Download
1 / 19

Conselho de Classe: espa o de an lise, reflex o e avalia o do trabalho pedag gico - PowerPoint PPT Presentation


  • 277 Views
  • Uploaded on

Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about 'Conselho de Classe: espa o de an lise, reflex o e avalia o do trabalho pedag gico' - issac


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
Conselho de classe espa o de an lise reflex o e avalia o do trabalho pedag gico l.jpg

Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico


Slide3 l.jpg

Conselho de Classe é uma reunião dos professores da turma com múltiplos objetivos, entre outros destacamos: avaliar o aproveitamento dos alunos e da turma como um todo; chegar a um conhecimento mais profundo do aluno e promover a integração dos professores e de outros elementos da equipe da escola”. (ROCHA, 1984, p. 9)


Slide4 l.jpg

É uma atividade que reúne um grupo de professores da mesma série visando em conjunto chegar a um conhecimento mais sistemático da turma, bem como acompanhar e avaliar cada aluno individualmente, através de reuniões periódicas. (Sant’ Anna, 1995, p. 88)


Slide5 l.jpg

Assim, o conselho de classe: É o momento de uma avaliação diagnóstica da ação pedagógica – educativa feito pelos professores e alunos (em momentos distintos, às vezes) à luz do Marco Operativo da Escola. (CRUZ, 1995, p. 117)


Slide6 l.jpg

O Conselho de Classe é um órgão colegiado, presente na organização escolar, em que vários professores das diversas disciplinas, juntamente com os coordenadores pedagógicos, ou mesmo os supervisores e orientadores educacionais, reúnem-se para refletir e avaliar o desempenho pedagógico dos alunos das diversas turmas, séries ou ciclos. (DALBEN p. 31)


Slide7 l.jpg

O conselho de classe é um órgão colegiado composto pelos professores da classe, por representantes dos alunos e em alguns casos, dos pais. É a instância que permite acompanhamento dos alunos, visando a um conhecimento mais minucioso da turma e de cada um e análise do desempenho do professor com base nos resultados alcançados. Tem a responsabilidade de formular propostas referentes à ação educativa, facilitar e ampliar as relações mútuas entre os professores, pais e alunos, e incentivar projetos de investigação. (LIBÂNEO p. 303)


Slide8 l.jpg

Conselho de Classe e Avaliação professores da classe, por representantes dos alunos e em alguns casos, dos pais. É a instância que permite acompanhamento dos alunos, visando a um conhecimento mais minucioso da turma e de cada um e análise do desempenho do professor com base nos resultados alcançados. Tem a responsabilidade de formular propostas referentes à ação educativa, facilitar e ampliar as relações mútuas entre os professores, pais e alunos, e incentivar projetos de investigação. (LIBÂNEO p. 303)


Slide9 l.jpg

Conselho de Classe como órgão de integração professores da classe, por representantes dos alunos e em alguns casos, dos pais. É a instância que permite acompanhamento dos alunos, visando a um conhecimento mais minucioso da turma e de cada um e análise do desempenho do professor com base nos resultados alcançados. Tem a responsabilidade de formular propostas referentes à ação educativa, facilitar e ampliar as relações mútuas entre os professores, pais e alunos, e incentivar projetos de investigação. (LIBÂNEO p. 303)


Slide10 l.jpg

Conselho de Classe e sua organização professores da classe, por representantes dos alunos e em alguns casos, dos pais. É a instância que permite acompanhamento dos alunos, visando a um conhecimento mais minucioso da turma e de cada um e análise do desempenho do professor com base nos resultados alcançados. Tem a responsabilidade de formular propostas referentes à ação educativa, facilitar e ampliar as relações mútuas entre os professores, pais e alunos, e incentivar projetos de investigação. (LIBÂNEO p. 303)




Slide13 l.jpg

  • Pré-Conselho – retrospectiva da ação do aluno Pedroso”

    Quando acontece?

    Durante o bimestre o professor avalia o aluno a partir de indicadores definidos por eles no início de cada ano.Na semana que antecede o C.C. , no momento da hora atividade o professor preenche com o pedagogo uma ficha denominada:

    Ficha de Acompanhamento Bimestral do Aluno


Slide14 l.jpg

Quais são estes indicadores? Pedroso”

  • Desenvolvimento Intelectual

  • Leitura, escrita, compreensão

  • Aprendizagem (acima da média, na média, abaixo da média)

  • Tarefas de casa e de classe


Slide15 l.jpg


Slide16 l.jpg


Slide17 l.jpg

No Conselho Pedroso”

  • Reunião por série/turno

  • Análise da Ficha Diagnóstica das turmas

  • (concentração da dificuldade/ indicador)

  • Elaboração dos encaminhamentos comuns para os problemas detectados na turma a partir dos indicadores. (intervenção)

  • Análise dos casos mais relevantes de cada turma – aluno

  • Encaminhamentos por disciplina

  • Solicitação a equipe pedagógica e direção


Slide18 l.jpg

(...) a razão de ser da avaliação educativa não é a classificação ou a retenção de alunos, mas a identificação do estágio de compreensão e assimilação do saber pelo educando, junto com as dificuldades que este encontra, bem como os fatores que determinam tais dificuldades com vista à adoção de medidas corretivas de ação. (PARO, 2001, p. 40).


Slide19 l.jpg

Marta Betanes da Silva classificação ou a retenção de alunos, mas a identificação do estágio de compreensão e assimilação do saber pelo educando, junto com as dificuldades que este encontra, bem como os fatores que determinam tais dificuldades com vista à adoção de medidas corretivas de ação. (PARO, 2001, p. 40).

[email protected]


ad