1 / 18

Mergulho em recifes

Mergulho em recifes. Grupo 5 Ana Miguel nº2 Filipa nº9 Bruna nº7 Lourenço nº17. Índice. Mergulho em recifes. . Os Recifes .O Mergulho . As formas dos corais .Porque são tão importantes .Que benefícios nos trazem os recifes .Como é formado o coral .História do mergulho

irving
Download Presentation

Mergulho em recifes

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Mergulho em recifes Grupo 5 Ana Miguel nº2 Filipa nº9 Bruna nº7 Lourenço nº17

  2. Índice Mergulho em recifes . Os Recifes .O Mergulho .As formas dos corais .Porque são tão importantes .Que benefícios nos trazem os recifes .Como é formado o coral .História do mergulho .Tipos de mergulho .Equipamento .

  3. Osrecifes .Os recifes de coral são sistemas complexos. . Que incluem muitos animais e plantas, para além dos próprios corais, que são animais. .Eles providenciam alimento e protecção a uma grande variedade de organismos vivos.

  4. O mergulho O mergulho nasceu da vontade do homem de explorar o mundo submarino. Das técnicas milenares, utilizadas para a busca de alimentos e armamentos, até às modernas tecnologias empregadas em mergulhos cada vez mais profundos, muitas vidas ficaram pelo caminho.

  5. Recifes de coral

  6. As formas dos corais Os corais podem ser divididos em dois tipos principais: Os corais duros possuem um esqueleto externo rígido e ocorrem numa variedade de tamanhos e formas, tal como se pode ver nas imagens. Os corais moles, tais como as gorgolejas ou os leques marinhos ou os chicotes marinhos, não possuem um esqueleto externo e movimentam-se com as correntes.

  7. Porque são tão importantes Os recifes de coral só crescem em águas pouco profundas, relativamente quentes (mais de 20o C) e transparentes. Em Moçambique, existem áreas com essas condições e por isso mesmo, têm muitos recifes de coral. Calcula-se que os recifes de coral em Moçambique ocupam uma área de cerca de 1.290 km2, o equivalente a 320 campos de futebol.

  8. Que benefícios nos trazem os recifes 1. Constituem uma barreira contra a força das ondas evitando a erosão; 2. Constituem uma fonte de proteínas para a dieta alimentar da população costeira - calcula-se que num km2 de recife de coral (um quadrado de 1000x1000 metros) se produzem cerca de 30 toneladas de pescado por ano; 3. Providenciam alimento, abrigo e protecção a cerca de um milhão de espécies marinhas, sendo um importante viveiro para os peixes em crescimento; 4. Proporcionam empregos através da pesca e da indústria do turismo; 5. São um importante atractivo turístico, para os mergulhadores que querem vê-los, filmá-los e tirar-lhes fotografias; 6. São fonte de substâncias com valor medicinal, que ajudam a combater várias doenças. Mais recentemente, os corais têm sido utilizados na reconstrução do tecido ósseo nos seres humanos.

  9. Como é formado o coral O recife de Coral é composto por camadas muito finas de carbonato de cálcio, que foram produzidas ao longo de milhares de anos, por bilhões de pequeninos animais de corpo mole, a que chamamos de pólipos de coral. Apesar de se parecerem com as plantas, os corais são animais marinhos, pertencentes à mesma família das anémonas e garrafas azuis, os chamados CNIDÁRIOS.

  10. mergulho

  11. História do mergulho No ano de 1899, o francês Besnoit Rouquayrol, patenteou o primeiro aparelho de respiração autónoma. Mas faltava uma válvula de alta pressão. Sem ela, não havia como equilibrar as altas pressões existentes no fundo do mar. A solução foi encontrada pelo francês Jacques-Yves Cousteau, em 1943. Na época, ele vivia no sul de França, praticava caça submarina para se manter. (Costeau tornou-se um famoso explorador do mar) Junto com o engenheiro Emile Gagnham, que projectou uma válvula de alta pressão, Cousteau aperfeiçoou o aparelho de Rouquayrol, batizado de aqualung.

  12. Tipos de mergulho Existem três tipos de mergulho: livre, autónomo e o dependente ou semi-autónomo . O mergulho livre ou de apnéia é a modalidade em que o mergulhador não usa equipamentos para respiração subaquática. No mergulho autónomo o mergulhador é auxiliado por equipamento que ele carrega consigo, que lhe permite respirar debaixo de água. Já no mergulho dependente, o suprimento de ar não é levado pelo próprio mergulhador, sendo a alimentação feita a partir da superfície por intermédio de um compressor de ar e de uma mangueira.

  13. Equipamento Para um mergulho seguro, é necessário o uso uma série de equipamentos que proporcionarão tranquilidade, conforto e, obviamente, segurança ao mergulhador. Para uma descrição mais detalhada sobre cada um desses equipamentos, veja o artigo principal: Equipamentos de mergulho. Manómetro e Profundímetro Máscara de mergulho Cilindro de ar comprimido Snorkel Faca de mergulho Regulador de Pressão Cinto de lastro Roupas isolantes Colete equilibrador - "BC Nadadeiras Lanterna Computadores

  14. Equipamento Máscara de mergulho Cilindro De ar comprimido Regulador de pressão Fato isolador

  15. Equipamento computador nadadeira Snorkel Manómetro e Profundímetro

  16. Equipamento Faca De mergulho Cinto de lastro Colete equilibrador Lanterna

  17. Conclusão O nosso grupo concluiu: O mergulho em recifes requer muita prática ; Para aprender há as escolas de mergulho; Deve-se ter conhecimento dos habitats da zona de mergulho; Os recifes são muito bonitos e variados; Devem ser preservados; São habitat de muitas espécies de seres vivos.

  18. Webgrafia http://pt.wikipedia.org/wiki/Mergulho- http://www.fnp.org.mz/ht/coraims.html

More Related