1 / 18

TRATAMENTO FORA DE DOMICÍLIO - TFD -

TRATAMENTO FORA DE DOMICÍLIO - TFD -. Abril 2008. CONCEITO.

keena
Download Presentation

TRATAMENTO FORA DE DOMICÍLIO - TFD -

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. TRATAMENTO FORA DE DOMICÍLIO - TFD - Abril 2008

  2. CONCEITO O Tratamento Fora de Domicílio – TFD instituído pela Portaria SAS Nº 55/99, consiste em garantir o encaminhamento do usuário para tratamento médico a ser prestado em outra localidade, quando esgotados todos os meios de atendimento onde reside.

  3. Responsabilidade Gestora: Município Responsabilidade Gestora: Estado MODALIDADES

  4. INTERMUNICIPAL É de responsabilidade municipal com recursos oriundos do SUS, alocados no teto dos municípios segundo parâmetros de financiamento per capita acrescido, quando necessário, da contrapartida do Fundo Municipal de Saúde. INTERESTADUAL É de responsabilidade da SES e financiado com recursos do Tesouro do Estado, abrangendo todos os procedimentos de Alta Complexidade não realizados no Estado da Bahia. MODALIDADES

  5. REQUISITOS PARA CREDENCIAMENTO DO SERVIÇO • Identificar a Unidade Pública para credenciamento do Serviço – Unidade Básica • Nomear Comissão – 01 Médico, 01 Técnico de Nível Superior e 01 Técnico de Nível Médio Encaminhar pedido de credenciamento do serviçoà Diretoria de Controle das Ações e Serviços de Saúde, anexando a Portaria que instituiu a Comissão Municipal e o nome da unidade a credenciar.

  6. Aéreo, fluvial e terrestre DESPESAS COBERTAS ATRAVÉS DO TFD Art. 9º - Em caso de óbito do usuário em Tratamento Fora do Domicílio, a Secretaria de Saúde do Estado/Município de origem se responsabilizará pelas despesas decorrentes.

  7. Fonte: Portaria GM nº 2.488 de 02102007 e Tabela Unificada DESPESAS COBERTAS ATRAVÉS DO TFD

  8. CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DE TFD • Esgotados todos os meios de tratamento dentro do município e o deslocamento for maior que 50 Km de distância; • Exclusivamente ao paciente atendido na rede pública, ambulatorial e hospitalar conveniada ou contratada do SUS; • Garantia de atendimento (dia e hora marcados) na unidade de referência; • A referência de pacientes atendidos pelo TFD deve ser explicitada na PPI de cada Município; • Inscrição prévia no programa.

  9. O TFD NÃO PODERÁ SER AUTORIZADO Tratamento para fora do país; • Procedimentos que não constam da tabela SIA e SIH/SUS; • Em tratamentos que utilizem procedimentos assistenciais; contidos no Piso de Atenção Básica (PAB) e Piso de Atenção Básica Ampliada (PABA); • Distância for inferior a 50 Km. Nestas situações, as SMS devem garantir o acesso com recurso da contrapartida municipal.

  10. FLUXO BÁSICO DO TFD NO SISTEMA Unidade de Saúde (SUS) Médico Assistente (solicita TFD - relatório) Usuário Comissão TFD Intermunicipal / Interestadual (solicita parecer, analisa,autoriza TFD,cadastra usuário) Centros de Referência (emitem parecer de resolutividade estadual) Agendamento para Rede Assistencial Executante

  11. Documentos Necessários para Inscrição - TFD Interestadual Laudo Médico padrão do TFD Interestadual, que deve ser revalidado a cada seis meses; Exames e Relatórios – original e cópia; Carteira de Identidade e CPF do paciente – original e cópia; Cartão Nacional de Saúde do Paciente; Carteira de Identidade e CPF do acompanhante; Comprovante de residência do paciente e acompanhante (Conta de água, luz ou telefone fixo) devendo constar o CEP; Extrato de Conta Bancária individual de qualquer banco e conta poupança, somente da Caixa Econômica Federal (Caso o titular da conta não seja o paciente, este deverá registrar a declaração em cartório; Carteira de Identidade, CPF, Cartão Nacional do SUS, comprovante de residência do doador.

