1 / 34

CARACTERÍSTICAS DO MONITORAMENTO DO PAT- FASE I

CARACTERÍSTICAS DO MONITORAMENTO DO PAT- FASE I. Seleção das MPEs cujos projetos estivessem finalizados há mais de 4 meses. Envio prévio de questionário por fax e agendamento da data da entrevista. Aplicação do questionário por telefone. Tabulação dos resultados.

harlow
Download Presentation

CARACTERÍSTICAS DO MONITORAMENTO DO PAT- FASE I

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CARACTERÍSTICAS DO MONITORAMENTO DO PAT-FASE I • Seleção das MPEs cujos projetos estivessem finalizados há mais de 4 meses • Envio prévio de questionário por fax e agendamento da data da entrevista • Aplicação do questionário por telefone • Tabulação dos resultados.

  2. MONITORAMENTO DOS PROJETOS – PAT FASE I 69 proj. coletivos = 100% 587 MPEs = 100% UNIVERSO TOTAL 35 proj. coletivos =50,7% 291 MPEs = 49,7% UNIVERSO DO MONITORAMENTO PROJETOS FINALIZADOS (PELO MENOS 4 MESES) 201 MPEs= 34,5% SUCESSO TELEFÔNICO (BASE DA AMOSTRA)

  3. IMPLANTAÇÃO EFETIVA DOS MÓDULOS PELAS 201 MPEs

  4. Média

  5. SATISFAÇÃO DAS 201 MPEs MONITORADAS

  6. CARACTERÍSTICAS DO MONITORAMENTO DO PAT-FASE II • Seleção das MPEs: projetos finalizados há mais de 3 meses • Agendamento da data da visita • Visita de monitoramento e aplicação de questionário • Tabulação dos resultados.

  7. MONITORAMENTO DOS PROJETOS – PAT FASE II

  8. IMPLANTAÇÃO EFETIVA DOS TÓPICOS

  9. RESULTADOS DA IMPLANTAÇÃO DO TÓPICO FCF: AUMENTO DE PRODUTIVIDADE

  10. RESULTADOS DA IMPLANTAÇÃO DO TÓPICO EG: AUMENTO DE PRODUTIVIDADE

  11. RESULTADOS DA IMPLANTAÇÃO DO TÓPICO PRO: REDUÇÃO DE RETRABALHOS

  12. RESULTADOS DA IMPLANTAÇÃO DO TÓPICO PRO: REDUÇÃO DO TEMPO DE FABRICAÇÃO

  13. SATISFAÇÃO GLOBAL DAS 296 MPEs MONITORADAS SEUS PROJETOS

  14. VÍDEO INSTITUCIONAL FASE II

  15. 5 EVENTOS REGIONAIS DE CAPACITAÇÃO DOS CONSULTORES • CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS EVENTOS • PERFIL DESEJADO DO CONSULTOR • ENVOLVIDOS E RESPECTIVAS RESPONSABILIDADES • BENEFÍCIOS • AVALIAÇÃO • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  16. 1. CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS EVENTOS • Duração: 40h (2ª a 6ªf) • Horário: 08:30 às 17:30 h, com 1h para almoço e 2 intervalos de 20’ para café (manhã e tarde). • Escopo: conteúdo técnico dos módulos das Fases I e II do PAT • Público-Alvo: consultores do Sebrae-UF ou de seus parceiros • Nº participantes: no mínimo 7 e no máximo 20 por turma

  17. 2. PERFIL DESEJADO DO CONSULTOR - formação em Engenharia/Administração - experiência de no mínimo 5 anos em consultoria com foco em gestão industrial e treinamento (ensino para adultos) - ter desenvoltura para atuar nos 2 papéis (consultor e facilitador).

  18. o consultor deverá promover: • CONHECIMENTO: transmitir os conceitos e as ferramentas necessárias para cada empresa • CONFIANÇA: motivar a empresa a perceber que a implantação dos conceitos está ao seu alcance e que valem a pena • MUDANÇA: estimular a empresa a fazer uma ponte entre o que foi absorvido e a sua própria realidade TREINA-MENTO VISITAS

  19. 3. ENVOLVIDOS E RESPONSABILIDADES • a) SEBRAE: • definir o local e as datas dos eventos regionais de capacitação, de comum acordo com os Sebrae-UF “anfitriões”. • divulgar os locais e as datas escolhidas a todos os Sebrae-UF. • -custear as despesas da ANPEI para a execução dos serviços. • b)ANPEI: • -disponibilizar os profissionais, os serviços e o material didático para a execução dos eventos.

  20. c) SEBRAE-UF “ANFITRIÕES”: - centralizar a confirmação da presença dos consultores junto aos demais Sebrae-UF. - disponibilizar a infra-estrutura e os equipamentos necessários ao evento: sala, computador, data show, vídeo, tv e flip-chart. - fornecer os coffee-breaks previstos ao longo do treinamento. d) SEBRAE-UF: -custear as passagens e estadias de seus respectivos consultores.

