1 / 7

A Doutrina Bíblica da Trindade

A Doutrina Bíblica da Trindade. Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini – São Paulo Prof. Pr. José Ribeiro Neto Teologia Sistemática II – Deus / Anjos. História da Doutrina. I Epístola de Inácio de Antioquia aos Efésios 18.2

kaida
Download Presentation

A Doutrina Bíblica da Trindade

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A Doutrina Bíblica da Trindade Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini – São Paulo Prof. Pr. José Ribeiro Neto Teologia Sistemática II – Deus / Anjos

  2. História da Doutrina • I Epístola de Inácio de Antioquia aos Efésios 18.2 • o` ga.r qeo.j h`mw/n VIhsou/j o` Cristo.j evkuoforh,qh u`po. Mari,aj katV oivkonomi,an qeou/ evk spe,rmatoj me.n Dauei,d pneu,matoj de. a`gi,ou o]j evgennh,qh kai. evbapti,sqh i[na tw/| pa,qei to. u[dwr kaqari,sh| • Pois Nosso Deus Jesus, o Cristo foi gerado de Maria segundo administração de Deus da semente de Davi mas do Espírito Santo, o qual foi gerado e foi batizado a fim de que por [sua] vontade a água fosse purificada.

  3. Doutrina da Trindade: Tente explicá-la, e perderá a cabeça; Mas tente negá-la, e perderá a alma. (citado em ERIKSON, Milard J. Introdução à Teologia Sistemática. São Paulo: Vida Nova, 2007, p. 139)

  4. História da Doutrina Subordinacionismo – afirmava que o Filho era eterno e divino, mas não igual ao Pai no seu ser e em seus atributos. Orígenes (185 – 254 d.C.) defendia a inferioridade do Filho em relação ao Pai.

  5. História da Doutrina Sabelianismo ou Monarquianismo Modalista - Sabélio (? - 215 A.D), foi um teólogo cristão, provavelmente nascido na Líbia ou Egito. A sua fama iniciou-se quando foi para Roma, tornando-se líder daqueles que aceitaram a doutrina do monarquianismo modalista. Excomungado pelo Papa Calixto I em 220 d.C. A Igreja Voz da Verdade adota a mesma visão de Sabélio. Uma boa contestação feita por Natanael Rinaldi em: http://www.jesussite.com.br/acervo.asp?Id=276

  6. História da Doutrina Arianismo – Ário (+ 336 d.C.) , bispo de Alexandria, condenado no concílio de Niceia em 325 d.C. Pregava que Deus Filho foi criado; acreditava que o filho era maior do que todas as outras criaturas, mas que não era igual ao Pai (crença igual a dos TJ's). Adocianismo – Afirmava que Jesus viveu como homem comum, mas que no batismo Deus o adotou como Filho. (Também chamado de monarquianismo (séc. II e III) dinâmico, doutrina defendida por Teódoto).

  7. Formulação Ortodoxa da Doutrina Credo de Nicéia (325 a.d. - revisado em Constantinopla em 381 a.d.) Cremos em um só Deus, Pai, Todo-Poderoso, Criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis. E em um só Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, gerado pelo Pai antes de todos os séculos, Luz da Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado, não criado, de uma só substância com o Pai, pelo qual todas as coisas foram feitas; o qual, por nós homens e por nossa salvação, desceu dos céus, foi feito carne pelo Espírito Santo e da Virgem Maria, e tornou-se homem, e foi crucificado por nós sob Pôncio Pilatos, e padeceu e foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus e assentou-se à direita do Pai, e de novo há de vir com glória para julgar os vivos e os mortos, e o seu reino não terá fim. E no Espírito Santo, Senhor e Vivificador, que procede do Pai e do Filho, que com o Pai e o Filho conjuntamente é adorado e glorificado, que falou através dos profetas. E na Igreja una, santa, católica e apostólica. Confessamos um só batismo para remissão dos pecados. Esperamos a ressurreição dos mortos e a vida do século vindouro. Amém.

More Related