1 / 36

Ondas: definição

Ondas: definição. Uma perturbação que se propaga. transportando energia sem transportar matéria!. Ola na arquibancada do Morumbi. Ondas – classificação. Quanto à natureza. Vibração de um meio material Ondas mecânicas :. Quanto à natureza. Vibração de campos elétrico e magnético

kaiyo
Download Presentation

Ondas: definição

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ondas: definição

  2. Uma perturbação que se propaga... transportando energia sem transportar matéria! Ola na arquibancada do Morumbi

  3. Ondas – classificação

  4. Quanto à natureza Vibração de um meio material Ondas mecânicas:

  5. Quanto à natureza Vibração de campos elétrico e magnético Ondas eletromagnéticas:

  6. Quanto à natureza Ondas eletromagnéticas: • Elas são formadas por um campo elétrico E e um campo magnético H que oscilam perpendiculares entre si.

  7. Ondas eletromagnéticas • Se propagam na maior velocidade possível no universo c= 300.000 Km/s, que é a velocidade da luz e de todas as ondas eletromagnéticas no vácuo. • Não necessitam de um meio material para sua propagação, logo são a única classe de ondas que pode se propagar no vácuo. • São todas transversais. • A luz corresponde a apenas uma estreita faixa entre as ondas eletromagnéticas.

  8. Quanto à direção de vibração Transversais: Todas as ondas eletromagnéticas são transversais.

  9. a onda vai pra lá Um diapasão vibrando no ar E oscila na mesma direção Quanto à direção de vibração Longitudinais: A onda é formada por sucessivas zonas de compressão e de rarefação. O som é o principal exemplo de onda longitudinal.

  10. Ondas – características e elementos

  11. Elementos de uma onda Crista Vale Comprimento de onda Amplitude

  12. ± 340 m/s Gasoso Líquido ± 1500 m/s Sólido ± 5100 m/s A velocidade da onda sonora O som é uma onda mecânica. A velocidade do som nos sólidos é maior que nos líquidos, que por sua vez é maior que nos gases.

  13. Equação da velocidade

  14. Fenômenos ondulatórios

  15. N R.R. R.I. Leis da reflexão

  16. Eco / Reverberação Lembre-se: a distância mínima para haver eco é de 17 m se a velocidade do som for igual a 340 m/s.

  17. Reflexão sonora: ecolocalização

  18. Refração

  19. Refração no mar

  20. Difração Difração na cuba

  21. Conceito de interferência / superposição Cuba de ondas

  22. Interferência Construtiva

  23. Interferência Destrutiva

  24. Padrões de interferência

  25. Dupla-fenda - Thomas Young Demonstrou o caráter ondulatório da luz fazendo-a sofrer Difração e Interferência.

  26. Polarização Somente as ondas transversais podem ser polarizadas, as ondas longitudinais não sofrem alteração ao atravessar o polarizador. Entenda a lente polarizadora

  27. Acústica é a parte da ondulatória que estuda o som e os fenômenos sonoros. Acústica

  28. a onda vai pra lá E oscila na mesma direção O som O som é uma onda mecânica, longitudinal ... ... que é perceptível pelo ouvido humano normal.

  29. Aparelho auditivo

  30. SOM 0 Hz 20 Hz 20 000 Hz Som, infra-som e ultra-som A altura de um som pode variar entre 20 Hz e 20 000 Hz. Acima de 20 000 Hz, a vibração é chamada de ULTRA-SOM. Abaixo de 20 Hz, a vibração é chamada de INFRA-SOM.

  31. Gasoso ± 340 m/s Líquido ± 1500 m/s Sólido ± 5100 m/s A velocidade da onda sonora O som é uma onda mecânica. A velocidade do som nos sólidos é maior que nos líquidos, que por sua vez é maior que nos gases.

  32. Um observador em repouso As ondas chegam da mesma forma aos dois microfones que estão em repouso em relação a fonte emissora das ondas (bolinha amarela). Ao compararmos o som gravado por cada um desses microfones percebemos o óbvio: são iguais!

  33. Movimento relativo entre a fonte e o observador Observe o comprimento de onda e o número de ondas que chega a cada um dos microfones. O número de frentes de onda que chegam ao microfone da esquerda é maior que o que chega ao da direita, portanto o microfone da esquerda gravou um som bem mais agudo que o da direita.

  34. O radar Doppler

  35. Ultravioleta UV-A, de 320 a 400 nanometros (nm); UV-B, que vai de 280-320 nm; UV-C, que vai de 280 a comprimentos de onda ainda menores.

More Related