  21. 4. BENEFÍCIOS - Consultores: expansão / reciclagem de conhecimentos e troca de experiência com os demais participantes. - Sebrae-UF: estabelecimento de um canal formal de capacitação tecnológica para MPEs, que lhes permita atender as demandas de capacitação em gestão industrial das MPEs. - MPEs: impacto das mudanças tecnológicas a serem alcançadas com a implantação dos projetos: agilização do fluxo do processo produtivo, aumento de produtividade e da eficiência dos processos, redução de custos, reduções de estoque, redução na movimentação de RH e materiais, redução de refugos, entre outros.

  22. Ao final do treinamento os participantes receberão: - Kit contendo os principais materiais didáticos e de suporte das Fases I e II (exceto os itens de “balcão”) - CD-ROM contendo uma cópia fiel e completa de todos os slides do treinamento, vídeos, manuais (Consultor e Empresário), relatórios e demais documentos necessários para a execução dos projetos.

  23. 5. AVALIAÇÃO - Avaliação geral dos alunos-consultores: cada participante responderá três testes individuais, que irão refletir a absorção do conteúdo transmitido ao longo da semana de treinamento. obs: entrega dos certificados condicionada à freqüência dos alunos em sala de aula e aos resultados satisfatórios nos testes. - Avaliação geral do treinamento: os alunos preencherão um formulário de avaliação ao final do treinamento técnico, a fim de avaliarem o instrutor, bem como o conteúdo programático e o evento como um todo.

  24. 6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º Dia: EP - ESTRUTURA DO PRODUTO “Visualização esquemática da fabricação dos Produtos da empresa e suas interligações com seus respectivos Componentes e Matérias Primas.” FF - FLUXO DE FABRICAÇÃO “Identificação pelos operadores da Seqüência dos Centros de Fabricação utilizados para elaboração de Produtos e Componentes” Dinâmicas vivenciais e exercícios para fixação dos conceitos Tarefas de auto Implantação

  25. 2º Dia AF - ARRANJO FÍSICO “Sistemática para Racionalização dos diversos setores da área industrial.” PCP - PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO “Programação e Controle da Produção com base na Demanda Real do Mercado e conseqüente otimização dos Estoques” Dinâmicas vivenciais e exercícios para fixação dos conceitos. Tarefas de auto Implantação Testes de absorção e fixação dos conceitos apresentados.

  26. 3º Dia FCF - FORMAÇÃO DE CÉLULA DE FABRICAÇÃO “Metodologia para fabricação de Produtos e Componentes de maneira contínua com alta produtividade”. Dinâmicas vivenciais e exercícios para fixação dos conceitos Tarefas de auto Implantação

  27. 4º Dia EG - ELIMINAÇÃO DE GARGALOS “Levantamento dos Pontos com Potenciais de Melhoria e suas Soluções.” Teste de Absorção e Fixação dos conceitos apresentados (FCF e EG). PRO – PADRONIZAÇÃO DAS ROTINAS OPERACIONAIS “Identificação e Controle das principais Variáveis do Processo” Dinâmicas vivenciais e exercícios para fixação dos conceitos Tarefas de auto Implantação

  28. 5º Dia AROI – APURAÇÃO DO RESULTADO DA OPERAÇÃO INDUSTRIAL “Identificação e apuração dos Gastos Industriais” Dinâmicas vivenciais e exercícios para fixação dos conceitos Tarefas de auto Implantação Teste de Absorção e Fixação dos conceitos apresentados (PRO e AROI) Apresentação dos documentos e relatórios utilizados no gerenciamento do programa Kit de material – Esclarecimento de eventuais dúvidas na utilização.

  29. CONSIDERAÇÕES FINAIS • ANPEI estáà disposição do Sebrae e Sebrae-UF para estender a aplicação dos módulos desenvolvidos na Fase I para outros setores industriais, conforme a necessidade de cada Sebrae-UF. • Para cada novo setor industrial: ajustes necessários no conteúdo do Manual do Consultor e do Manual do Empresário, incluindo os materiais didáticos de suporte específicos, bem como vídeo didático exclusivo com a exemplificação dos conceitos.

  30. Se necessário, futuro apoio (sob demanda) para: • treinamento de novos consultores • acompanhamento da implantação dos primeiros projetos coletivos junto aos Sebrae-UF

  31. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E ENGENHARIA DAS EMPRESAS INOVADORAS Rua Helena, 170 - cj. 133/134 Vila Olímpia - São Paulo/SP Tel/Fax: (011) 3842-3533 http://www.anpei.org.br simone@anpei.org.br

More Related