1 / 14

Visite nosso site ! latitude23.br

- Soluções em Geoprocessamento. Distribuidor autorizado da MicroImages. Visite nosso site ! www.latitude23.com.br. 5. Mosaicar imagens de satélite. Centenas de imagens de satélites e fotos aéreas podem ser mosaicadas , ou seja, juntadas em uma imagem só. 2 imagens separadas. Mosaico

hawa
Download Presentation

Visite nosso site ! latitude23.br

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages Visite nosso site ! www.latitude23.com.br

  2. 5. Mosaicar imagens de satélite Centenas de imagens de satélites e fotos aéreas podem ser mosaicadas, ou seja, juntadas em uma imagem só. 2 imagens separadas Mosaico (= 1 imagem) O módulo Mosaicar Imagens mostra em passos sucessivos como mosaicar 2 imagens de satélite.

  3. 5. Mosaicar imagens de satélite Clique em “Imagem” > “Mosaicagem Automática...”.

  4. 5. Mosaicar imagens de satélite Clique no ícone “Adicionar...” .

  5. 5. Mosaicar imagens de satélite Clique no ícone “Adicionar...” . Primeiro, navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Processar Imagens.rvc” e entre nele, clicando 2x. Selecione com a tecla “Ctrl” os 2 rasters destacados. A seguir, clique no ícone “Adicionar” .

  6. 5. Mosaicar imagens de satélite Clique no ícone “Adicionar...” . Os 2 rasters foram adicionados à área de seleção. A seguir, clique em “OK” .

  7. 5. Mosaicar imagens de satélite Escolhe a área a ser mosaicada: Extensões em Total: toda área das imagens será mosaicada. Definido pelo Usuário: o usuário define manualmente a área a ser mosaicada. Limitar à Região: uma região delimita a área a ser mosaicada. Concordar com Referência: um raster delimita a área a ser mosaicada Escolhe “Extensões em Total” e avance para o próximo slide. Clique na aba “Extensões”.

  8. 5. Mosaicar imagens de satélite Escolhe o formato de saída do mosaico: Raster padrão de TNT: o mosaico é salvo no formato interno padrão de TNTmips. Raster de Tiles: o mosaico é salvo no formato interno para publicação na web. Escolhe a seguir o tipo de raster: 24-bit RGB composto 16-bit RGB composto Clique na aba “Saída”. • Escolhe entre 5 maneiras de compactar o mosaico. • Descompactado: o valor das celas é estritamente mantido sem nenhuma compactação • Padrão sem Perda / Huffman / JPEG2000 Sem Perda: o valor das celas é estritamente mantido e permite processamento analítico do mosaico. • JPEG2000 Qualidade Máxima: compressão com perda mínima para finalidade de visualização. • JPEG200 Usuário-Definido: compressão com perda variável para finalidade de visualização. • JPEG: como JPEG2000, porém com menor compactação. • Recomenda-se usar JPEG2000 por ter maior compactação. • Escolhe entre 4 maneiras de definir a velocidade de visualização dos rasters reamostrados. • Automático: o processo cria pirâmides no modo “ tirar amostras” ou “média” conforme recomendação (veja item 2 e 3). • Tirar Amostras: o processo cria pirâmides para uma visualização mais rápida e é indicado para rasters classificados. • Média: o processo cria pirâmides para uma visualização mais rápida e é indicado para todos os outros tipos de rasters. • Nenhum: o processo não cria pirâmides e resulta em uma visualização mais lenta dos rasters reamostrados. • Por fim, aceite a configuração sugerida dos atributos de saída e avance para o próximo slide.

  9. 5. Mosaicar imagens de satélite Primeiro Escolhe o método de reamostragem: Vizinho mais Próximo: o método é adequado para imagens destinadas para análises quantitativas como classificações, porque o valor numérico original da cela é preservada. Bilinear: o método minimiza “aliasing”, porém produz “blurring”. Bicúbico / Lanczos: os métodos minimizam “aliasing” e “blurring”, porém pode produzir “edge halos” em imagens com alterações abruptas de valores numéricos de celas. Para maiores informações sobre reamostragem, veja tutorial “Reamostrar e Reprojetar Imagens de Satélite”. Último Mínimo Máximo Escolhe o método de definir o valor de cela na área de sobreposição: Primeiro: As celas terão os valores do primeiro raster Último: As celas terão os valores do último raster Mínimo: As celas terão os valores mínimos dos rasters sobrepostos. Máximo: As celas terão os valores máximos dos rasters sobrepostos. Menos Extremo: As celas terão os valores menos extremos. Veja as diferenças dos critérios no detalhe (retângulo em vermelho) a direita: “Primeiro” criou o melhor resultado. Não recomenda-se usar “Mínimo”, “Máximo” e “Menos Extremo” por poder produzir áreas sobrepostas não focalizadas. Menos Extremo

  10. 5. Mosaicar imagens de satélite Escolhe o método de definir o valor zero: Automático: O mosaico terá o valor zero igual dos rasters de entrada. Zero: O valor “0,0,0” (=preto) será o valor zero. Mais Extremo: O valor mais extremo será o valor zero. Mínimo: O valor mínimo será o valor zero Máximo: O valor máximo será o valor zero Recomenda-se usar “Automático”se os rasters de entrada já possuem valor zero ou usar “Zero”, se os rasters ainda não possuem um valor zero. O restante das opções é para aplicações específicas. A “Faixa Válida” permite restringir a faixa de valores das celas dos rasters de entrada. Escolhe o buffer da área de corte. Recomenda-se acrescentar 2 celas nas extremidades do mosaico para evitar “buracos” nas extremidades em futuras operações com vetores como extrair e transferir. • Escolhe o método de preencher espaços vazios (se existem) entre os rasters de entrada: • Largura: Define até que largura do espaço vazio entre os rasters será aplicada o preenchimento. • Distância Inversa: O valor das celas do preenchimento é calculado por meio da distância inversa. • Invertido ao Quadrado: O valor das celas do preenchimento é calculado por meio do valor invertido ao quadrado. • Por fim, aceite a configuração sugerida dos parâmetros e avance para o próximo slide.

  11. 5. Mosaicar imagens de satélite Clique no ícone “Executar...” para executar o processo.

  12. 5. Mosaicar imagens de satélite Primeiro, navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Processar Imagens.rvc” e entre nele, clicando 2x. Digite o nome sugerido para o mosaico. A seguir, clique em “OK” .

  13. 5. Mosaicar imagens de satélite PARABENS! Você criou um mosaico de 2 imagens de satélite. Clique no “X” para encerrar o processo.

  14. Soluções em Geoprocessamento Parabéns! Você concluiu o tutorial com sucesso. Continue com o próximo módulo do tutorial. Visite nosso site para conhecer toda a série de tutoriais da Latitude 23: http://latitude23.com.br/tntmips-treinamento-cursos/ Distribuidor autorizado da MicroImages

More Related