1 / 19

Balaão e o Espírito De Engano

Balaão e o Espírito De Engano. Pr. Carlos Alberto. INTRODUÇÃO

kaye-moon
Download Presentation

Balaão e o Espírito De Engano

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Balaão e o Espírito De Engano Pr. Carlos Alberto

  2. INTRODUÇÃO Hoje vamos procurar entender quem foi Balaão, que papel desempenhou e que características negativas lhe são atribuídas na Bíblia Sagrada. Como este homem se dizendo um profeta do Senhor, tentou amaldiçoar o povo de Deus e sutilmente levou-os ao engano.

  3. O que significa a palavra Balaão? “Destruidor”. Convenhamos que seja um significado bem sugestivo, tanto mais que pode ser facilmente equiparado ao adversário satanás que, em si mesmo, é um destruidor de almas. Balaão ouvia a Deus, mas era um falso profeta, pois tinha se afastado da fé para servir a seus próprios interesses. Balaão era usado pelo diabo.

  4. Ao escrever à Igreja de Pérgamo, em Apocalipse 2:14, o Senhor refere-nos a condenação deste tipo de ensinamentos, como uma indicação muito clara de que se trata de uma doutrina adulterada e que perdurou através dos tempos, e até aos dias de hoje. Vejamos as suas palavras: “Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem”.

  5. Ao amaldiçoar os povos moabitas e midianitas que hostilizaram Israel após a sua saída do Egito, e pouco antes de entrarem na Terra Prometida, diz-nos Deus que Balaão era um profeta, filho de Beor, de Petor, junto ao rio Eufrates, e cujo os serviços de profecia foram “alugados” por Balaque, rei dos Moabitas, inimigos de Israel: Deuteronômio 23:4 – “Porquanto não saíram com pão e água, a receber-vos no caminho, quando saíeis do Egito; e porquanto alugaram contra ti a Balaão, filho de Beor, de Petor, de Mesopotâmia, para te amaldiçoar”.

  6. Só o fato de um profeta “alugar” os seus serviços já é mau em si mesmo. Pior se torna quando esse “profeta” é visto por Deus como Seu adversário, ou quando Deus vê que o seu coração não é bom. Este episódio entre o rei Balaque e Balaão vem descrito em Números 22:5-12 até 24:25. Curioso é notar, porém, que Balaão fala sempre com Deus (verso 22:18) para inquirir o que deve fazer e o que deve dizer.

  7. Segundo as instruções de Deus, ele obedeceu e, primeiro recusou a ir com os mensageiros de Balaque e só os acompanhou quando Deus lhe deu instruções para fazer. Apesar de obedecer, o anjo do Senhor saiu ao seu caminho (e pôs a jumenta de Balaão a falar com ele). O anjo do Senhor ameaçou Balaão porque conhecia a perversidade de coração do profeta. Balaão foi chamado por Balaque para amaldiçoar o povo que Deus tinha abençoado. Balaão abençoou a Israel por três vezes em vez de amaldiçoá-los.

  8. Mas, Balaão era avarento e inconstante, tendo por fim levado o povo de Israel a desobedecer a Deus, ao prostituirem-se com as filhas dos moabitas, e idolatrarem os seus deuses e a comerem carne sacrificada a esses ídolos. Ao levar Israel a sacrificar aos ídolos dos moabitas e midianitas, Balaão cometeu um grande pecado, pois levou Israel a desviar-se dos preceitos de Deus e a cometer fornicação espiritual. Israel deixou-se contaminar com o culto de Baal, o “deus” cananita das tempestades e da fertilidade.

  9. O castigo que sobreveio a Israel por este pecado foi grande: morreram 24.000 homens – Números 25:1-5, 9. Israel tinha recebido instruções muito precisas para destruir todos estes povos pagãos e tomar conta da terra que Deus lhe tinha dado por promessa. Ao invés, deixou-se seduzir por eles.

  10. O zelo de Finéias em Números 25:7 – “Vendo isso Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, o sacerdote, levantou-se do meio da congregação, e, pegando uma lança, foi após o homem israelita até ao interior da tenda, e os atravessou, ao homem israelita e a mulher, a ambos pelo ventre; então, a praga cessou de sobre os filhos de Israel.” Finéias era um sacerdote zeloso com as coisas de Deus.

  11. Nós Precisamos radicalizar com o pecado! Hoje ouvimos que se prega sobre tudo, menos contra o pecado! O que é pecado segundo Santo Agostinho? “Uma palavra, um ato ou um desejo contrários à Lei eterna”, causando por isso ofensa a Deus e ao seu amor. Em Isaías 59:2 diz: “Mas as vossas iniquidadesfazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.”

  12. A terra de Canaã que deveria ter sido purgada de todo o mal que nela havia, é uma imagem do que será a terra durante o reino milenar do Senhor, que também terá de ser limpa de toda a sorte de males e idolatria. Veja esse trecho que nos é relatado em Números 31:12-18 depois da vitória sobre os midianitas.

  13. “E trouxeram a Moisés e a Eleazar, o sacerdote, e à congregação dos filhos de Israel, os cativos, e a presa, e o despojo, para o arraial, nas campinas de Moabe, que estão junto ao Jordão, na altura de Jericó. Porém Moisés e Eleazar, o sacerdote, e todos os príncipes da congregação, saíram a recebê-los fora do arraial. E indignou-se Moisés grandemente contra os oficiais do exército, capitães dos milhares e capitães das centenas, que vinham do serviço da guerra. E Moisés disse-lhes: Deixastes viver todas as mulheres?

  14. Eis que estas foram as que, por conselho de Balaão, deram ocasião aos filhos de Israel de transgredir contra Deus no caso de Peor; por isso houve aquela praga entre a congregação do Senhor. Agora, pois, matai todo o homem entre as crianças, e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele. Porém, todas as meninas que não conheceram algum homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vós”.

  15. O “engano” ou artifício que Balaão usou para com Israel, levando o povo a pecar contra o preceito do Senhor de não se misturar com povos pagãos e assim se deixar levar pela idolatria que é abominação aos olhos de Deus, ainda hoje é usado por satanás junto a muitos.

  16. Cinco erros de Balaão 1-AMAR O PRÊMIO DA INJUSTIÇA. 2 PE. 2:15, 16 abandonando o reto caminho, se extraviaram, seguindo pelo caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça 16. recebeu, porém, castigo da sua transgressão, a saber, um mudo animal de carga, falando com voz humana, refreou a insensatez do profeta).

  17. 2- A GANÂNCIA. JUDAS 11 Ai deles! Porque prosseguiram pelo caminho de Caim, e, movidos de ganância, se precipitaram no erro de Balaão, e pereceram na revolta de Corá. 3- ARMAR CILADAS PARA OS FILHOS DE ISRAEL. AP. 2:14 “Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem”.

  18. 4- IDOLATRIA. APOCALIPSE 2:14 “Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem”. 5- PROSTITUIÇÃO. APOCALIPSE 2:14 Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem”.

  19. CONCLUSÃO Falando dos nossos dias não podemos correr o risco de cair na sutileza do inimigo e sermos totalmente enganados pelo espírito de Balaão. Lembremos que Balaão foi morto à espada devido aos pecados enraizados no seu coração.

More Related