1 / 19

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ESPORTE

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ESPORTE. No âmbito : FEDERAL – CF/1988 art. 217 ESTADUAL – CE/1991 art.297. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ESPORTE. O QUE É POLÍTICA PÚBLICA? QUAL A SUA BASE LEGAL? QUAL (IS) SEU(S) OBJETIVO(S)? QUAL(IS) SUA(S) META(S)? QUAL SEU ORÇAMENTO?

Download Presentation

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ESPORTE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ESPORTE No âmbito: FEDERAL – CF/1988 art. 217 ESTADUAL – CE/1991 art.297

  2. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ESPORTE O QUE É POLÍTICA PÚBLICA? QUAL A SUA BASE LEGAL? QUAL (IS) SEU(S) OBJETIVO(S)? QUAL(IS) SUA(S) META(S)? QUAL SEU ORÇAMENTO? QUAL(IS) SUA(S) ESTRATÉGIA(S)? QUAL(IS) O(S) ÓRGÃO(S) ENVOLVIDO(S)?

  3. Políticas Públicas para o Esporte Decreto Lei nº 3.199/41 – cria o CND Lei nº 6251/75 – Normas Gerais sobre Desporto (Revogada pela Lei nº 8.672/03) Lei nº 8.672/93 – LEI ZICO - Revogada Lei nº 9.615/98 – LEI PELÉ – Alterada Lei nº 10.264/01 – Lei Agnelo/Piva – 2% Lei nº 10.671/03 – Estatuto do Torcedor Lei nº 10.672/03 – Moralização do Futebol Lei nº 10.891/04 – Bolsa Atleta

  4. PolíticasPúblicaspara o Esporte • Criação do Ministério do Esporte – jan 2003. • 1ª ConferênciaNacionalpara o Esporte – 1º Semestre de 2004. • Participaçãodasociedadebrasileiramais de 83.000 participantes. • AprovadapeloConselhoNacional do Esporte.

  5. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ESPORTE MINISTÉRIO DO ESPORTE ESTRUTURA SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO. SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE EDUCACIONAL e SECRETARIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE ESPORTE E LAZER

  6. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ESPORTE PRINCIPAIS AÇÕES Bolsa - Atleta SNEARendimento; Segundo Tempo SNEEducacional; Projetos Esportivos Sociais SNDLazer; Descoberta do Talento Esportivo SNEEduc... Pintando a Liberdade Esporte e Lazer na Cidade SNDLazer Rede CEDES e CENESP.

  7. BOLSA - ATLETA Garantir uma manutenção pessoal mínima aos atletas de alto rendimento, que não possuem patrocínio, buscando dar condições para que se dediquem ao treinamento esportivo e participação em competições visando o desenvolvimento pleno de sua carreira esportiva.  Investir prioritariamente nos esportes olímpicos e paraolímpicos, com o objetivo de formar, manter e renovar periodicamente gerações de atletas com potencial para representar o País nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

  8. SEGUNDO TEMPO Objetivo Geral: Democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade, como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso de crianças e adolescentes em situação de risco social. Objetivos Específicos: Oferecer práticas esportivas educacionais, estimulando crianças e adolescentes a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral;Oferecer condições adequadas para a prática esportiva educacional de qualidade.

  9. PROJETOS ESPORT/SOCIAIS Objetivo Geral: Promover a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do Esporte, utilizando recursos incentivados, previsto no Art. 260 do ECA. E desta forma, ampliar o atendimento sócio-esportivo do país. Objetivos Específicos: Democratizar a prática esportiva e de lazer como direito de todos.Capacitar crianças e adolescentes a ingressarem positivamente na sociedade.

  10. PROJETO ESPORT/SOCIAIS Gerar mais saúde, equilíbrio psicológico, físico e motor. Possibilitar que o esporte seja o ponto de partida para a ascensão social, através da descoberta e aproveitamento de talentos. Agregar conceitos de Responsabilidade Social aos agentes envolvidos no Projeto. Público-Alvo: 0 a 18 anos

  11. DESCOBERTA DO TALENTO ESPORTIVO É uma ação com a finalidade de identificar jovens e adolescentes matriculados na rede escolar que apresentam níveis de desempenho motor compatíveis com a prática do esporte de competição e de alto rendimento.

  12. PINTANDO A LIBERDADE Pintando a Liberdade - O programa promove a ressocialização de internos do Sistema Penitenciário por meio da fabricação de materiais esportivos. Além da profissionalização, os detentos reduzem um dia da pena para cada três dias trabalhados e recebem salário de acordo com a produção.

  13. ESPORTE E LAZER DA CIDADE Implantado e gerenciado pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer, SNDEL, do Ministério do Esporte, o programa visa, em síntese, suprir a carência de políticas públicas e sociais que atendam às crescentes necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer, sobretudo daquelas em situações de vulnerabilidade social e econômica, reforçadoras das condições de

  14. ESPORTE E LAZER DA CIDADE injustiça e exclusão social a que estão submetidas. Para o Ministério do Esporte, o papel ocupado pelo Esporte e o Lazer no mundo contemporâneo não pode ser outro senão o de instância de emancipação e desenvolvimento humano.

  15. REDE CEDES A Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer (SNDEL), por intermédio do Departamento de Ciência e Tecnologia do Esporte (DCTEC), possui no Plano Plurianual (PPA 2004-2007) duas ações programáticas específicas para o Cedes, visando ao Desenvolvimento do Esporte recreativo e do Lazer, quais sejam, Funcionamento e Implantação de Núcleos Cedes (NC). Em conjunto, essas ações visam estimular e fomentar a produção e a

  16. REDE CEDES difusão do conhecimento científico - tecnológico voltadas à gestão do esporte recreativo e do lazer, tendo como horizonte a (re) qualificação e a formação continuada dos gestores de políticas públicas.

  17. REDE CENESP A Rede Cenesp é composta por centros de desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica na área do esporte, treinamento e aperfeiçoamento de atletas. Formada pelas estruturas físicas e administrativas, recursos humanos e materiais existentes nas Instituições de Ensino Superior, os Centros de Excelência Esportiva têm como objetivo detectar, selecionar e desenvolver talentos esportivos, especialmente nas modalidades olímpicas e paraolímpicas.

  18. REDE CENESP OBJETIVOS Conjugar e convergir esforços em conjunto com as Instituições de Ensino Superior no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, em benefício da prática esportiva, visando o desenvolvimento, aplicação e transferência de métodos e tecnologias, inseridas na capacitação de recursos humanos e avaliação de atletas nas diferentes manifestações desportivas.

  19. REDE CENESP Disponibilizar instrumentos padronizados que possibilitem a detecção e o desenvolvimento de talentos esportivos em várias modalidades e categorias, incluindo os atletas portadores de deficiência.

More Related