Sublime grande cap tulo adonhiramita do brasil loja de perfei o m rio da silva l.jpg
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 25

Sublime Grande Capítulo Adonhiramita do Brasil Loja de Perfeição Mário da Silva PowerPoint PPT Presentation


  • 710 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

Sublime Grande Capítulo Adonhiramita do Brasil Loja de Perfeição Mário da Silva . Instrução do Grau 4 Mestre Perfeito Ir.: Eugênio Carlos Evangelista Vieira. Não saias de ti. Volta para ti mesmo. É no interior do homem que a verdade mora. Santo Agostinho.

Download Presentation

Sublime Grande Capítulo Adonhiramita do Brasil Loja de Perfeição Mário da Silva

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Sublime grande cap tulo adonhiramita do brasil loja de perfei o m rio da silva l.jpg

Sublime Grande Capítulo Adonhiramita do Brasil Loja de Perfeição Mário da Silva

Instrução do Grau 4 Mestre Perfeito

Ir.: Eugênio Carlos Evangelista Vieira


Slide2 l.jpg

Não saias de ti.

Volta para ti mesmo.

É no interior do homem que a

verdade mora.Santo Agostinho


Slide3 l.jpg

  • “Se me perguntarem o que é Deus eu não sei, mas se não me perguntarem eu sei.”

  • "Poderá minha mão que escreve explicar isso?... Poderá a atividade de minha língua conseguir, pela palavra, realizar empresa tão grandiosa?“

  • Santo Agostinho


O grau de aprendiz l.jpg

O Grau de Aprendiz

  • A Moral: Representa o período de infância.

  • O Objetivo: Reflexão sobre a formação do caráter do homem.

  • A Filosofia do Grau: O desbaste da "pedra bruta", isto é, o desenvolvimento das virtudes inerentes a cada um e a eliminação dos vícios. Procura esclarecer a curiosidade da criança. Recebimento na sociedade. “De onde venho”?


O grau de companheiro l.jpg

O Grau de Companheiro

  • A Moral: Representa o período de juventude

  • O Objetivo: Reflexão sobre a formação da personalidade do homem

  • Filosofia do Grau: Continua o desbaste da "pedra bruta", desenvolvendo um trabalho de orientação dos jovens, procurando ajudá-los a superar as suas inseguranças. O seu papel como futuro dirigente da sociedade. Quem sou?


O grau de mestre l.jpg

O Grau de Mestre

  • A Moral: Representa o período adulto a velhice.

  • O Objetivo: Reflexão sobre a formação espiritualidade do homem

  • A Filosofia do Grau: Procura auxiliar o homem a vencer a "crise existencial", mostrando a imortalidade da alma, a temporalidade da carne e a responsabilidade na direção dos destinos da sociedade. Para onde vou ?


O grau 4 mestre perfeito l.jpg

O Grau 4 - Mestre Perfeito

  • O grau 4 no Rito Adonhiramita trabalha com um grande respeito pelos antepassados! Assim, apenas pela compreensão de seu passado e da sua origem é que pode o homem evoluir. O silêncioé questão fundamental para atingir-se a evolução. Através dele se consegue visitar o seu interior, compreender sua origem e comungar com ela.


Slide8 l.jpg

  • Aspectos morais e filosóficos da Lenda do Grau:

  • 1. Neste grau a CONSCIÊNCIA DO HOMEM, nela está contido o símbolo de poder, alertando que devemos saber usar poder de decisão mediante uma reflexão; representando o alimento da sabedoria, pois um homem sábio, não decide com emoção, ele recolhe ao seu silêncio interior através de reflexões para que a razão venha predominar sobre a emoção, e assim sua decisão não virá amanhã trazer-lhe remorso e para nortearem o homem, ou melhor, para dar-lhe parâmetros para as suas decisões (Lei Natural).


Slide9 l.jpg

2. A Consciência do homem é o seu juiz implacável. Não com caráter punitivo, mas sim orientador.

3. Um homem pode enganar a todos, porém não engana a sua Consciência.

4. A virtude representada pelo SILÊNCIO, não se apresenta com forma de subserviência ou omissão, mas propõe agora um silêncio como forma de reflexão.

5. Por isso, no Templo de Salomão aparece a “presença” do G.:A.:D.:U.: na forma do Xekiná (presença de Deus).


Slide10 l.jpg

Taoísmo

“Poderoso é quem domina a si mesmo.” Taoísmo


Slide11 l.jpg

  • SIGILO

  • SILÊNCIO

  • SEGREDO

Jóia do Grau


Slide12 l.jpg

"Escuta e serás sábio.

O começo da sabedoria é o silêncio".

(Pitágoras)


Slide13 l.jpg

SIGILO

Conforme a promessa feita por juramento, que deve ser guardado inviolavelmente principalmente na presença de profanos. Refere-se a tudo o que se tenha sido confiado ao Irmão sob a fé e a confiança maçônica.

Refere-se a tudo o que se tenha confiado ao Maçom sob a fé e a confiança maçônicas, devendo ser guardado inviolavelmente. O sigilo Maçônico tem pôr finalidade “o despertar “nos Graus, o interesse pela busca do conhecimento.


