entender a vida e a realidade. Para isso precisamos de sólida base da Palavra de Deus. É preciso vigiar para não tornarmos arrogantes julgadores. É preciso TEMOR e COMPAIXÃO, especialmente diante do desafio ético enfrentado por todos nós.

  18. Sugestões de leitura A Utopia, Thomas More José, Charles R. Swindoll Os puritanos, D.M. Lloyd Jones O Terceiro Milênio e a Nova Ordem Mundial, Guilhermino Cunha Os Pioneiros Presbiterianos no Brasil, Alderi S. Matos As bases bíblicas da ética cristã, Alderi S. Matos (Portal Makenzie Adrew Jumper) http://www.mackenzie.br/7153.html Ética do comportamentocristão (EstudosBíblicosUltimato) http://ultimato.com.br/sites/estudos-biblicos/assunto/igreja/etica-do-comportamento-cristao/

More Related