1 / 15

Festas e Romarias de Viana do Castelo

Festas e Romarias de Viana do Castelo. Festas e Romarias. Viana do Castelo é muito conhecida sobretudo pelas suas festas e romarias. Por isso, selecionamos duas delas que iremos descrever: a Romaria da Senhora D’Agonia e as Marchas dos Santos Populares. Romaria da Senhora D’Agonia.

Download Presentation

Festas e Romarias de Viana do Castelo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Festas e Romarias de Viana do Castelo

  2. Festas e Romarias Viana do Castelo é muito conhecida sobretudo pelas suas festas e romarias. Por isso, selecionamos duas delas que iremos descrever: a Romaria da Senhora D’Agonia e as Marchas dos Santos Populares.

  3. Romaria da Senhora D’Agonia A Romaria em honra de Nossa Senhora d’ Agonia é das mais concorridas e animadas de todo o Minho. Decorre nos dias anteriores e/ou posteriores ao dia 20 de Agosto (dia de Nossa Srª d’Agonia).

  4. Romaria da Senhora D’Agonia A Romaria em honra de Nossa Senhora d’ Agonia é das mais concorridas e animadas de todo o Minho. Decorre nos dias anteriores e/ou posteriores ao dia 20 de Agosto (dia de Nossa Srª d’Agonia).

  5. São muitos os eventos desta Romaria, com destaque para os desfiles de cabeçudos, gigantones e Grupos de Zés P’reiras, o Cortejo da Mordomia, a Alvorada, a Procissão Solene da Senhora d’Agonia, o Cortejo Etnográfico, a Procissão ao Mar, os tapetes floridos da Ribeira, a Festa do Traje e a Serenata.

  6. Cortejo da Mordomia O primeiro Cortejo é o da Mordomia. É com este que, a Comissão de Festas, vai saudar a edilidade e dar início à Romaria, acompanhada por um grupo de mulheres vestidas a rigor com os trajes típicos da região (fatos à lavradeira, de mordoma e noiva) e de Bandas de Música.

  7. Desfiles de Cabeçudos, Gigantones e Zés P’reiras Durante a festa, Viana acorda ao som de 21 morteiros. Todos os dias, às 8h00 da manhã, realiza-se a “Alvorada”. Na Praça da República concentram-se os vários grupos de Zés P’reiras a tocar os seus bombos num ritmo estrondoso, enquanto que os gigantones e cabeçudos rodopiam ao seu ritmo. O mesmo cerimonial repete-se ao meio-dia, mas com a designação de “Revista”.

  8. Cortejo Etnográfico e Festa do Traje A etnografia tem o seu expoente máximo no Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, onde se podem admirar os belos trajes de noiva, mordoma e lavradeira, vestidos por lindas minhotas que ostentam o peito repleto de autênticas obras de arte em ouro.

  9. A Procissão ao Mar e os Tapetes Floridos da Ribeira Do dia 19 para 20, as gentes da ribeira passam a noite na manifestação do seu amor pela Santa Padroeira, ao cobrirem as ruas com tapetes floridos (feitos de sal, flores e outros materiais) para a passagem da Procissão ao Mar. Na tarde do dia 20, depois da celebração solene presidida pelo Bispo da Diocese, sai do santuário a imagem da Senhora da Agonia a caminho do Cais, onde será dada a “Bênção ao Mar” e às embarcações, seguindo-se-lhe a Procissão ao mar e ao rio Lima com inúmeros barcos a acompanharem a Sra. d’Agonia.

  10. A Serenata A derradeira noite dos festejos é, a da grandiosa, serenata junto ao Rio Lima. O fogo de artifício ilumina toda a cidade, as girândolas que clareiam de esplendor o céu, os morteiros surdos, as granadas de cores e por fim a “cachoeira” que desaba da ponte Eiffel , primeiro doirada depois de prata, como água a espumar sobre as águas do Lima e por fim a frase “Viana é Amor” saudada por uma enorme salva de palmas. É um abraço dos Vianenses a todos quantos os visitam.

  11. Marchas Populares As Marchas dos Santos Populares são uma das mais acarinhadas de Viana do Castelo.

  12. As Marchas festejam-se no dia 4 de julho onde muitas pessoas, de todas as idades, participam.

  13. Na desfile pelas ruas, há sempre música a acompanhar. Esta música é tocada por várias escolas de música e moradores.

  14. No final do desfile e da exibição das marchas populares decorre um espetáculo de fogo de artifício.

  15. FIM Realizado por: • Francisco Maciel • Inês Branco • Mariana Bezerra

More Related