Slide14 l.jpg

SILÊNCIO

"Você não pode ensinar nada a um homem; você pode apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo.“(Galileu Galilei)

O silêncio deliberado e cauteloso de quem observa e busca, representa o caminho para procura do entendimento interior. A busca permanente da verdade demanda profunda reflexão e meditação, pois seus caminhos são interiores. Interiores por tratar-se de verdades intrínsecas ao indivíduo; verdades estas que nada se somará ou se subtrairá. Apenas se revelará.


Slide15 l.jpg

SEGREDO

“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.(Mateus 11: 13 a 15)

“A vós é dado saber os mistérios do Reino de Deus, mas aos que estão de fora, todas estas coisas se dizem por parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; ouvindo, ouçam e não estendam...”(Marcos 4: 11-12)

“Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas; não aconteça que as pisem e, voltando-se contra vós, vos despedacem”.(Mateus 7:6)


Slide16 l.jpg

  • Esta verdadeira “inspiração divina para se conhecerem certas coisas” ou insight (conhecimento súbito) está diretamente relacionada com o esforço individual, pois “ a Verdade não pode ser uma coisa coletiva.

  • A Verdade é sempre pessoal e portanto intransmissível” é “nisto que consiste o tão falado segredo do Maçom”.


Slide17 l.jpg

Chave é o símbolo da discrição e serve para recordar que de guardar ocultos e baixo de chaves os segredos da Maçonaria em seu coração. A inteligência humana está tão habituada ao som das palavras, que na maioria das vezes elas já não encerram sentido algum.


Slide18 l.jpg

  • A verdadeira viagem não consiste em sair à procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos."Marcel Proust


Slide19 l.jpg

  • Sábio, no vocabulário maçônico, não é aquele que juntou ciências e armazenou conhecimentos, até fazer-se uma enciclopédia viva, mas aquele que conhece o valor e a repercussão de cada um de seus gestos, de cada idéia que publica, de cada ação que põe em prática

CONCLUSÃO


Slide20 l.jpg

OBRIGADO


A passagem da ma onaria simb lica para a filos fica l.jpg

A PASSAGEM DA MAÇONARIA SIMBÓLICA PARA A FILOSÓFICA:

  • Adonhiram é assassinado no Grau 3.

  • Era uma entidade que representava o homem virtuoso, nele encontravam-se as principais virtudes a serem desenvolvidas para aqueles que buscavam a perfeição. Após a sua morte essas virtude se espalharam entre os homens e Salomão não conseguindo mais reuni-la em um só homem, escolheu entre os mestres construtores, aqueles que pudessem melhor representar as virtudes perdidas.

  • Ignorância, o Fanatismo e a Ambição


Slide23 l.jpg

Quando Salomão ficou sabendo que havia sido encontrado o cadáver do Mestre Adonhiram, ordenou que preparassem os funerais do Mestre com toda pompa e magnificência devidas à memória de tão nobre arquiteto e que assistissem o ato todos irmãos revestidos com aventais brancos, determinando também, que não se apagasse a mancha de sangue até obter vingança de tão horrível assassinato.

A primeira providência foi a de traçar a planta de um monumento de mármore branco e preto que deveria ser construído no curto espaço de nove dias.

O coração do Mestre Adonhiram foi embalsamado e colocado em uma urna que ficou exposta à visitação pública no terceiro andar do SanctumSanctorum durante os nove dias que foram dedicados a construção do monumento. Este foi erigido na porta do Ocidente, um pouco para o Norte, para assinalar o local em que foi primeiramente enterrado o Mestre Adonhiram pelos seus assassinos, antes de conduzi-lo ao local onde foram encontrados pelo Irmão Stolkin.


Slide24 l.jpg

Quando foi concluída a construção do obelisco foi colocada a urna sobre o pedestal e o corpo foi sepultado no centro de um subterrâneo, debaixo do Templo, com as honras devidas ao grande homem.

Este subterrâneo era a Sala das Juntas, Sala de Audiências ou Capítulo onde Salomão realizava as suas reuniões com os Mestres Perfeitos, pois, como só estes foram autorizados a transladar a este local os restos do Mestre Adonhiram, este fato lhes permitiu sentar-se no Capítulo e participar de seus trabalhos.

No obelisco havia uma pedra triangular, na qual estavam gravadas, com caracteres hebraicos, as letras J, M,B. A primeira é a inicial da primitiva palavra dos Mestres e as outras duas representam a moderna. Salomão recolheu todas as medalhas distribuídas aos Mestres quando a palavra foi mudada.

Este Grau foi introduzido este grau para honrar a memória dos irmãos falecidos.

Tal é a história do Grau do Mestre Perfeito, cujo simbolismo pode ser sintetizado pelo dever que tem o maçom de tributar aos seus irmãos o respeito que merece a sua memória.

As interpretações filosóficas inferidas das demais alegorias e do cerimonial de iniciação completam o estudo e instrução deste grau, segundo da série capitular.


O resumo da lenda do grau l.jpg

O RESUMO DA LENDA DO GRAU:

  • " Durante o processo de escolha entre os mestres construtores para representarem as virtudes perdidas, seis virtudes foram assumidas por seis mestre mais antigos, porém uma das virtudes não pode ser contemplada entre eles, tendo então Salomão que escolher, entre os mestres mais novos, um que representasse a virtude do SILÊNCIO, e em votação secreta surgiu o nome de JEREBOÃO, a qual está sendo representado por todos os Mestres Secreto neste Grau".


  • Login