  12. LEGISLAÇÃO 1– Portaria SAS Nº 055 de 24 de fevereiro de 1999. “Dispõe sobre a rotina do Tratamento Fora de Domicílio no Sistema Único de Saúde – SUS, com inclusão dos procedimentos específicos na tabela de procedimentos do Sistema de Informações Ambulatoriais do SIA / SUS e dá outras providências”. Publicada no DOU Nº 38 de 26 de fevereiro de 1999. 2- Resolução N° 054/2005 da Comissão Intergestora Bipartite - CIB-BA “Aprova a readequação dos parâmetros para concessão do Tratamento Fora de Domicílio, prioritariamente utilizado para oncologia e terapia renal substitutiva – TRS”. Publicada no DOE em 22 de junho de 2005. 3- Resolução N° 055/2005 da Comissão Intergestora Bipartite - CIB-BA “Aprova o fluxo de autorização das diárias para TFD”. Publicada no DOE em 22 de junho de 2005

  13. LEGISLAÇÃO 4- Resolução N° 056/2005 da Comissão Intergestora Bipartite - CIB-BA “Aprova critérios para alocação dos recursos estaduais referentes ao Tratamento Fora de Domicílio – TFD”. Publicada no DOE em 22 de junho de 2005. 5- Resolução N° 117/2005 da Comissão Intergestora Bipartite - CIB-BA “Aprova critérios para alocação dos R$ 22.575.422,10 aprovados na CIT para ampliação do Teto Financeiro do Estado da Bahia”. (25% do valor destinado para TFD – Outras patologias não contidas na Resolução 056/2005) sendo distribuído de maneira per capita entre os municípios, a exceção do município de Salvador). Publicada no DOE em 18 de novembro de 2005. 6-Resolução n° 11/2006 da Comissão Intergestora Bipartite - CIB-BA “Aprova ad referendum, distribuição dos R$ 22.575.422,10 aprovados na CIT pata ampliação do Teto Financeiro do Estado da Bahia, conforme critérios previamente aprovados pela CIB”.

  14. SITES PARA INFORMAÇÕES TFD • Consultar o Manual de Tratamento Fora de Domicílio e Resoluções CIB nº 54, 55 e 56 : www.saude.ba.gov.br, acessar item “links e downloads”. • Consulta a Portaria SAS Nº 55: http://dtr2001.saude.gov.br/sas, acessar o item “Portarias”, escolher na opção SAS o ano de 1999, clicar no hiperlink “Fevereiro” e escolher a Portaria nº 55. • Consultar Relatórios de FPO e Síntese da Produção Ambulatorial: www.saude.ba.gov.br/prestadores. • FPO: Clicar no item “Programação Físico-Orçamentário; digitar o código CNES da unidade no campo de UPS e escolher o mês de competência que deseja verificar. • Síntese de Produção Ambulatorial: Clicar no item “Síntese de Produção Ambulatorial” e seguir os mesmo passos utilizados para consulta da FPO.

  15. SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE REGULAÇÃO, ATENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE DIRETORIA DE REGULAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DE INFORMAÇÕES EM TFD MÊS: _______________________ Exemplo MODELO – 01

  16. SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE REGULAÇÃO, ATENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE DIRETORIA DE REGULAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DE INFORMAÇÕES EM TFD MÊS: _______________________ Exemplo MODELO – 02

  17. CONTATOS • COORD. DO SISTEMA ESTADUAL DE TRATAMENTO FORA DE DOMICÍLIO – COTFD • Endereço: Avenida Magalhães Neto, nº 1856, Ed. TK Tower, 12º andar – Pituba, Salvador – Bahia - CEP: 41. 810-012 • Telefax: (71) 3342-1234 e 3341-1478 • E-mail: sesab.tfd@saude.ba.gov.br • COMISSÃO ESTADUAL DE TRATAMENTO FORA DE DOMICÍLIO Endereço: Centro de Referência José Maria de Magalhães Neto, AV. ACM, s/n – antigo IAPSEB (CMO), Salvador – Bahia – CEP: 41.820-000 Tel.: (71) 3270-5796 / Fax: 3270-5797 E-mail: tfdi@yahoo.com.br

  18. ORGANOGRAMA

More Related