1 / 16

encontro pessoal e comunitário com Jesus

A SANTA MISSA. encontro pessoal e comunitário com Jesus. É Eucaristia. Liturgia da Palavra. O diálogo de Amor que nos dá a Vida Eterna. Liturgia eucarística. Entrada e saudação Ato Penitencial e Glória LITURGIA DA PALAVRA Profissão de Fé Oração dos fiéis LITURGIA EUCARÍSTICA

hija
Download Presentation

encontro pessoal e comunitário com Jesus

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A SANTA MISSA encontro pessoal e comunitário com Jesus É Eucaristia

  2. Liturgia da Palavra O diálogo de Amor que nos dá a Vida Eterna. Liturgia eucarística • Entrada e saudação • Ato Penitencial e Glória • LITURGIA DA PALAVRA • Profissão de Fé • Oração dos fiéis • LITURGIA EUCARÍSTICA • Rito da comunhão • Ritos finais

  3. Entrada A Comunidade recebe o celebrante que é o representante de Jesus, cantando e louvando o Senhor.

  4. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo Começamos a celebração com o sinal da cruz. É a maneira mas condensada de expressar a nossa fé. A Igreja é a FAMÍLIA DE DEUS reunida em nome da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo

  5. Saudação do sacerdote O Sacerdote saúda a comunidade: «A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santos estejam convosco». A comunidade está reunida com Jesus: "Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, ali estarei Eu no meio deles".

  6. Acto penitencial Somos pecadores. O pecado afasta-nos de Deus e dos outros, é divisão que fere a unidade, a comunhão da Igreja. O sacerdote convida a pedir perdão … É um acto de arrependimento comunitário, mas não seria sincero se não partisse do coração de cada um. Atenção: o Acto Penitencial não dispensa do sacramento da Confissão, contudo purifica-nos dos pecados mais leves, prepara-nos para escutarmos a Palavra de Deus e recebermos o Senhor presente no Sacramento da Eucaristia.

  7. Glória a Deus nas Alturas O Glória é um hino antiquíssimo e venerável, pelo qual a Igreja glorifica a Deus Pai e a Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, na unidade do Espírito Santo. É um hino de louvor à SS. Trindade. Louvamos cantando ou rezando, expressando a nossa alegria de filhos de Deus reunidos, manifestando a unidade da Igreja. Cantamos a alegria de estarmos reunidos em nome de Jesus e com Jesus.

  8. Oremos O sacerdote convida o povo a rezar. Seguem alguns instantes de silêncio. O povo de Deus é também um povo sofredor, por isso cada um reza em silêncio apresentando ao Senhor as suas dificuldades.

  9. Oração de colecta O sacerdote é o intermediário entre Deus e a comunidade. Esta primeira oração chama-se “colecta” porque o sacerdote recolhe todas as orações dos fieis e apresenta-as ao Pai, por Cristo Nosso Senhor. O Povo responde AMEN, exprime assim a sua adesão, o seu consentimento à oração que o sacerdote acabou de dirigir a Deus, em nome de toda a comunidade. A comunidade prepara-se para escutar a Palavra de Deus.

  10. Liturgia da Palavra Depois do AMÉM, entramos na LITURGIA DA PALAVRA. Estamos sentados. É a posição mais apta para escutar a Palavra de Deus. A Liturgia da Palavra é importante. É Deus que pela Bíblia e pela homilia do sacerdote fala ao Seu Povo. O Povo responde com o Credo e a oração dos fieis. Toda a Liturgia da Palavra prepara para a segunda parte da Santa Missa: A LITURGIA EUCARISTICA

  11. Leituras bíblicas A Primeira Leitura: geralmente é tirada do Antigo Testamento. É o próprio Jesus que nos fala também no Antigo Testamento, pois Ele cumpriu o que foi escrito pelos Profetas. Salmo responsorial: o povo responde a mensagem proclamada. Pode ser cantado ou rezado. Segunda Leitura: é sempre tirada do Novo Testamento, das Cartas de S. Paulo, de S. Pedro, S. Tiago, dos Actos dos Apóstolos ou do Livro do Apocalipse.

  12. Proclamação do Evangelho A proclamação do Evangelho, é precedida pelo cântico do ALELUIA, tem uma particular solenidade, pois é Palavra de Jesus. O Povo levanta-se em sinal de respeito e atenção. É sacerdote ou o diácono que proclama o Evangelho, mas é o próprio Jesus que nos fala, agora. A Sua Palavra é Luz para nossa inteligência, paz para nossa alma e alegria do nosso coração. É por isso que desde sempre a Igreja honrou a Palavra do Evangelho.

  13. A Homília do sacerdote Na homilia o próprio Jesus continua a falar ao Povo: o sacerdote "atualiza" a Palavra de Deus dizendo o que Jesus nos quer dizer hoje. Esta explicação e reflexão do sacerdote é muito importante, pois aprendemos grandes lições de vida e fazemos o firme propósito de aplicá-las em nossas vidas. É Jesus que nos explica as Escritura e nos liberta pelo poder da Sua Palavra.

  14. A profissão de fé O credo Resume as verdades da nossa fé. É proclamado de pé, numa atitude de resposta à Palavra de Deus. Costumamos rezar o Credo, chamado “Símbolo Niceno-Costantinopolitano porque foi elaborado nesses dois Concílios, no séc. IV, mais cumprido do que “Símbolo dos Apóstolos”.

  15. Cremos na Palavra Com o Credo proclamamos as verdades fundamentais da nossa fé. Contudo, acreditar em Deus não é simplesmente aderir a uma série de verdades, é também confiar Nele. Creio em Deus Pai, Creio em Jesus Cristo, Creio no Espírito Santo, na vida eterna .. É mais uma forma para dizermos «cremos na Palavra de Deus que foi proclamada e estamos prontos para pô-la em prática».

  16. A oração dos fieis Depois de ouvirmos a Palavra de Deus e de professarmos nossa fé, com renovada confiança em Deus que nos falou, nós colocamos em Suas mãos as nossas preces de maneira oficial e colectiva. Mesmo que o meu pedido não seja pronunciado em voz alta, eu posso colocá-lo na grande oração da comunidade. Assim, torna-se oração de toda a Igreja. Em todas as Eucaristias, costumamos rezar pela Igreja, pelos governantes, pelos pobres, pela humanidade, pela salvação de todo o mundo e pelos defuntos …

More Related