1 / 16

INTELIGÊNCIA

INTELIGÊNCIA. A inteligência, considerada aptidão para pensar e criar estratégias em situações de complexidade (multiplicidade de informação e incertezas), hoje não assume só a característica da arte estratégica individual, mas também a dimensão.

irish
Download Presentation

INTELIGÊNCIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. INTELIGÊNCIA A inteligência, considerada aptidão para pensar e criar estratégias em situações de complexidade (multiplicidade de informação e incertezas), hoje não assume só a característica da arte estratégica individual, mas também a dimensão...

  2. ... coletiva, comportando a ousadia, a astúcia, a capacidade de reconhecer os próprios erros e também, a partir desses, criar estratégias de aprendizagem e interagir em grupos de trabalho.

  3. AS QUALIDADES INTELIGENTES A) aprender por si mesmo, utilizando idéias de competências anteriores; B) hierarquizar o que é relevante, eliminando o não pertinente ou o inútil;

  4. C) conceber a recursividade entre fins e meios; D) reduzir problemas a enunciados essenciais, considerando as diversidades, as interferências e as incertezas; E) reconsiderar a própria concepção das situações;

  5. F) utilizar o acaso e o desvio como fontes de descoberta; G) reconstituir configurações globais a partir de indícios fragmentários; H) considerar diferentes possibilidades, considerando as incertezas e o surgimento das impossibilidades

  6. I) enriquecer, desenvolver, modificar estratégias em função de novas informações e da experiência adquirida; J) inovar de maneira aprofundada; L) saber escolher inteligentemente os meios inteligentes para tratar cada situação.

  7. A “inteligência é una/plural. É uma mestiça que mistura em si qualidades muito diversas”, algumas das quais parecem antagônicas, mas cuja associação, é indispensável. “É construtiva e destrutiva (crítica), combinatória (articulando conjuntamente as qualidades inteligentes) ...

  8. O ALUNOS CONDENADOS ÀS ESTRATÉGIAS POBRES Na escolaridade obrigatória, a maioria dos alunos tem pouco controle sobre o sistema de avaliação, tanto individual como coletivamente. Quando os alunos estão em vias de aprender sobre as regras ...

  9. ... descobrem pouco a pouco que a experiência é demasiado curta para que possam de alguma forma intervir.

  10. ... Estão,assim, praticamente condenados a estratégias essencialmente defensivas, que consistem em jogar com as regras, em contorná-las ou em negociar a sua aplicação caso a caso.

  11. Os trabalhos são exigidos pelo professor, não respondendo a uma necessidade pessoal do aluno, mas sim a uma expectativa do professor.

  12. O trabalho do aluno é avaliado, não necessariamente para receber uma nota, mas para ser corrigido com indicação dos erros e instruções,visando complementação ou retificação dos elementos considerados pouco satisfatórios.

  13. Cinco Estratégias Clássicas 1. Sofrer todos os tormentos: o aluno aceita a lógica do sistema, investindo pouco de si mesmo. 2.Depressa! Depressa! Depressa!, ou Como se desembaraçar? O essencial é acabar o mais depressa possível para ter algum tempo livre.

  14. 3.Despacha-te lentamente:busca mil maneiras de adiar o início, ou interromper sob um pretexto,pois é preciso ganhar tempo, ter um ar ocupado sem fazer esforço, fingir que está interessado.

  15. 4.“Não percebo nada!”: declarar-se incompetente perante o trabalho a fazer, o que permite que o professor faça parte do trabalho, obtendo dele informações.

  16. 5.Contestação aberta: consiste em negar abertamente a utilidade do trabalho pedido, invocando o seu pouco interesse, a falta de vontade, o cansaço ou o mau humor.

More Related