1 / 11

Aprendizagem = transmissão de informações e conhecimentos

Aprendizagem = transmissão de informações e conhecimentos Concepção naturalizada de linguagem (código transparente e neutro) Aprendizagem = construção/desconstrução Concepção de linguagem como produção tomada em sua natureza polissêmica. POLISSEMIA:

isha
Download Presentation

Aprendizagem = transmissão de informações e conhecimentos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Aprendizagem = transmissão de informações e conhecimentos Concepção naturalizada de linguagem (código transparente e neutro) Aprendizagem = construção/desconstrução Concepção de linguagem como produção tomada em sua natureza polissêmica

  2. POLISSEMIA: “O sentido da palavra é totalmente determinado por seu contexto. Há tantas significações possíveis quantos contextos possíveis. Mas, nem por isso a palavra deixa de ser una. Ela não se desagrega em tantas palavras quantos forem os contextos nos quais ela pode se inserir. Há uma unicidade inerente a todas as suas significações”. (BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem.p. 5;106) CONTEXTO: A enunciação não existe fora do contexto social (há sempre um interlocutor, ao menos em potencial (1/16) O signo e a situação social em que ele se insere estão indissoluvelmente ligados. O signo não pode ser separado da situação social sem ver sua natureza semiótica alterada. (3/62).

  3. A enunciação: “Que horas são?” tem um sentido diferente a cada vez que é usada e também, conseqüentemente, na nossa terminologia, um outro tema, que depende da situação histórica concreta (histórica numa escala microscópica) em que é pronunciada e da qual constitui na verdade um elemento. A enunciação “Oi, tia” tem um sentido diferente, dependendo do contexto. amoroso respeitoso ofensivo genérico

  4. Emissor – Mensagem – receptor O que se diz A linguagem como produção de sentidos Quem diz + para quem diz + contexto em que diz + o que não diz + por que diz + ... Não são palavras o que escutamos, mas verdades ou mentiras, coisas boas ou más... A palavra está sempre carregada de um conteúdo ou de um sentido ideológico ou vivencial (...) e só reagimos àquelas que despertam em nós ressonâncias ideológicas ou concernentes à vida. (Bakhtin, Marxismo e Filosofia da Linguagem, p.95).

  5. Discurso autoritário: aquele em que se abafam as vozes dos percursos em conflito, em que se perde a ambigüidade das múltiplas posições, em que o discurso se cristaliza e se faz discurso da verdade única, absoluta, incontestável. Para reconstruir o diálogo desaparecido são, nesse caso, necessários outros textos que externamente, recuperem a polêmica escondida, os choques sociais, o confronto, a luta. A censura, nos regimes autoritários, a proibição de fala ao filho ou empregado “respondão” são, entre outros, meios de impedir que, pela intertextualidade externa, se retome o diálogo internamente perdido. (6)

  6. Discurso poético/polifônico: aquele que instala internamente, graças a uma série de mecanismos, o diálogo intertextual, a complexidade e as contradições dos conflitos sociais.

  7. aprendizagem ensino aluno Homogeneidade conceitos/palavras percursos resultados avaliações

  8. aprendizagem ensino aluno Heterogeneidade conceitos/palavras percursos resultados avaliações

  9. A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA A avaliação realizada no mês de dezembro de 2003 por pais de alunos (...) teve cada um dos relatórios lido, compilado e sua síntese discutida durante reunião entre equipe de direção, professoras e funcionários. Também mandamos os resultados para a Secretaria da Educação.

  10. “O resultado da avaliação foi considerado muito positivo não somente pela grande aprovação ao trabalho desenvolvido (consideramos como aprovação apenas os quesitos “Ótimo e Bom”), mas em virtude da atenção e do tempo que os senhores dispensaram para responder às questões e nos enviar de volta o questionário respondido demonstrando que a maioria dos pais entendeu a importância desta avaliação para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do trabalho que realizamos”.

  11. “Ser criança é fazer parte de um universo paralelo, lúdico, em que todos os sonhos e fantasias parecem possíveis e não há distinção entre a ficção e a realidade. A criança vê o mundo com um olhar novo e com encantamento e ingenuidade presentes na atmosfera infantil”. “Nome dado ao ser humano em sua fase inicial de vida (+ ou – de 0 a 12 anos) sem responsabilidades (na maioria das vezes). Depende dos adultos ou dos cuidados de algum adulto, com quem desenvolve sentimento de apego e vínculos. É um ser inocente, que age de acordo com seus sentimentos e vontades, não se importando com regras e costumes. Normalmente descobre coisas boas e ruins vivenciando-as. Passa por fases de desenvolvimento, sendo que em cada uma aumenta suas capacidades”.

More Related